Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Mundial Rallycross 2015 - Johan Kristoffersson triunfa em Montalegre

27 Abril 2015
614fa3cde91430211794 1 1024 2500

O sueco Johan Kristoffersson venceu a primeira prova do Campeonato do Mundo de Rallycross realizada no circuito internacional de Montalegre. A vitória na "prova-rainha" (Supercars) foi alcançada por entre muita chuva levando a melhor sobre o lendário Petter Solberg (segundo) e o jovem Timmy Hansen (terceiro). Daremos todos os pormenores deste mega evento desportivo ao longo do dia.

Foi entre muita chuva que o piloto sueco Johan Kristoffersson (4m33,888s), ao volante de um VW Polo Supercar, venceu a primeira jornada do Campeonato do Mundo de Rallycross disputada este fim de semana no circuito internacional de Montalegre. Kristoffersson bateu na final o campeão do mundo Petter Solberg (4m37,678s) - Citroen DS3 Supercar - e o jovem Timmy Hansen (4m45,575s) em Peugeot 208 Supercar. Davy Jeanney (Team Peugeot-Hansen) e o líder do primeiro dia, Andreas Bakkerud (Ford Olsbergs MSE), foram quarto e quinto. O sexto classificado foi PG Andersson (Marklund Motorsport). No sétimo posto ficou o piloto do DTM Mattias Ekstrom (Audi S1 Supercar). Ainda nos 10 primeiros encontramos Topi Heikkinen (VW Polo), Timur Timerzyanov e Manfred Stohl.
Nas outras categorias, dizer que o antigo campeão europeu de Autocross, Krisztian Szabo, venceu entre os Super1600 (Skoda Fabia), seguido pelo francês Andrea Dubourg, em Renault Clio. O último lugar do pódio foi ocupado por Janis Baumani, em Renault Twingo.
Por fim, o campeão dos RX Lites (carros de 310 cv com chassis tubular) em 2014, Kevin Eriksson, dominou e venceu a categoria no circuito de Montalegre. Kevin Hansen – irmão mais novo de Timmy – foi segundo. Na terceira posição ficou Joachim Hvaal.
 
«FIM DE SEMANA FANTÁSTICO»
 
As fracas condições do tempo não criaram mossa no ânimo do presidente da Câmara de Montalegre. Orlando Alves prefere valorizar o impacto do evento: «apesar do mau tempo foi um fim de semana fantástico, animadíssimo e muito participado». Entre o leque de caras conhecidas que marcou presença no circuito internacional barrosão, o autarca destaca a presença de Emídio Guerreiro, Secretário de Estado do Desporto e Juventude: «tivemos a honra de ter aqui o Secretário de Estado do Desporto e Juventude...foi uma oportunidade para o confrontar com algumas falhas e deficiências que temos que suprir». Ainda sobre este assunto, o número um da edilidade opinou: «vai daqui com uma boa impressão sobre o nosso circuito e veio também aprender algo que irá transmitir em Lisboa». Em síntese, esclareceu Orlando Alves, «trata-se de um evento de grande impacto e de grande visibilidade para uma terra pequena como Montalegre que passa a ser falada em todo o Mundo, pelas transmissões televisivas e pelo facto de sermos parceiros de um campeonato desta dimensão que fica já muito perto daquilo que costumamos ver na Formula1».
 
«PROVA FANTÁSTICA»
 
Muito satisfeito pela atmosfera que observou, o Secretário de Estado do Desporto e Juventude corroborou com o discurso do presidente da Câmara ao mesmo tempo que sublinhou o "ano de ouro" que Portugal vive em matéria de desporto automóvel: «é a primeira vez que venho ver esta prova. É fantástica. Em 2015, Portugal é dos pouquíssimos países do Mundo que tem três provas a contar para mundiais da FIA (Federation Internationale de l'Automobile). Temos aqui o WRX (Campeonato do Mundo de Rallycross), vamos ter o WTCC (World Touring Car Championship) também em Trás-os-Montes, em Vila Real, e o Rally de Portugal, também no Norte. É um ano em cheio para o automobilismo português e para os adeptos destas modalidades».
 
