Hoje
Máx
C
Mín
C
Amanhã
Máx
C
Mín
C
Depois
Máx
C
Mín
C
- Munícipe
- Município
- Balcão Online
- Montalegre Alert - Reclamações
- Regulamentos
- Avisos e Editais
- Ambiente
- Calendário de montarias ao javali - Concelho de Montalegre
- Plano Municipal de Resíduos Sólidos Urbanos
- Espécies Migratórias de Verão
- Candidatura à ZCM de Montalegre
- Análises da água para consumo humano
- Inscrições na Zona de Caça Municipal
- Concessões de Pesca Desportiva
- Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas
- Plano de Contingência para Situações de Seca
- Plano Comunicação Emergência Quali/Qtd Água
- Vigilância Sanitária
- Plano Municipal de Ação Climática
- Taxas e licenças
- Requerimentos
- Balcão Digital - Serviço de Águas
- Contratação pública
- Bens e serviços adquiridos sem concurso (Ajustes Directos)
- Contratos Adjudicados
- Anúncios de Abertura de Concursos
- Concursos (Peças Concursais, Programa, Cadernos de Encargos, Relatórios de Avaliação, Adjudicatários, Entidades Concorrentes e Consultadas)
- Controlo e Avaliação dos Contratos (necessário registo na plataforma para consultar)
- Serviços Online
- Legislação
- Ordenamento do Território
- Cultura
- Área Social
- Recursos Humanos
- Desporto
- Gabinete de Apoio ao Emigrante
- Imprensa
- Newsletters
- BUPi - Balcão Único do Prédio
- Eleições
- Defesa do Consumidor
- Informações Úteis
- Livro de Reclamações Eletrónico
- Consultas Públicas
- Transportes
- Plataforma de Denúncias
- Contactos do Município
- Empreendedor
- Turista
- Montalegre- uma ideia da Natureza
- Mapa turístico interativo
- Onde comer e onde dormir?
- O que fazer?
- Como chegar?
- Acessibilidade
- Mapa do concelho
- Cabril
- Cervos
- Chã
- Covelo do Gerês
- Ferral
- Gralhas
- Morgade
- Negrões
- Outeiro
- Pitões das Júnias
- Reigoso
- Salto
- Santo André
- Sarraquinhos
- Solveira
- Tourém
- UF de Cambeses, Donões e Mourilhe
- UF de Meixedo e Padornelos
- UF de Montalegre e Padroso
- UF de Paradela, Contim e Fiães
- UF de Seselhe e Covelães
- UF de Venda Nova e Pondras
- UF de Vilar de Perdizes e Meixide
- UF de Viade de Baixo e Fervidelas
- Vila da Ponte
- Informações úteis
- Cultura
- Desporto
- Autarquia
- Município
- Informação financeira
- Informação geográfica
- Resenha histórica
- Município em números
- Património municipal
- Símbolos do município
- Freguesias
- Cabril
- Cervos
- Chã
- Covelo do Gerês
- Ferral
- Gralhas
- Morgade
- Negrões
- Outeiro
- Pitões das Júnias
- Reigoso
- Salto
- Santo André
- Sarraquinhos
- Solveira
- Tourém
- UF de Cambeses, Donões e Mourilhe
- UF de Meixedo e Padornelos
- UF de Montalegre e Padroso
- UF de Paradela, Contim e Fiães
- UF de Sezelhe e Covelães
- UF de Venda Nova e Pondras
- UF de Vilar de Perdizes e Meixide
- UF de Viade de Baixo e Fervidelas
- Vila da Ponte
- Editais
- Organigrama
- Património Mundial
- Câmara Municipal
- Assembleia Municipal
- Freguesias
- Projetos cofinanciados pela UE
- Protecção Civil
- Contactos
- Município
Pesquisa Geral
Início
- Munícipe
- Município
- Balcão Online
- Ordenamento do Território
- Cultura
- Área Social
- Recursos Humanos
- Desporto
- Gabinete de Apoio ao Emigrante
- Imprensa
- Newsletters
- BUPi - Balcão Único do Prédio
- Eleições
- Defesa do Consumidor
- Informações Úteis
- Livro de Reclamações Eletrónico
- Consultas Públicas
- Transportes
- Plataforma de Denúncias
- Contactos do Município
- Empreendedor
- Turista
- Autarquia
Mundial Rallycross 2015 | Johan Kristoffersson triunfa
27 Abril 2015
O sueco Johan Kristoffersson venceu a primeira prova do Campeonato do Mundo de Rallycross realizada no circuito internacional de Montalegre. A vitória na "prova-rainha" (Supercars) foi alcançada por entre muita chuva levando a melhor sobre o lendário Petter Solberg (segundo) e o jovem Timmy Hansen (terceiro). Daremos todos os pormenores deste mega evento desportivo ao longo do dia.
