Mundial Rallycross 2016 | Apresentação (Ourense - Espanha)

14 Abril 2016

Grande entusiasmo na conferência de imprensa de apresentação da prova do Mundial Rallycross que Montalegre acolhe já este fim de semana. A sessão pública aconteceu no Centro Cultural Marcos Valcárcel, na cidade de Ourense (Espanha). O espaço ficou lotado com uma moldura humana fantástica em torno do evento. A estrela, como se previa, foi piloto norte-americano Ken Block.

Aposta ganha! Foi em ambiente quase frenético que decorreu a conferência de imprensa que apresentou a prova do Campeonato do Mundo de Rallycross que decorre este fim de semana no circuito internacional automóvel de Montalegre. Muitos fãs ocorreram a Ourense para saber das novidades que irão acontecer em Montalegre. Esta cidade galega, que dista a poucos quilómetros da capital do Barroso, é terra onde reside uma numerosa falange de adeptos desta modalidade. Se dúvidas houvesse, foram todas dissipadas quer na conferência de imprensa quer posteriormente na sessão de autógrafos que aconteceu numa das ruas mais movimentadas de Ourense, a "Calle do Paseo". Aqui, os aficionados puderam estar de perto dos pilotos Ken Block e Andreas Bakkerud e também dos pilotos portugueses Joaquim Santos, Mário Barbosa, Ricardo Soares e do barrosão João Pires. Pelo meio, uma série de atividades de promoção onde pudemos ver as "feras" do asfalto em exposição, um pórtico do Mundial Rallycross, instalação sonora e de vídeo e animação a cargo da equipa da Monster Energy, patrocinador oficial do Campeonato do Mundo.

«MOMENTO DE SORRIR»

A representar o município de Montalegre, esteve o vice-presidente David Teixeira que não disfarçou a satisfação pela atmosfera vivida: «é o momento de sorrir e acreditar que a estratégia de comunicação definida valeu a pena. Uma palavra de reconhecimento para os nossos parceiros da Galiza, sobretudo para o José Manuel Rodríguez do INORDE que foi o coração desta iniciativa. Junto dos meios de comunicação tudo fez para mobilizar todo este público. Agradecer aos protagonistas, ao piloto de Montalegre (João Pires), que aqui é conhecido sobretudo pelas rampas, e ao Joaquim Santos que se disponibilizou para trazer a viatura juntamente com o Mário Barbosa e o Ricardo Soares».

«A CASA SERÁ PEQUENA PARA TANTA GENTE»

Deveras emocionado, o autarca destacou as «coqueluches», Ken Block e Andreas Bakkerud, que despertaram o interesse na extensa moldura humana que compareceu em Ourense. David Teixeira não teve dúvidas que «se estivesse aqui um ponto de venda de bilhetes, seria o dia de maior reserva de entradas». Por outro lado, não deixou de lamentar a ausência da comunicação social televisiva portuguesa: «é pena não estar aqui a televisão portuguesa porque um Campeonato do Mundo promove-se de diferentes formas e em diferentes sítios. Montalegre apenas está representado pela Rádio Montalegre e para eles o nosso reconhecimento por serem a voz e os olhos de toda uma imprensa de um país que continua distraído. Representamos Portugal num Campeonato do Mundo e temos os melhores do Mundo connosco». A fechar, o número dois do executivo municipal disse acreditar que «a casa vai ser pequena para acolher tanta gente, principalmente no domingo», mais não seja porque «a previsão meteorológica aponta para uma temperatura amena e sem vento».

TEM A PALAVRA

Fernando Vaz | Clube Automóvel de Vila Real
«Mais um ano onde regressa a Montalegre esta espetacular modalidade. Esperamos uma grande afluência de público. A lista de participantes é muito boa, com muitas estrelas. Vamos esperar que o São Pedro nos ajude. O nosso pessoal está preparado para que tudo corra pelo melhor. Os pilotos gostam muito da nossa pista, dizem mesmo que ajuda à condução. Os nossos vizinhos espanhóis adoram esta modalidade e os grandes pilotos que apresentamos são sempre motivo de atracão».

José Manuel Rodríguez | Presidente do INORDE (Instituto para o Desenvolvimento Económico de Ourense)
«Agradeço a oportunidade de Montalegre estar connosco nesta apresentação. Temos muitos projetos em comum. Montalegre não poderia estar em melhor mercado de promoção, Ourense é automobilismo e aqui está a prova. Estaremos envolvidos com Montalegre em qualquer evento, seja desportivo, agrícola ou comercial. Estes momentos são o fruto desse trabalho em conjunto. A presença de toda esta gente é motivada por ser um Campeonato Mundial e pelo nível de pilotos que vão participar na prova. São espetaculares, os melhores da história. Somos aficionados pela modalidade. Estou mesmo emocionado por ver esta gente jovem a desfrutar da presença de um ídolo que parece intocável».

Ken Block | Piloto
«Estou ansioso. Agradeço a forma acolhedora como me receberam. Estamos cautelosos porque o carro é novo mas, ao mesmo tempo, confiantes por todo o trabalho que desenvolvemos durante o Inverno. Será um campeonato difícil porque estão a competir grandes pilotos».

Joaquim Santos | Piloto
«Este ano o campeonato está particularmente forte, com nomes sonantes do automobilismo. Temos o melhor que há na modalidade. No entanto, temos sempre ambição. Sou o único português na minha divisão e coloquei uma fasquia muito alta: quero ficar nos primeiros 12 lugares para competir numa semi-final. Sei que é muito difícil porque há mais e melhores pilotos mas vou lutar por isso. Fiz afinações no carro de forma a não perder potência com a altitude e penso que está no ponto».

João Pires | Piloto de Montalegre
«O meu objetivo é terminar a prova. Tenho a vantagem de conhecer muito bem a pista de Montalegre. Vou dar o meu melhor. Vai ser um fim de semana divertido. Tenho recebido muito apoio. O piso molhado não é tão fácil e vai exigir maior perícia dos pilotos».

PRESENÇAS

David Teixeira - Vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre
Fernando Vaz - Presidente do Clube Automóvel de Vila Real (CAVR)
Ken Block - Piloto (Supercar)