«MONTALEGRE É EXEMPLO»
 
Na mesma linha, Emídio Guerreiro lembrou que esta conjetura «é muito importante para as nossas economias locais». O desporto, adverte o governante, «é um fator económico muito importante para a recuperação do país», onde «Montalegre é um bom exemplo disso». O responsável governativo disse ainda que «o dinamismo e agitação, durante este fim de semana, representa muito dinheiro para a atividade local». A fechar, o Secretário de Estado do Desporto e Juventude elogiou a política seguida pela autarquia local: «estamos perante uma estratégia correta de uma terra pequena do Interior que consegue colocar-se no mapa mundial em várias atividades o que é extremamente importante», isto surge porque «o desporto pode ser um fator de diferenciação e Montalegre tem agarrado bem isso, tornando-se uma referência em diferentes modalidades o que é muito positivo...o caminho é este, trabalhar em rede e estabelecer parcerias».
 
TEM A PALAVRA
 
David Teixeira
(Vice-presidente Câmara Municipal de Montalegre)
«A organização teve uma grande prova de resistência. As condições meteorológicas foram adversas e a existência de mais duas provas do Campeonato do Mundo de automobilismo no Norte também ajudaram um pouco ao ruído à volta da prova de Montalegre. Penso que foi um desafio ganho. O concelho foi, mais uma vez, dignificado e engrandecido pela forma como conseguimos trazer milhares de pessoas a Montalegre. Projetamos, através da transmissão televisiva, para 51 países. É um sentimento de orgulho porque na modalidade de rallycross representamos o nosso país. Uma palavra de agradecimento a toda a organização, aos funcionários da Câmara Municipal de Montalegre, aos Bombeiros, a todos os elementos do Clube Automóvel de Vila Real que, de forma gratuita, foram estoicos na organização e receção aos visitantes. A empresa de segurança prestou um serviço fantástico para que não acontecesse nenhum incidente e as equipas desportivas corresponderam da melhor maneira. Esta prova mundial pode ser, também, uma oportunidade de negócio para os empreendedores locais. Amanhã (hoje) começamos a organizar mais uma prova do Mundial de Rallycross para 2016».
 
Jorge Fonseca
(Presidente Clube Automóvel de Vila Real)
«Houve grandes provas e grandes despiques que são sempre agradáveis para quem assiste. À exceção do tempo, que não controlamos, tudo correu bem. Estamos de parabéns! Recebemos os melhores elogios da FIA (Federation Internationale de l'Automobile) porque há aqui um trabalho com muito valor. A realização de uma prova do Campeonato do Mundo de Rallycross em Montalegre está garantida, pelo menos, durante mais dois anos».
 
Manuel de Melo Breyner
(Presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting - FPAK)
«Eu sou um fã do Rallycross. Estive cá no ano passado e fiz questão de vir este ano. Estive a falar com o promotor deste campeonato para trabalharmos em conjunto, de forma a tornarmos este evento ainda maior do que já é. Agrada-me ver a "afícion" do público que, apesar do mau tempo, não arreda pé e também a qualidade e o esforço que a Câmara Municipal de Montalegre fez para construir este circuito e mantê-lo como está. Todos temos que apoiar, principalmente a federação».
 
Pedro Matos Chaves
(Ex-piloto Formula 1)
«Foi um fim de semana muito animado. Estive cá no ano passado. O Campeonato do Mundo é muito interessante onde os carros andam muito rápido. Esta pista proporciona boas corridas, são pilotos de alto gabarito, com bons carros. O bailado na parte de terra é muito bonito. É muito bom o público poder ver a pista toda de cada bancada. Montalegre é uma visita obrigatória todos os anos».
 
Rui Santos
(Presidente Câmara Municipal Vila Real)
«É um evento magnífico, com projeção em todo o país e no Mundo. É uma aposta ganha da Câmara Municipal de Montalegre. Quero felicitar todos os envolvidos nesta realização. Não é por acaso que se organizam no distrito de Vila Real as duas provas a contar para o Campeonato do Mundo no automobilismo no mesmo ano. É um gosto partilhar esta alegria com Montalegre».
 
Rui Vaz Alves
(Presidente Câmara Municipal Ribeira de Pena)
«É um momento de descontração e desanuviamento de tensões depois de um magnífico feriado do 25 de Abril. Um domingo para descontrair com um espetáculo fantástico e aliciante. Estive cá no ano passado com um sol fantástico, este ano com um tempo menos bom mas com muito calor humano».
 
PILOTOS
 
Johan Kristroffersson
(Vencedor da prova de Montalegre - Mundial Rallycross 2015)
«É fantástico! Estou muito feliz com o trabalho que fizeram os meus mecânicos durante todo o Inverno. Fizeram um trabalho muito duro e difícil para deixarem o carro o melhor possível. Foi um fim-de-semana perfeito. Muita gente acreditava em mim e agora tenho esta oportunidade de estar com os melhores do Mundo. O Petter Solberg é o campeão do Mundo! Ficar atrás de mim foi muito bom. foi um excelente início de temporada».
 
