Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Planalto da Mourela | Prémio - "Europa Nostra 2016"

27 Janeiro 2017
D2c4740c4a1485881663 1 1024 2500

A Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, presidiu, no Centro Interpretativo do Planalto da Mourela, em Pitões das Júnias, à cerimónia de premiação do projeto de Desenvolvimento Sustentável no Planalto da Mourela no Parque Nacional da Peneda-Gerês, vencedor do Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémio Europa Nostra 2016, na categoria Educação, Formação e Sensibilização. Para Orlando Alves, presidente do município, estamos perante um «prémio merecido» que deve «honrar todos os barrosões».


O Centro Interpretativo do Planalto da Mourela, em Pitões das Júnias, testemunhou a cerimónia pública de entrega do Prémio Europa Nostra 2016, referente ao projeto "Desenvolvimento sustentável do Planalto da Mourela, no Parque Nacional da Peneda-Gerês", na categoria de educação, formação e sensibilização. Refira-se que este prémio, para o Património Cultural/Europa Nostra Awards, é o mais importante da Europa nesta área. Os júris, constituídos por peritos independentes, analisaram um total de 187 candidaturas, apresentadas por organizações e indivíduos de 36 países de toda a Europa, e selecionaram 28 vencedores de 16 países. Os projetos escolhidos pelos júris são catalogados como excelentes exemplos de criatividade, inovação, desenvolvimento sustentável e participação social no domínio do património em toda a Europa. Entre os premiados encontram-se duas iniciativas portuguesas: o já citado projeto de "Desenvolvimento Sustentável do Planalto da Mourela no Parque Nacional da Peneda-Gerês" e a reabilitação da "Catedral e Museu Diocesano de Santarém" que, nesta cerimónia, esteve representada por Eva Neves.
 
PAISAGEM INVULGAR
 
Sublinhar que este projeto - que se destaca pela sua originalidade e criatividade - se desenvolveu na área do Parque Nacional da Peneda-Gerês, mais especificamente no Planalto da Mourela, concelho de Montalegre. A invulgar paisagem do planalto, está diretamente relacionada com a presença humana e a sua interação com o meio ambiente. As interações entre a criação de gado e as tradicionais práticas agrícolas, resultaram num legado muito importante na conservação da paisagem natural desta região. A emigração dos agricultores e o envelhecimento da população têm sido uma séria ameaça à sua preservação. Neste sentido, este projeto teve por objetivo colmatar estas ameaças com a sensibilização e aconselhamento de uso de algumas práticas tradicionais. Sobre este projeto, lembre-se que o júri destacou: «o foco deste fascinante projeto está na paisagem cultural desta região e em como as atividades humanas moldaram o ambiente natural. A equipa do projeto contribui para a criação de condições de sustentabilidade neste território específico do Parque Nacional, bem como para a proteção de uma parte inestimável da herança do património europeu».
 
CERIMÓNIA CONCORRIDA
 
Para além da presença de Orlando Alves, presidente da Câmara Municipal de Montalegre, a sessão contou com outros nomes, a saber: Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos; assessor de imprensa da Comissão Europeia, João Tata dos Anjos e Presidente do Conselho de administração da ADERE-PG, António Vassalo Abreu. A cerimónia ainda contou com o vice-presidente da CCDRN, Ricardo Magalhães, o representante do ICNF, Armando Loureiro, presidentes de Câmara, ou seus representantes, dos cinco municípios do Parque Nacional da Peneda-Gerês, presidentes das juntas de freguesia e das comissões de baldios locais. Recordar que o ato oficial de entrega dos mesmos, decorreu no mês de Maio no Teatro Zarzuela, em Madrid. A cerimónia foi presidida pelo maestro Plácido Domingo, presidente da Europa Nostra, a principal organização de património na Europa, e Tibor Navracsics, Comissário Europeu para a Educação, Cultura, Juventude e Desporto. Em Outubro passado, realizou-se, na Fundação Calouste Gulbenkian, uma cerimónia de apresentação dos dois projetos portugueses vencedores, que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres.
 