Foi entre muita chuva que o piloto sueco Johan Kristoffersson (4m33,888s), ao volante de um VW Polo Supercar, venceu a primeira jornada do Campeonato do Mundo de Rallycross disputada este fim de semana no circuito internacional de Montalegre. Kristoffersson bateu na final o campeão do mundo Petter Solberg (4m37,678s) - Citroen DS3 Supercar - e o jovem Timmy Hansen (4m45,575s) em Peugeot 208 Supercar. Davy Jeanney (Team Peugeot-Hansen) e o líder do primeiro dia, Andreas Bakkerud (Ford Olsbergs MSE), foram quarto e quinto. O sexto classificado foi PG Andersson (Marklund Motorsport). No sétimo posto ficou o piloto do DTM Mattias Ekstrom (Audi S1 Supercar). Ainda nos 10 primeiros encontramos Topi Heikkinen (VW Polo), Timur Timerzyanov e Manfred Stohl.
Nas outras categorias, dizer que o antigo campeão europeu de Autocross, Krisztian Szabo, venceu entre os Super1600 (Skoda Fabia), seguido pelo francês Andrea Dubourg, em Renault Clio. O último lugar do pódio foi ocupado por Janis Baumani, em Renault Twingo.
Por fim, o campeão dos RX Lites (carros de 310 cv com chassis tubular) em 2014, Kevin Eriksson, dominou e venceu a categoria no circuito de Montalegre. Kevin Hansen – irmão mais novo de Timmy – foi segundo. Na terceira posição ficou Joachim Hvaal.
«FIM DE SEMANA FANTÁSTICO»
As fracas condições do tempo não criaram mossa no ânimo do presidente da Câmara de Montalegre. Orlando Alves prefere valorizar o impacto do evento: «apesar do mau tempo foi um fim de semana fantástico, animadíssimo e muito participado». Entre o leque de caras conhecidas que marcou presença no circuito internacional barrosão, o autarca destaca a presença de Emídio Guerreiro, Secretário de Estado do Desporto e Juventude: «tivemos a honra de ter aqui o Secretário de Estado do Desporto e Juventude...foi uma oportunidade para o confrontar com algumas falhas e deficiências que temos que suprir». Ainda sobre este assunto, o número um da edilidade opinou: «vai daqui com uma boa impressão sobre o nosso circuito e veio também aprender algo que irá transmitir em Lisboa». Em síntese, esclareceu Orlando Alves, «trata-se de um evento de grande impacto e de grande visibilidade para uma terra pequena como Montalegre que passa a ser falada em todo o Mundo, pelas transmissões televisivas e pelo facto de sermos parceiros de um campeonato desta dimensão que fica já muito perto daquilo que costumamos ver na Formula1».
«PROVA FANTÁSTICA»
Muito satisfeito pela atmosfera que observou, o Secretário de Estado do Desporto e Juventude corroborou com o discurso do presidente da Câmara ao mesmo tempo que sublinhou o "ano de ouro" que Portugal vive em matéria de desporto automóvel: «é a primeira vez que venho ver esta prova. É fantástica. Em 2015, Portugal é dos pouquíssimos países do Mundo que tem três provas a contar para mundiais da FIA (Federation Internationale de l'Automobile). Temos aqui o WRX (Campeonato do Mundo de Rallycross), vamos ter o WTCC (World Touring Car Championship) também em Trás-os-Montes, em Vila Real, e o Rally de Portugal, também no Norte. É um ano em cheio para o automobilismo português e para os adeptos destas modalidades».
«MONTALEGRE É EXEMPLO»
Na mesma linha, Emídio Guerreiro lembrou que esta conjetura «é muito importante para as nossas economias locais». O desporto, adverte o governante, «é um fator económico muito importante para a recuperação do país», onde «Montalegre é um bom exemplo disso». O responsável governativo disse ainda que «o dinamismo e agitação, durante este fim de semana, representa muito dinheiro para a atividade local». A fechar, o Secretário de Estado do Desporto e Juventude elogiou a política seguida pela autarquia local: «estamos perante uma estratégia correta de uma terra pequena do Interior que consegue colocar-se no mapa mundial em várias atividades o que é extremamente importante», isto surge porque «o desporto pode ser um fator de diferenciação e Montalegre tem agarrado bem isso, tornando-se uma referência em diferentes modalidades o que é muito positivo...o caminho é este, trabalhar em rede e estabelecer parcerias».
