Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Mundial Rallycross 2017 | Brutal

23 Abril 2017
9520708e7f1493203663 1 1024 2500
O circuito internacional de Montalegre viveu o mais notável fim de semana de provas a contar para o Campeonato do Mundo de Rallycross. Casa cheia, bom tempo, corridas fora de série, organização elogiada, tudo reunido deu um brinde de excelência. Até 2022, o espetáculo está garantido no palco de todas as emoções.
O acordo firmado entre o município de Montalegre e a IMG (International Management Group) - que confere à autarquia "luz verde" para a organização deste evento para os próximos cinco anos - deu o mote para um fim de semana alucinante no circuito internacional de Montalegre. Dias de temperatura elevada que provocaram imagens de rara beleza, presenciadas por milhares de pessoas que estabeleceram um novo recorde de afluência. Na véspera do "dia forte", já o sueco Johan Kristoffersson tinha estabelecido um novo recorde no circuito com o incrível tempo 37.802 segundos.
Todavia, o foco final esteve em outro sueco. Depois do triunfo na prova inaugural do Campeonato do Mundo de Rallycross - feita em Barcelona - o campeão em título, Mattias Ekström, ao volante do Audi S1, voltou a dominar em Montalegre. Porém, foi só no dia decisivo que este sueco ganhou destaque.
 
ALTERAÇÕES PREVISTAS
 
O circuito internacional de Montalegre, que este fim de semana recebeu a segunda etapa do Mundial de Rallycross, vai sofrer alterações na pista, em 2018, com a criação de um "salto". Deste modo, o atual traçado vai ganhar uma elevação no setor em que o terreno é em terra batida, para que os carros saltem à sua passagem. Isto mesmo explicou, à imprensa, o presidente da Câmara de Montalegre: «vamos introduzir mudanças na pista de forma a que os carros possam fazer um salto e dar vibração e entusiasmo ao espetáculo». Além disso, e devido à procura, vai ser criada uma nova bancada para albergar mais espetadores, depois de este ano já ter sido construída uma com 2.800 lugares. Estas alterações, explicou Orlando Alves, fazem parte de um pacote de investimentos previstos, necessários para «melhorar os espaços de acolhimentos das equipas médicas e de enfermagem, bem como dos órgãos de comunicação, vários dos quais internacionais, que acompanham o Campeonato do Mundo, e otimizar a rede de fibra ótica». Outra das novidades avançadas pelo Presidente da Câmara foi a introdução do circuito de Montalegre num videojogo que irá ser lançado no próximo mês de junho: «é um motivo de regozijo para os barrosões», declarou.
 
CURIOSIDADES
 
LOEB É REI NOS...AUTÓGRAFOS
O piloto francês, nove vezes Campeão do Mundo, Sebastien Loeb, foi um dos pilotos mais requisitados pelo público durante todo o fim de semana. Mesmo antes do espetáculo que deu na derradeira final, no duelo com Mattias Ekström, Loeb já estava entre os favoritos do público. O movimento na «motorhome» do Team Peugeot Hansen foi constante. Todos queriam um autógrafo daquele que é considerado um dos melhores pilotos de ralis de todos os tempos.
 
MONSTROS NO ASFALTO
Potência, muita potência mesmo. A categoria Supercar do Mundial de Rallycross tem o mérito de juntar modelos derivados de rali com «esteróides no turbo» (leia-se sem restritores) e alguns dos melhores pilotos da história do WRC – entre outros pilotos que evoluíram nesta disciplina. Falamos de Peter Solberg e de… Sebastien Loeb, nove vezes Campeão do Mundo de ralis. Mas há mais destaques. Ken Block, o americano das famosas "gymkhanas", Mattias Ekström e Timo Scheider, pilotos do DTM. A estes nome juntam-se carros de tração integral, com motores 2.0 litros turbo de 600 cv, capazes de cumprir os 0-100 km/h em apenas 1.9 segundos.
 
EKS GANHOU EM TODA A LINHA
Foram os mais rápidos na pista e no paddock. A estrutura de Mattias Ekström apresentou três carros (Ekström, "Topi" Heikkinen e Reinis Nitiss) e uma estrutura de cinco camiões TIR que se espalhou por uma área que é o dobro da que ocupam as outras equipas. Além das oficinas e zona social, ainda apresentaram uma área para os fãs com dois simuladores e um carro especial em exposição: O Audi Quattro, utilizado por Hannu Mikkola no Rali do Algarve de 1980 e que faz parte do museu da marca.
 
EKSTROM ATIVO NAS REDES SOCIAIS
A boa disposição de Mattias Ekström foi expressa, mais uma vez, nas redes sociais. Antes da Q2, o sueco colocou um post onde dizia «estamos de olho em ti Johan Kristofferson, e outro olho em ti Petter Solberg». Um pressentimento do que iria suceder na final quando arrecadou a vitória.
 
