Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Aldeias Seguras | Apresentação

04 Jun
Adicionar a calendário 2018-06-04 18:47:00 2018-06-04 18:47:00 Europe/Lisbon Aldeias Seguras | Apresentação Foi apresentado no salão nobre dos Paços do Concelho o programa "Aldeias Seguras". A ideia é «incentivar à participação das populações e reforçar a consciência da responsabilidade partilhada, contribuir para a salvaguarda de pessoas e bens e implementar estratégias de proteção para aglomerados populacionais». Evento

Foi apresentado no salão nobre dos Paços do Concelho o programa "Aldeias Seguras". A ideia é «incentivar à participação das populações e reforçar a consciência da responsabilidade partilhada, contribuir para a salvaguarda de pessoas e bens e implementar estratégias de proteção para aglomerados populacionais».

programa, destinado a todo o país mas com foco nos 189 municípios com freguesias de risco no âmbito da defesa da floresta contra incêndios, tem como eixos estratégicos a gestão de combustível, o plano de evacuação de aldeias e uma campanha de sensibilização. Neste sentido, será criada a função de "oficial de segurança da aldeia", que terá como missão alertar a população, fazer ações de sensibilização junto da mesma e organizar a evacuação caso tal seja necessário, com a sinalização de caminhos e definição de locais de refúgio nas aldeias. O programa conta, também, com a realização de uma campanha nacional focada em medidas gerais de autoproteção, com difusão nos vários meios de comunicação social e redes sociais. 
 
TEM A PALAVRA
 
David Teixeira | Vice-presidente da Câmara de Montalegre
«As tragédias do ano passado deixaram marcas e devemos aproveitá-las para fazer evoluir o sistema e tirar lições para que não se repitam situações. Depois de fazermos intervenções de limpeza musculadas, com custos elevados para o município, chegou a vez de partilharmos esta noção de responsabilidade com as juntas de freguesia. Os presidentes de junta são quem melhor conhece os seus territórios e as suas pessoas e podem ajudar a evitar tragédias como as do ano passado. Este programa visa criar pontos de apoio e segurança nas nossas aldeias. Temos localidades com grande envolvência de mato e floresta. São zonas de risco elevado que podem levar a que as populações fiquem cercadas pelo fogo. Queremos minimizar essa realidade para que a nossa população viva mais segura».
 
Hernâni Carvalho | Comandante dos Bombeiros Voluntários de Salto
«As juntas de freguesia são um meio privilegiado de contacto com as populações e têm essa responsabilidade. Com este projeto, as ações de sensibilização conseguem chegar mais rapidamente às pessoas. O "oficial de segurança" é uma figura nova que surge no âmbito da proteção civil. Será alguém que, em caso de catástrofe ou incêndio, reunirá as pessoas para lhes transmitir as informações importantes. Será um elo de ligação entre a população e o combate, um agente congregador de esforços».