Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Reunião do Executivo Municipal - 6 Maio 2013

Reunião do Executivo Municipal - 6 Maio 2013
Reunião do Executivo Municipal - 6 Maio 2013
07 Maio 2013

Confira a ordem de trabalhos e as deliberações da reunião do executivo municipal de Montalegre, realizada a 6 de Maio, pelas 10h40m, no salão nobre do edifício dos Paços do Concelho.

Realizou-se a 6 de Maio, no salão nobre do edifício dos Paços do Concelho, uma reunião ordinária da Câmara Municipal de Montalegre, sob a presidência do presidente da Câmara Municipal, Fernando Rodrigues, e com a participação dos vereadores, Orlando Alves, Fátima Fernandes, António Araújo, Adelino Bernardo e Duarte Gonçalves.
Desta reunião e de acordo com a ordem de trabalhos elaborada foram tomadas as seguintes deliberações:  
 
I
ATAS
 
1 – APROVAÇÃO DA ATA NÚMERO OITO, RELATIVA À REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE MONTALEGRE, REALIZADA NO DIA QUINZE DE ABRIL DE DOIS MIL E TREZE.
DELIBERAÇÃO: A Câmara Municipal, depois de ter dispensado a sua leitura, com fundamento em ter sido distribuída conjuntamente com a ordem do dia da presente reunião, deliberou, por unanimidade, aprovar a referida ata.
 
II
PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA
 
1INFORMAÇÃO RELATIVA AO LOTE N.º 46 DO LOTEAMENTO INDUSTRIAL DE MONTALEGRE.
O Vereador do Partido Social Democrata, eleito na lista da coligação “Amar Montalegre”, Duarte Gonçalves, foi informado de que o lote n.º 46 do loteamento industrial de Montalegre foi vendido pelo município de Montalegre, de acordo com as regras do respetivo regulamento municipal, à empresa Aquecicávado – Aquecimentos, Montagens e Tubagens, Lda., com o NIPC 503 475 432, com sede na Vila de Montalegre, por escritura pública realizada no dia cinco de maio de dois mil e seis.
2REALIZAÇÃO DE SEMINÁRIO SUBORDINADO AO TEMA “ALTO TÂMEGA 20120 – DESAFIOS E OPORTUNIDADES”.
O Presidente da Câmara, Fernando Rodrigues, informou os membros do órgão executivo da realização do seminário identificado em título, no próximo dia 9 de maio, em Vigado, promovido pela Associação de Municípios do Alto Tâmega (AMAT), com o apoio da EHATB, e convidou-os a participarem ativamente nesse espaço de reflexão, debate e proposta.
 
III
INTERVENÇÃO SOCIAL, CULTURAL E DESPORTIVA
 
3.1 – Proposta de autorização dos encargos relativos à visita ao Oceanário e Jardim Zoológico pelos alunos do 4.º ano do 1.º CEB / Ano letivo de 2012/2013.
DELIBERAÇÃO: A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a aludida proposta, bem como autorizar a realização da respetiva despesa.
 
IV
ATRIBUIÇÃO DE APOIOS/SUBSÍDIOS
 
3.2 – Minuta de Protocolo de Concessão de Apoio Financeiro a celebrar entre o Município de Montalegre e a Barrosana – Associação Cultural.
DELIBERAÇÃO: A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar o clausulado do aludido protocolo, bem como, nos termos e com fundamento no mesmo, autorizar os correspondentes encargos financeiros para o município de Montalegre, para o ano de 2013, no valor de € 12.252,24 (doze mil, duzentos e cinquenta e dois euros e vinte e quatro cêntimos). A Câmara deliberou ainda, igualmente por unanimidade, legitimar o Presidente da Câmara a outorgar o aludido protocolo, em representação do município de Montalegre.
 