BATIDO RECORDE DA PISTA
O recorde da pista de Montalegre vinha de 2014 e pertencia a Petter Solberg com 38,969s. Em 2015 e 2016, as condições climatéricas e as baixas temperaturas não permitiram descer a marca. Este ano, com calor a aquecer o asfalto e com as regas na parte de terra da pista, levaram o recorde a cair logo nos treinos livres. Primeiro foi Mattias Ekström, depois Sébastien Loeb e, por fim, foi Johan Kristofferson a fazer 38,301s. Na Q1, Kristofferson voltou a baixar para 37,908s e na Q2 estabeleceu o recorde em 37,802s, curiosamente na volta de partida.
 
MONTALEGRE EM DESTAQUE
NAS REDES SOCIAIS
Todas as publicações de fotos nas redes sociais que tivessem o hashtag #montalegreRX, eram exibidas nos écrans gigantes do circuito. Rapidamente os espetadores no circuito acederam ao desafio. O entusiasmo foi tanto que a meio do dia, o #MontalegreRX era o terceiro mais utilizado no Twitter em Portugal, só batido pelos hashtags #benfica e #sporting.
 
RESPONSÁVEIS DAS MARCAS
ESTIVERAM EM MONTALEGRE
A Audi e Peugeot enviaram a Montalegre os diretores dos seus departamentos desportivos. Bruno Farmin, pela marca francesa, e Dieter Gass, a representar a marca dos "quatro anéis", tiveram encontros com jornalistas no sábado, no paddock, após o final das qualificações e apreciaram "in loco" os carros das equipas que os representam.
 
LOEB ENCARNA ESPÍRITO DO RALLYCROSS
Durante muitos anos, o paddock do rallycross estava repleto de motorhomes onde as equipas praticamente viviam. Com a maior profissionalização da disciplina, as motorhomes foram substituídas por tendas montadas no paddock, mas os membros das equipas deixaram de pernoitar lá, ficando isso reservado apenas para as equipas de menores orçamentos. Contudo, há exceções e neste caso é um dos pilotos para quem dinheiro não é problema: Sébastien Loeb. O francês tinha uma motorhome por detrás da estrutura do Team Peugeot Hansen onde praticamente viveu nos dias em que esteve em Montalegre.

PARTIDAS RÁPIDAS
A queda do recorde da melhor volta aconteceu uma vez com uma volta de partida, mas mesmo no Domingo houve três corridas em que a melhor volta dessa corrida foi a de partida. Os carros responsáveis por este feito foram os VW Polo da PSRX VW Sweden e os Ford Focus da Hoonigan.
 
PORTUGUESES...DISCRETOS
Nos S1600, a expressiva comitiva portuguesa nem às finais chegou, o mesmo aconteceu nos Supercars. Contudo, nesta divisão dos carros mais potentes, só Joaquim Santos marcou presença. O homem da Bompiso utilizou um Ford Focus WRX que ao lado dos atuais carros do mundial é quase "jurássico". Uma saída de pista deixou o carro atolado na gravilha na Q1 e um problema na Q2 deixou Santos "em branco" no sábado. No dia seguinte, já teve mais sorte mas nunca escapou aos últimos lugares nas mangas de qualificação.
 
KARTCROSS
No Kartcross, Pedro Rosário esteve na final como nas qualificações. Colocou-se na frente e dominou. O segundo lugar, que foi posse de Rui Nunes, foi bastante mais discutido e a animação foi constante, no que às restantes posições do pódio diz respeito. Nuno Bastos, galgou duas posições. Partiu de quinto e, a custo, chegou até terceiro, ultrapassou até José Luís Pereira, que terminou a prova na quarta posição. Nuno Godinho e José Carlos Mota travaram, também, uma das lutas do dia. Godinho levou a melhor, foi quinto, à frente do homem da Transwhite. Classificaram-se 11 pilotos. Luís Almeida ficou pelo caminho, depois de um toque.
 
TEM A PALAVRA
 
Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Foi um espetáculo! Com uma apreciação extraordinariamente positiva. Foi um fim de semana em cheio. Passamos uma boa imagem da nossa capacidade de organização. Fizemos uma boa mobilização, com uma fantástica campanha de divulgação, que culminou com esta presença de pessoas. Foram muitos os que não puderam entrar, o que lamentamos e pedimos desculpa por isso. Vamos continuar a extensão de bancadas no sentido de alojarmos um maior número de pessoas. É importante levarmos uma imagem bonita de toda esta envolvência e, naturalmente, todos os nossos emigrantes que lá longe tiveram a oportunidade de assistir em direto. Não tenho dúvida que no “canto do olho” jorrou uma lágrima. Para eles o meu abraço fraterno. Nos próximos anos, podem perspetivar as suas férias no sentido de arranjarem alguns dias para poderem assistir ao vivo a esta grande realização».
 
