Saúde | Câmara assina protocolo com ARS Norte

01 Abril 2024

No âmbito do quadro de transferência de competências, em matéria de saúde, para o município de Montalegre, foi elaborado um protocolo entre a autarquia e a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) tendo por objeto a intervenção no edifício do Centro de Saúde de Montalegre. O objetivo passa não só pela requalificação do espaço com o aumento da eficiência energética, cumprindo planos de contingência e assegurando uma melhor acessibilidade, segurança e conforto dos utentes. O investimento, inicialmente previsto para 350 mil euros, foi fixado em 950 mil euros depois do executivo ter feito uma série de reivindicações para uma intervenção mais profunda neste equipamento. O polo de Salto, que passará a dispor de um “gabinete dentista” e da valência de fisioterapia, a ser garantidos pela autarquia, será também objeto de intervenção com o alargamento previsto para acolher estes novos serviços.

Confrontada com esta série de investimentos na área da saúde do concelho, a presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Fátima Fernandes, referiu que «é a garantia de acesso facilitado a serviços de saúde e todo o concelho, Baixo e Alto Barroso, em proximidade, respeitando a coesão e equidade do território». Ato contínuo, disse: «o "gabinete dentista" vai permitir a prevenção que é tão importante, especialmente nas crianças, e a fisioterapia será muito benéfica para quem tem de se deslocar muitos quilómetros, perdendo assim os benefícios do tratamento». A fechar, a autarca garantiu ainda que existem negociações para aumentar a verba destinada à requalificação destes equipamentos de saúde.