V
PLANEAMENTO, ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E GESTÃO URBANÍSTICA
 
1 – PLANEAMENTO / ORDENAMENTO
2 – OPERAÇÕES DE LOTEAMENTO / OBRAS DE URBANIZAÇÃO
3 – OBRAS DE EDIFICAÇÃO
3.3 - Pedido de emissão de parecer favorável, nos termos e para efeitos do artigo 54.º, da Lei n.º 91/95, de 2 de setembro, alterada pela Lei n.º 64/2003, de 23 de agosto, relativo ao negócio jurídico que tem por objeto os prédios rústicos  inscritos na matriz predial da freguesia de Paradela do Rio, deste concelho, sob os artigos N.ºs 98, 99 e 100, apresentado pela Sra. Maria Luisa Oliveira Meneres Ferreira Silva, residente na av. Pedro Nunes, n.º 75 – Gulpilhares – Vila Nova de Gaia / Processo da USUL n.º 35/2013.
DELIBERAÇÃO: A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a aludida informação técnica. Proceda-se em conformidade com a mesma. À Secção de Serviços Urbanísticos e Licenciamentos para dar execução material a esta deliberação, designadamente para notificar a interessada do teor da mesma e proceder à emissão da correspondente certidão.
3.4 - Pedido de emissão de parecer favorável, nos termos e para efeitos do artigo 54.º, da Lei n.º 91/95, de 2 de setembro, alterada pela Lei n.º 64/2003, de 23 de agosto, relativo ao negócio jurídico que tem por objeto o prédio rústico  inscrito na matriz predial da freguesia de Pondras, deste concelho, sob o artigo n.º 600 apresentado pelo Sr. Alivio Afonso, residente na rua Monsenhor Ferreira, nº 108, 2º esq. Poente, 4710-407 – Braga / Processo da USUL n.º 36/2013.
DELIBERAÇÃO: A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a aludida informação técnica. Proceda-se em conformidade com a mesma. À Secção de Serviços Urbanísticos e Licenciamentos para dar execução material a esta deliberação, designadamente para notificar o interessado do teor da mesma e proceder à emissão da correspondente certidão.
4 – SERVIÇOS URBANOS
3.5 – Listagem dos despachos praticados pela Vereadora em Regime de Permanência, Dra. Maria de Fátima Pereira Fernandes Alves, no uso de delegada. / Para conhecimento do executivo municipal.
DELIBERAÇÃO: A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, tomar conhecimento.
3.6 – Proposta de retificação dos valores da taxa de conservação e manutenção do Prédio Albino Fidalgo.
DELIBERAÇÃO: A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a proposta constante da referida informação técnica. Proceda-se em conformidade com a mesma. Ao Gabinete de Gestão Financeira para conhecimento e efeitos de processamento das devoluções devidas.
3.7 – Proposta de concessão de tarifa social da água a favor de José Carlos Gonçalves Matias (CIL 11154), Maria Emília Oliveira Gonçalves Costa (CIL 6648) e Manuel José Afonso carvalho (CIL 9813).
DELIBERAÇÃO: A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, nos termos e com fundamentos expressos na referida informação técnica, deferir os pedidos de tarifa social de água formulados pelos munícipes José Carlos Gonçalves Matias, Maria Emília Oliveira Gonçalves Costa e Manuel José Afonso Carvalho. À Divisão de Desenvolvimento e Cooperação Social, Cultural e Desportivo para notificar os interessados do teor da presente deliberação. À Secção de Serviços Urbanos e Ambiente para efeitos de execução material da presente deliberação.
 