TEM A PALAVRA
David Teixeira | Vice-presidente Câmara Municipal de Montalegre
«A organização teve uma grande prova de resistência. As condições meteorológicas foram adversas e a existência de mais duas provas do Campeonato do Mundo de automobilismo no Norte também ajudaram um pouco ao ruído à volta da prova de Montalegre. Penso que foi um desafio ganho. O concelho foi, mais uma vez, dignificado e engrandecido pela forma como conseguimos trazer milhares de pessoas a Montalegre. Projetamos, através da transmissão televisiva, para 51 países. É um sentimento de orgulho porque na modalidade de rallycross representamos o nosso país. Uma palavra de agradecimento a toda a organização, aos funcionários da Câmara Municipal de Montalegre, aos Bombeiros, a todos os elementos do Clube Automóvel de Vila Real que, de forma gratuita, foram estoicos na organização e receção aos visitantes. A empresa de segurança prestou um serviço fantástico para que não acontecesse nenhum incidente e as equipas desportivas corresponderam da melhor maneira. Esta prova mundial pode ser, também, uma oportunidade de negócio para os empreendedores locais. Amanhã (hoje) começamos a organizar mais uma prova do Mundial de Rallycross para 2016».
Jorge Fonseca | Presidente Clube Automóvel de Vila Real
«Houve grandes provas e grandes despiques que são sempre agradáveis para quem assiste. À exceção do tempo, que não controlamos, tudo correu bem. Estamos de parabéns! Recebemos os melhores elogios da FIA (Federation Internationale de l'Automobile) porque há aqui um trabalho com muito valor. A realização de uma prova do Campeonato do Mundo de Rallycross em Montalegre está garantida, pelo menos, durante mais dois anos».
Manuel de Melo Breyner | Presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting - FPAK
«Eu sou um fã do Rallycross. Estive cá no ano passado e fiz questão de vir este ano. Estive a falar com o promotor deste campeonato para trabalharmos em conjunto, de forma a tornarmos este evento ainda maior do que já é. Agrada-me ver a "afícion" do público que, apesar do mau tempo, não arreda pé e também a qualidade e o esforço que a Câmara Municipal de Montalegre fez para construir este circuito e mantê-lo como está. Todos temos que apoiar, principalmente a federação».
Pedro Matos Chaves | Ex-piloto Formula 1
«Foi um fim de semana muito animado. Estive cá no ano passado. O Campeonato do Mundo é muito interessante onde os carros andam muito rápido. Esta pista proporciona boas corridas, são pilotos de alto gabarito, com bons carros. O bailado na parte de terra é muito bonito. É muito bom o público poder ver a pista toda de cada bancada. Montalegre é uma visita obrigatória todos os anos».
Rui Santos | Presidente Câmara Municipal Vila Real
«É um evento magnífico, com projeção em todo o país e no Mundo. É uma aposta ganha da Câmara Municipal de Montalegre. Quero felicitar todos os envolvidos nesta realização. Não é por acaso que se organizam no distrito de Vila Real as duas provas a contar para o Campeonato do Mundo no automobilismo no mesmo ano. É um gosto partilhar esta alegria com Montalegre».
Rui Vaz Alves | Presidente Câmara Municipal Ribeira de Pena
«É um momento de descontração e desanuviamento de tensões depois de um magnífico feriado do 25 de Abril. Um domingo para descontrair com um espetáculo fantástico e aliciante. Estive cá no ano passado com um sol fantástico, este ano com um tempo menos bom mas com muito calor humano».
PILOTOS
Johan Kristroffersson | Vencedor da prova de Montalegre - Mundial Rallycross 2015
«É fantástico! Estou muito feliz com o trabalho que fizeram os meus mecânicos durante todo o Inverno. Fizeram um trabalho muito duro e difícil para deixarem o carro o melhor possível. Foi um fim-de-semana perfeito. Muita gente acreditava em mim e agora tenho esta oportunidade de estar com os melhores do Mundo. O Petter Solberg é o campeão do Mundo! Ficar atrás de mim foi muito bom. foi um excelente início de temporada».
Petter Solberg | Atual Campeão do Mundo de Rallycross
«Montalegre é um lugar fantástico, com uma pista fantástica, mas o tempo esteve péssimo. As condições foram muito difíceis. Temos que agir de forma muito inteligente. Estou feliz por estar em Portugal».
Joaquim Santos | Campeão Nacional de Rallycross
«O balanço desta participação não é positivo. Tivemos problemas de afinação no carro por causa da chuva e depois, na última corrida de qualificação, tive um problema de travões. Não foi o que esperava mas aprendi coisas novas. Fiquei aquém dos meus objetivos iniciais. Estarei de regresso a Montalegre no dia 25 de julho mas num campeonato ao meu nível».
Mário Barbosa | Piloto nacional de Rallycross
«Atendendo ao facto de ser a segunda vez que conduzi o meu carro, o balanço é positivo. Foi uma honra estar aqui com os melhores do Mundo o que nos fez ver que ainda temos muito que desenvolver no carro».
CLASSIFICAÇÕES