Obras na 'Ponte da Assureira'

Obras na "Ponte da Assureira"
09 Julho 2010
Já começaram os trabalhos na nova Ponte da Assureira a erguer entre os concelhos de Montalegre e Chaves. Trata-se da primeira fase de um conjunto de melhoramentos no troço que liga os dois municípios. A empreitada custa mais de 450 mil euros, com prazo de execução de seis meses, sendo financiada pelo programa Interreg e paga pelas duas autarquias. No próximo mês de Outubro a ponte está pronta.
A primeira fase do projecto de melhoramento da estrada que liga o concelho de Montalegre a Chaves já se iniciou. As movimentações da obra já são visíveis com a construção da nova Ponte da Assureira.
Adjudicada já no Inverno, a empreitada foi entregue à empresa Pontave - Construções, S.A. que terá que executar o projecto (avaliado em 450 mil euros) em seis meses, o mesmo é dizer que em Outubro deste ano a ponte terá que estar terminada. A obra é financiada pelo Interreg (programa de iniciativa comunitária que se destina a incentivar a cooperação transfronteiriça, transnacional e inter-regional, de modo a que as fronteiras nacionais não constituam um obstáculo ao desenvolvimento equilibrado e à integração do território europeu) e paga pelas duas edilidades.

OBRA ESTRUTURAL

Fernando Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Montalegre, tem defendido a importância desta ligação que irá encurtar a distância até à cidade de Chaves. A aposta é de tal ordem que o autarca garante que a restante obra, no concelho de Montalegre, terá execução «o mais rápido possível» estando apenas dependente de algumas questões formais de enquadramento do programa QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional).
Em sintonia de intenções está igualmente a Câmara Municipal de Chaves, encarregue da outra parte da obra, que já tem o projecto técnico concluído para proceder ao lançamento do concurso.

CHAVES A 20m

Penalizado pelo impacto reduzido da implementação da A24, o concelho de Montalegre olha para este novo traçado como uma nova "luz" no desenvolvimento rodoviário reduzindo as assimetrias com o resto do país aproximando-se, deste modo, a Chaves como à vizinha Galiza.
Fernando Rodrigues realça que «esta obra vai colocar Montalegre a 20 minutos de Chaves, dar mais segurança e favorecer as relações comerciais e laborais entre Montalegre e Chaves». A reforçar, o edil, destaca: «para Montalegre é, para além da ligação rápida à cidade de Chaves, a ligação mais curta à A24».

COMPRIMENTO - 66m
LARGURA - 12m

No que concerne às características do projecto referir, sucintamente, que vamos ter uma ponte completamente nova com um vão de 66 metros de comprimento e 13 de altura e com uma largura de tabuleiro de 12 metros (7,5m de faixa de rodagem e os restantes com bermas e passeios).
A estrada terá um traçado completamente novo e com uma plataforma da faixa de rodagem semelhante ao que existe de Montalegre a Vilar de Perdizes. Com as modificações, o traçado reduz 3,5km. Para que tal aconteça, quem viajar de Montalegre no sentido de Solveira, chegado aqui, vai seguir em frente pela Porrinha, continua no sentido da "estrada velha" e, depois da ponte existente, ao subir para Meixide, desce para a nova ponte agora em construção. Posto isto, a viagem segue pelo traçado do caminho existente e passa pela frente de Soutelinho (por trás do cemitério). Em Chaves, para evitar a subida e as curvas, vai ser construída uma variante pela frente de Bustelo.