VI
OBRAS PÚBLICAS E EMPREITADAS
 
VII
FORNECIMENTOS DE BENS E/OU SERVIÇOS
 
VIII
GESTÃO AUTÁRQUICA
 
1 – GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS     
2 – GESTÃO FINANCEIRA E PATRIMONIAL
3.8 – RELAÇÃO DE PAGAMENTOS EFETUADOS (PARA CONHECIMENTO DO EXECUTIVO MUNICIPAL).
DELIBERAÇÃO: A Câmara Municipal tomou conhecimento.
3.9 – Resumo diário da tesouraria n.º 84/2013 (para conhecimento do executivo municipal).
DELIBERAÇÃO: A Câmara Municipal tomou conhecimento.
3.10 – Minuta do contrato de doação a celebrar entre a EHATB - Empreendimentos Hidrelétricos do Alto Tâmega e Barroso, EIM, S.A. e o Município de Montalegre, relativo às ações que aquela empresa detém nas Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, S.A.
DELIBERAÇÃO: A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a aludida minuta de contrato de doação de ações, a celebrar entre os Empreendimentos Hidrelétricos do Alto Tâmega e Barroso, EIM, S.A. e o Município de Montalegre, relativo às ações que aquela empresa detém nas Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, bem como remetê-la ao Tribunal de Contas para efeitos de visto prévio. Deliberou ainda, igualmente por unanimidade, legitimar o Senhor Presidente para a outorga do respetivo contrato de doação, junto do trabalhador que desempenha as funções de oficial publico, obtido que seja o visto prévio e garantidos que estejam os demais procedimentos administrativos e financeiros.
3.11 – Minuta do contrato de doação a celebrar entre a EHATB - Empreendimentos Hidrelétricos do Alto Tâmega e Barroso, EIM, S.A. e o Município de Montalegre, relativo às ações que aquela empresa detém nas sociedades, Eólica Serra das Alturas, S.A. e Eólica de Montenegrelo, S.A.
DELIBERAÇÃO: A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a aludida minuta de contrato de doação de ações, a celebrar entre os Empreendimentos Hidrelétricos do Alto Tâmega e Barroso, EIM, S.A. e o Município de Montalegre, relativo às ações que aquela empresa detém nas sociedades, Eólica Serra das Alturas, S.A. e Eólica de Montenegrelo, S.A., bem como remetê-la ao Tribunal de Contas para efeitos de visto prévio. Deliberou ainda, igualmente por unanimidade, legitimar o Senhor Presidente para a outorga do respetivo contrato de doação, junto do trabalhador que desempenha as funções de oficial publico, obtido que seja o visto prévio e garantidos que estejam os demais procedimentos administrativos e financeiros.
3.12 – Minuta do contrato de doação a celebrar entre a EHATB - Empreendimentos Hidrelétricos do Alto Tâmega e Barroso, EIM, S.A. e o Município de Montalegre, relativo à QUOTA que aquela empresa detém nas sociedades, Eólica de Atilho, Lda., Eólica da Padrela, Lda. e Empresa Eólica do Barroso, Lda.
DELIBERAÇÃO: A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a aludida minuta de contrato de cessão de quotas, a celebrar entre a EHATB - Empreendimentos Hidrelétricos do Alto Tâmega e Barroso, EIM, S.A. e o Município de Montalegre, relativo à quota que aquela empresa detém nas sociedades, Eólica de Atilho, Lda., Eólica da Padrela, Lda. e Empresa Eólica do Barroso, Lda., bem como remetê-la ao Tribunal de Contas para efeitos de visto prévio. Deliberou ainda, igualmente por unanimidade, legitimar o Senhor Presidente para a outorga do respetivo contrato de doação, junto do trabalhador que desempenha as funções de oficial publico, obtido que seja o visto prévio e garantidos que estejam os demais procedimentos administrativos e financeiros.
3.13 – Legalização do prédio urbano inscrito na matriz predial da freguesia de Venda Nova, concelho de Montalegre, sob o artigo 668. / Para conhecimento do executivo municipal.
DELIBERAÇÃO: A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, tomar conhecimento do teor do aludido despacho.
3.14 – Documentos de Prestação de Contas relativos ao exercício de 2012 apresentados pela Associação de Municípios do Alto Tâmega (AMAT).
DELIBERAÇÃO: A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, tomar conhecimento dos aludidos documentos, bem como remetê-los ao Senhor Presidente da Assembleia Municipal, para efeitos de inclusão na agenda da próxima reunião desse órgão.
 
IX
ATIVIDADE REGULAMENTAR
 
X
DIVERSOS
 
XI
ASSUNTOS FORA DA ORDEM DO DIA
(cfr. artigo 83.º, da Lei n.º 169/99, de 18 de setembro, alterada
pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de janeiro)
 
XII
REUNIÃO PÚBLICA MENSAL
(cfr. n.º 2 do artigo 84.º, da Lei n.º 169/99, de 18 de setembro, alterada
pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de janeiro)
 
XIII
APROVAÇÃO DA ATA SOB A FORMA DE MINUTA
(cfr. n.º 2 e 3 do artigo 92.º, da Lei n.º 169/99, de 18 de setembro, alterada
pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de janeiro)
 
A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a ata sob a forma de minuta, nos precisos termos do disposto no artigo 92.º, da Lei n.º 169/99, de 18 de setembro, alterada pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de janeiro, com vista à sua executoriedade imediata.