Empresários barrosões triunfam em França

22 Março 2016

Et voilá! Eis exemplos que fazem sorrir, de orelha a orelha, qualquer barrosão. A passagem da comitiva de Montalegre pela XIII Feira de Nanterre (França) ficou marcada pela visita a três empresas lideradas por barrosões. Três casos de sucesso que espantaram o grupo, não só pela qualidade como pelo volume de negócios que movimentam. Visivelmente agradado, Orlando Alves, presidente da Câmara de Montalegre, defendeu que «o grande passo que temos que dar é convencê-los a dedicar um pouco do que têm para potenciarem a sua terra natal».

Mal aterrou no aeroporto de Orly (França), o grupo do concelho, que foi à Feira de Nanterre, visitou três empresas chefiadas por barrosões. São três casos de sucesso: EUROP NET, Transports Pires e A.T.P.L. Caselas. Exemplos que enchem o orgulho de qualquer olhar nado em Barroso. Em todos, o mesmo fio condutor: a paixão pela terra que os viu nascer. Um dia depois desta visita, estes empresários do concelho de Montalegre foram presenteados de forma simbólica, numa unidade hoteleira, pelo município de Montalegre. Um simples gesto de reconhecimento pelo valor inestimável que têm feito além fronteiras.

EUROP NET

Movimenta 35 milhões de euros anuais, duas vezes o orçamento da Câmara Municipal de Montalegre, e conta empregar, até final do ano, cerca de 2.000 pessoas. Chama-se "Europ Net", com sede em Nanterre (França), liderada por João Carlos Moura, natural de Gralhas, concelho de Montalegre. Um caso de sucesso que a comitiva do concelho, presente na Feira de Nanterre, teve ocasião de testemunhar.

TRANSPORTS PIRES

É um exemplo de quem partiu do Barroso, nos anos 60, com o bolso vazio e hoje tem um império. Chama-se Fernando Pires, natural de Travassos do Rio, concelho de Montalegre, dá emprego a meia centena de pessoas, na maioria afeta ao Barroso. A frota automóvel que dispõe no ramo da construção civil faz corar de inveja as maiores multinacionais. A empresa está situada em Argenteuil, arredores de Paris.

A.T.P.L. CASELAS

Também em Argenteuil, Augusto Caselas, natural de Travassos do Rio, concelho de Montalegre, tem uma empresa de sucesso. Nos quadros tem cerca de 50 pessoas, algumas do Barroso. No ramo da construção civil, é mais um exemplo de um barrosão que partiu sem nada e que vingou.

PALAVRA AO PRESIDENTE

Orlando Alves – Presidente da Câmara Municipal de Montalegre
«O balanço é extraordinariamente positivo. É revelador de um impacto e de uma surpresa muito grande. Sabia que estavam bem na vida e que eram bons empreendedores mas só vendo é que se consegue fazer a apreensão da dimensão. A vida nem sempre é feita de oportunidades e vieram para o estrangeiro. Souberam transformar as contrariedades da vida em dinâmicas, abraçando um espirito de aventura e de empreendedorismo de que resultou esta enorme grandeza que nos deixa muito satisfeitos. São empresas que estão perfeitamente consolidadas e viradas para o sucesso. A emigração constrange e oprime as pessoas no momento em que acontece. Contudo, a maioria dos nossos emigrantes soube depois construir verdadeiros impérios. Na nossa terra penso que também iremos ter bons empreendedores. O grande desafio é podermos fazer com que aqueles que um dia saíram da nossa terra e tiveram sucesso nos países de acolhimento façam algum investimento, não comprar apenas uma casa de habitação. Tenho fé que isso aconteça em Montalegre para ajudarmos a manter a nossa terra viva e pujante. O grande passo que temos que dar é convencê-los a dedicar um pouco do que têm para potenciarem a sua terra natal».

PALAVRA AOS EMPRESÁRIOS

João Carlos Moura (Gralhas) – Proprietário da empresa "Europ Net"
«Começou por ser um projeto de início de vida. Pouco a pouco fiquei rodeado de colaboradores fiéis que me ajudaram a continuar. O mais difícil é manter os clientes. O objetivo é apresentar cada vez mais diversidade de produtos e serviços. A nossa grande vitória é a fidelidade dos nossos clientes. A visita do município é importante para mim mas sobretudo para os nossos colaboradores, naturais do concelho. É difícil investir na nossa terra porque é um meio muito pequeno e não tem capacidade para absorver empresas de grande dimensão. Um dia mais tarde poderei ajudar na construção de um lar ou na recuperação ou construção de edifícios públicos».

Fernando Pires (Travassos do Rio) – Proprietário da empresa "Transports Pires"
«A nossa empresa trabalha no aluguer de camiões com motorista para a execução de trabalhos. Houve uma altura da minha vida que pensei ir para a minha terra mas como comecei a trabalhar por conta própria, acabei por continuar por cá. Mas penso regressar logo que a minha família continue com a empresa».

Augusto Caselas (Travassos do Rio) – Proprietário da empresa A.T.P.L. Caselas
«É uma empresa pequena que iniciamos em 2000. Hoje tem 45 trabalhadores, muitos do concelho de Montalegre. Fomos crescendo pouco a pouco. Fazemos trabalhos nas áreas da terraplanagem, locação de máquinas e outras infraestruturas. Quando cheguei a França comecei por trabalhar nas obras, de seguida comprei um camião por minha conta e tudo começou por aí. Com muito esforço e trabalho, tudo correu bem. Mais tarde quero regressar à minha terra natal».