Manuel de Mello Breyner | Presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK)
«O balanço é positivíssimo. O presidente da autarquia empenhou-se e cumpriu com tudo o que tinha combinado com o promotor, de maneira a poder assinar o acordo por mais cinco anos. Tivemos casa cheia com um dia lindíssimo nesta paisagem magnífica. Em termos desportivos tivemos umas corridas fabulosas e a final foi de cortar a respiração».
 
Jorge Fonseca | Presidente do Clube Automóvel de Vila Real (CAVR)
«Acabou em beleza. Foi um dia magnífico, com excelentes corridas e a casa a “rebentar pelas costuras”. O público ajudou a fazer a festa em Montalegre. Foi um fim de semana cinco estrelas».
 
David Teixeira | Vice-presidente da Câmara de Montalegre
«É mais um evento com uma realização de sonho. Projetamos, trabalhamos, sonhamos e, felizmente, conseguimos concretizar, ao mais alto nível, uma prova do Campeonato do Mundo que tantos desconfiavam que seria possível garantir por mais cinco anos. Só foi possível com esta organização fantástica que envolveu os funcionários da Câmara de Montalegre e do Clube Automóvel de Vila Real. Trabalharam dias seguidos. Por sua vez, os patrocinadores oficiais, bombeiros, proteção civil e toda a comunicação social, foram a nossa voz».
 
Fátima Fernandes | Vereadora da Educação da Câmara de Montalegre
«Foi um fim de semana brutal. Não há palavras para descrever o ambiente que se viveu nesta pista. Ficou provado que este evento veio para ficar. As pessoas adoram e vibram com este desporto. Acima de tudo apreciam a hospitalidade barrosã, os produtos e toda a ambiência. O futuro pertence aos audazes, com uma visão moderna e que sabem aproveitar as oportunidades. Tenho a certeza absoluta que muitos milhares de pessoas ficaram apaixonadas pela nossa terra e vão voltar».
 
Mattias Ekström | Piloto - Vencedor (Supercar)
«No sábado não estávamos no ritmo. Sabíamos que no domingo ia ser difícil, mas decidimos concentrarmo-nos apenas no nosso trabalho, tomar boas decisões e estar lá nos momentos decisivos. Fiz alguns erros e o Loeb conseguiu ter um melhor ritmo nas últimas voltas. Não esperava que ele fosse meigo, pois eu também não o seria com ele, mas foi uma luta boa e correta».
 
Sébastien Loeb | Piloto - 2.º Classificado (Supercar)
«Foi excelente conquistar o primeiro pódio da temporada. A minha temporada não arrancou da melhor forma na prova inaugural, portanto foi fundamental reequilibrar as coisas. Fomos ganhando ritmo à medida que o fim de semana foi progredindo. Dito isto, tal como em Barcelona, a "Qualificação 3" voltou a ser algo frustrante. Quando dei por mim, estava atrás de um piloto que tinha acabado de fazer um pião mesmo à minha frente. Não fosse isto, eu teria estado na "pole" para a minha semi-final e o desfecho poderia ter sido diferente porque fui muito rápido na final. Mesmo sim, arrecadei 23 pontos, o que é muito positivo».
 
Johan Kristoffersson | Piloto - 3.º Classificado (Supercar)
«O primeiro dia foi o melhor possível. No domingo, de manhã, parecia que ia ser bom, mas acabou aquém do que nós pretendíamos. Ainda assim, foi bom ir ao pódio. Temos de estar contentes, pois a época é longa».
 
CLASSIFICAÇÃO
(Montalegre - 22/23 abril 2017)
 
FINAL - Supercar
1. Mattias Ekström (Audi S1)
2. Sébastien Loeb (Peugeot 208 RX)
3. Johan Kristoffersson (Volkswagen Polo GTI)
4. Timmy Hansen (Peugeot 208 WRX)
5. Reiniss Nitis (Audi S1)
6. Petter Solberg (Volkswagen Polo GTI)
 
PILOTOS - Supercar
1. Mattias Ekstrom (Audi S1) - 58 pontos
2. Johan Kristoffersson (Volkwagen Polo GTI) - 44
3. Peter Solberg (Volkwagen Polo GTI) - 42
4. Andreas Bakkerud (Ford Focus RS) - 30
5. Timo Scheider (Ford Fiesta) - 28
6. Sébastien Loeb (Peugeot 208 GTI) - 26
7. Reiniss Nitis (Audi S1) - 26
8. Timmy Hansen (Peugeot 208 GTI) - 23*
9. Kevin Hansen (Peugeot 208 GTI) - 21
10. Toomas Heikkinen (Audi S1) - 19
 
*Esta pontuação tem em conta a penalização de 10 pontos imposta a Timmy Hansen por um erro de marcação de pneus na terceira sessão de qualificação.
 
MUNDIAL RALLYCROSS
(Vencedores - Montalegre)
 
 
CLASSIFICAÇÕES GERAIS - AQUI
 
MONTALEGRE | MUNDIAL RALLYCROSS | 21 A 23 ABRIL 2017
 

Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal
Mundial Rallycross 2017 | Brutal