TEM A PALAVRA
 
Orlando Alves | Presidente da Câmara Municipal de Montalegre
«Este espaço é um espelho para o que devem ser as práticas levadas a cabo em ambiente rural. Temos que ser jardineiros de nossa terra e gerar sustentabilidade. É um prémio merecido e honra-nos a todos, particularmente à população de Pitões. Temos que estar satisfeitos porque fizemos bem feito e fomos reconhecidos. Esta gente desenvolve, todos os dias, um enorme trabalho, com verões muito quentes e invernos muito frios, para que o Parque Nacional seja um espaço apetecível. Temos muita vaidade em fazer parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Trabalhamos para a sua valorização. Pedimos que o governo tenha alguma atenção e respeito por todos os habitantes. É um dos emblemas da nossa terra, uma marca da nossa identidade e um destino de excelência».
 
Célia Ramos | Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza
«É uma satisfação muito grande estar aqui para o reconhecimento deste território. A população é a obreira desta paisagem e, por isso, merece este prémio. Este governo está empenhado em valorizar este território e o que nos diferencia. É preciso cuidar destes territórios de forma a proteger estes habitats e restaurar as práticas tradicionais e ambientais. Para isso, é preciso uma gestão de proximidade. Os cinco municípios agregaram-se para trabalhar num conjunto de ações com o propósito de valorizar este espaço. Queria dar nota do esforço do governo. Nota disso, foi o projeto piloto para o Gerês, de restauro das áreas ardidas e prevenção de incêndios. É importante o reconhecimento dos municípios e das estâncias europeias. Estou em condições de dizer que há um conjunto de projetos que serão comtemplados, num total de cerca de três milhões de euros. Até ao final do mês, vamos abrir as candidaturas no Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR). É muito motivador este trabalho conjunto».
 
João Tata dos Anjos | Assessor de Imprensa do representante em Portugal da Comissão Europeia
«Todos os projetos contemplados com este prémio são exemplos perfeitos do que as comunidades e os cidadãos podem fazer pelo património. Mostra até que ponto o património é importante para a Europa. Enquanto português, estou particularmente orgulhoso. Pretendemos desenvolver a competitividade global, a economia sustentável e mais empregos para as novas gerações. O Planalto da Mourela tem um grande potencial para ser desenvolvido e está muito bem lançado neste processo».
 
António Vassalo Abreu | Presidente do concelho de administração da ADERE Peneda-Gerês
«Estamos todos de parabéns. A ADERE Peneda-Gerês tem vindo a fazer um excelente trabalho na divulgação da região. É um exemplo de uma parceria séria entre o poder local e a Administração Central. Este prémio é a prova do trabalho desenvolvido pelos cinco municípios na promoção do espaço considerado pela Unesco, a reserva da Biosfera».
 
Ricardo Magalhães | Vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N)
«É um prémio justo para quem aqui vive e trabalha. Para conservar, é preciso valorizar. Estas boas práticas têm que ser divulgadas. O Parque Nacional precisa de gente. Gostei muito do que vi. Há uma crescente procura de turistas que querem conhecer estes habitats e a conservação também precisa de economia. Estão a ser desenvolvidos novos projetos de investigação. O prémio é mais do que justo e vai mobilizar a estrutura do Parque Nacional. Para mim, foi uma surpresa muito agradável».
 
Lúcia Jorge | Presidente da Junta de Freguesia de Pitões das Júnias
«É um prémio de extrema importância. Pegou na prática local, mostrando o que fazemos no nosso dia-a-dia. Vamos continuar a mostrar o que temos de melhor. Fizemos uma exposição para entregar ao Ministro do Ambiente, no sentido de mostrar o nosso desagrado com o afastamento entre as entidades que gerem as áreas protegidas e a população. Queremos ser valorizados e ouvidos quando são elaboradas as políticas de ordenamento do território. Fazemos parte deste espaço, dando-lhe vida».
 
Eduardo Rego | Projeto "Loving the Planet"
«É um prémio importantíssimo para a terra e um orgulho para Portugal inteiro. É um local de excelência e queremos aumentar cada vez mais a fasquia. Estou disponível para dar o meu contributo na área da comunicação».
 
 
PLANALTO DA MOURELA | PITÕES DAS JÚNIAS (PNPG)

Planalto da Mourela - "Prémio Europa Nostra 2016"