Petter Solberg
(Atual Campeão do Mundo de Rallycross)
«Montalegre é um lugar fantástico, com uma pista fantástica, mas o tempo esteve péssimo. As condições foram muito difíceis. Temos que agir de forma muito inteligente. Estou feliz por estar em Portugal».
 
Joaquim Santos
(Campeão Nacional de Rallycross)
«O balanço desta participação não é positivo. Tivemos problemas de afinação no carro por causa da chuva e depois, na última corrida de qualificação, tive um problema de travões. Não foi o que esperava mas aprendi coisas novas. Fiquei aquém dos meus objetivos iniciais. Estarei de regresso a Montalegre no dia 25 de julho mas num campeonato ao meu nível».
 
Mário Barbosa
(Piloto nacional de Rallycross)
«Atendendo ao facto de ser a segunda vez que conduzi o meu carro, o balanço é positivo. Foi uma honra estar aqui com os melhores do Mundo o que nos fez ver que ainda temos muito que desenvolver no carro».
 
CLASSIFICAÇÕES
 
 
MONTALEGRE - PROVA DO MUNDIAL RALLYCROSS 2015
 

 
MONTALEGRE - PROVA DO MUNDIAL RALLYCROSS 2015
 

614fa3cde91430211794 1 1024 2500
Montalegre rall 9851 150427110331 1 1024 2500
Montalegre rall 1331 150427110356 1 1024 2500
Montalegre rall 1361 150427110357 1 1024 2500
Montalegre rall 2278 150427110427 1 1024 2500
Montalegre rall 7632 150427145759 1 1024 2500
Montalegre rall 2719 150427145759 1 1024 2500
Montalegre rall 968 150427145908 1 1024 2500
Montalegre rall 6781 150427145908 1 1024 2500
Montalegre rall 6024 150427145908 1 1024 2500
Montalegre rall 155 150427145908 1 1024 2500
Montalegre rall 4152 150427145908 1 1024 2500
Montalegre rall 1652 150427145908 1 1024 2500
Montalegre rall 3020 150427145908 1 1024 2500
Montalegre   mun 3063 150427151036 1 1024 2500
Montalegre   mun 116 150427151036 1 1024 2500
Montalegre   mun 6133 150427151036 1 1024 2500
Montalegre   mun 5916 150427151036 1 1024 2500
Montalegre   mun 9864 150427151037 1 1024 2500
Montalegre   mun 6770 150427151037 1 1024 2500
Montalegre   mun 6980 150427151037 1 1024 2500
Montalegre   mun 7871 150427151037 1 1024 2500
Montalegre   mun 5527 150427152157 1 1024 2500
Montalegre   mun 1493 150427152158 1 1024 2500
Montalegre   mun 5351 150427152158 1 1024 2500
Montalegre   mun 7749 150427152159 1 1024 2500
Montalegre   mun 1936 150427152159 1 1024 2500
Montalegre   mun 4295 150427152200 1 1024 2500
Montalegre   mun 3020 150427152200 1 1024 2500
Montalegre   mun 6752 150427152201 1 1024 2500
Montalegre   mun 3617 150427152201 1 1024 2500
Montalegre   mun 3738 150427152202 1 1024 2500
Montalegre   mun 6488 150427152203 1 1024 2500
Montalegre   mun 367 150427152203 1 1024 2500
Montalegre   mun 8344 150427152204 1 1024 2500
Montalegre   mun 4770 150427152204 1 1024 2500
Montalegre   mun 9189 150427152205 1 1024 2500
Montalegre rall 815 150427152640 1 1024 2500
Montalegre rall 2460 150427152700 1 1024 2500
Montalegre rall 1437 150427152700 1 1024 2500
Montalegre rall 4677 150427152700 1 1024 2500
Montalegre rall 5409 150427152700 1 1024 2500
Montalegre rall 4550 150427152727 1 1024 2500
Montalegre rall 6713 150427152751 1 1024 2500
Montalegre rall 8302 150427152751 1 1024 2500
Montalegre rall 6059 150427152751 1 1024 2500
Montalegre rall 2658 150427152838 1 1024 2500
Montalegre rall 3411 150427152838 1 1024 2500
Montalegre rall 7426 150427152838 1 1024 2500
Montalegre rall 2605 150427152838 1 1024 2500