XIV Convívio dos 'Amigos da Borralha'

17 Julho 2014
Cerca de 200 pessoas marcaram presença no XIV convívio dos "Amigos da Borralha". Desde 2000 que as memórias desta terra mineira são motivo para uma reunião de gente cuja parte da vida está associada a Barroso. Este ano o encontro teve a particularidade de ser realizado, por inteiro, na aldeia da Borralha, ocasião que serviu para inaugurar o agora recuperado refeitório das minas.
Tempo quente, convidativo para sair à rua. Foi neste quadro que foi realizada a décima quarta edição de um encontro promovido pela associação "Amigos da Borralha". Antigos trabalhadores das extintas minas de volfrâmio (1986), em conjunto com familiares e amigos, em clima de confraternização. Uma jornada iniciada na igreja da aldeia em homenagem aos que já partiram. Depois o almoço  feito no antigo refeitório das Minas da Borralha. Pelo meio algumas atividades recreativas, entre as quais uma exibição do "Jogo do Pau", a cargo de um grupo jovem da Corva que continua a manter uma tradição caraterística da zona do Baixo Barroso.

APOSTA NO PRÓXIMO
QUADRO COMUNITÁRIO

Filho da freguesia de Salto, o atual presidente da Câmara de Montalegre lembra parte do seu passado associado à Borralha: «é um encontro que veio para ficar, onde juntam os "Amigos da Borralha", todos aqueles que fizeram uma trajetória nesta terra. Este espaço que hoje se inaugura é importante. Eu estive aqui há 50 anos. Eu que não trabalhei aqui sinto alguma nostalgia onde há sentimentos que se misturam. A saudade impera mas há também a determinação de ir mais além porque o projeto de valorização deste território não se esgota nestas iniciativas. Vai continuar, vai avançar, vai ganhar novas dinâmicas».
Orlando Alves deixou a garantia que irá apostar forte nos próximos dinheiros comunitários de modo a solidificar a recuperação do património das Minas da Borralha: «vamos lutar para que o próximo Quadro Comunitário de Apoio contemple aquilo que, no meu entender, passará a constituir o padrão, o chamariz para que a Borralha se afirme no contexto dos itinerários da museologia. Falta criar condições para o acesso ao interior da mina. Faz falta criar condições para recriar, através dos meios tecnológicos existentes, todo o ambiente laboral que havia dentro da mina e, sobretudo, faz falta arranjar aqui um espaço onde as pessoas possam pernoitar. Há muitas zonas de minas desativadas que estão a ser alvo da cobiça e do interesse turístico de muita gente que é apaixonado por estas coisas. É nesse sentido que temos que trabalhar».

TEM A PALAVRA

David Teixeira
(Vice-Presidente da Câmara Municipal de Montalegre)
«Cada ano que passa, o investimento do município neste grande projeto, que será o pólo da Borralha do Ecomuseu de Barroso, começa a ser mais visível. É um projeto que acolhe estas emoções dos antigos mineiros. É um dia interessante para quem está a captar esta memória porque este largo, onde está a acontecer o "Jogo do Pau", era o ringue onde os antigos mineiros faziam algumas atividades. A "fotografia de família" aconteceu naquela que era a bancada onde anos a fio serviu de assistência a muitos desportos que aqui foram praticados. O acontecer da festa, totalmente na Borralha, marca a viragem destes encontros. A partir de agora não haverá mais necessidades destes serem feitos em outras paragens. Este espaço é deles, é para eles e para a população do concelho de Montalegre que queira apoiar esta iniciativa. Esperamos que esta mina entre no roteiro nacional e internacional».

Fátima Fernandes
(Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Montalegre)
«É uma honra poder participar neste encontro. É um grupo que mantem a mística de ser da Borralha. Este ano, pela primeira vez, puderam festejar num espaço que é nosso, que é de todos nós. Sentem orgulho, um orgulho que é mantido ao longo dos anos. Ver este património requalificado é uma grande motivação. Um património que irá atrair muita gente».

Fernando Rodrigues
(Presidente da Assembleia Municipal de Montalegre)
«O projeto que aqui foi lançado na Borralha tinha dois objetivos. O objetivo principal não era a requalificação mas a valorização da memória. As minas tiveram o seu auge e a sua queda. Teve a sua morte mas deixou uma vida. Lembro que a empresa das Minas da Borralha chegou a ser a empresa mais empregadora do distrito de Vila Real. Deixou aqui uma memória grande. Depois do encerramento formal das minas, havia que tomar conta disto e ir de encontro à ideia das pessoas. É toda essa história e memória que se quer aqui manter. Nesse sentido, foi criado o projeto de valorização do pólo mineiro da Borralha com a recuperação de uma série de espaços. Estamos em frente ao arquivo e ao refeitório totalmente recuperados assim como outros espaços. O arquivo é a parte principal deste pólo. Está intacto, não foi roubado nem destruído. Está acessível como se as minas tivessem encerrado à meia dúzia de meses. É um local extraordinário que está à disposição de todos para saberem o historial das minas. O que é preciso é continuar com este projeto e trazer cá gente para que este investimento contribua para a criação de emprego e para a dinamização económica da região».

Alberto Fernandes
(Presidente da Junta de Freguesia de Salto)
«Vamos na cantina onde estive hospedado dois anos. Dormia e comia aqui. Para mim, é bom recordar uma passagem com mais de 40 anos. É um dia diferente. Estou satisfeito pelas obras e pelo empreiteiro ter concluído esta bonita obra».

Abel Miranda
(Presidente da Associação "Amigos da Borralha")
«É um ano especial porque estamos na antiga pensão, restaurada pela Câmara de Montalegre. É um convívio que reuniu mais gente que no ano anterior derivado ao facto de ser realizado aqui na Borralha. Conseguimos ter perto de 200 pessoas, mas já tivemos convívios 300 pessoas».

XIV Convívio dos "Amigos da Borralha"