Presidente visitou obras no Castelo de Montalegre

02 Agosto 2018
Obras no castelo de montalegre  visita   presidente cmm   6  1 1024 2500

O maior emblema turístico do concelho está a receber obras de melhoramento de um milhão e meio de euros, verba comparticipada, em parte por fundos comunitários e a restante assumida pela autarquia. Até junho do próximo ano, o Castelo de Montalegre promete ser a "sala de visitas" de referência de um município que continua a reforçar a marca identitária do território. O presidente do município, Orlando Alves, visitou o andamento dos trabalhos e saiu satisfeito com o que observou.

Tal como noticiamos oportunamente - no lançamento da primeira pedra - as obras de revitalização do Castelo de Montalegre prosseguem a bom ritmo. Uma empreitada, lembre-se, que nasce no âmbito de um protocolo celebrado entre a DCRNorte - Direção Regional de Cultura do Norte, o município de Miranda do Douro e o município de Montalegre, datado de 23 de março de 2016, que permitiu a apresentação de uma candidatura a financiamento ao programa Portugal 2020, integrando a intervenção agora referida. A candidatura, entretanto aprovada, garantiu financiamento por fundos comunitários no montante de 85% do custo dos trabalhos, incluindo o valor do IVA à taxa legal em vigor de 6%.

INTERVENÇÕES
  • Requalificação nas Torres do Castelo e da Praça de Armas;
  • Consolidação da muralha abaluartada e rede de drenagem de águas pluviais e águas freáticas;
  • Beneficiação dos arruamentos e largos envolventes (substituição do pavimento existente).

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Gostei muito do que vi. Como já disse, abrir o Castelo à comunidade é um imperativo não só da politica local como um imperativo histórico e de consciência. É uma obra de execução muito complicada, com um investimento caríssimo, grande parte suportado pelos fundos comunitários. No entanto, 15% são assumidos pelo orçamento da Câmara. Passa por aqui muita gente. 300 a 400 pessoas por dia. É uma obra emblemática que devia ser suportada, na totalidade, pelo Estado. Em suma, estou satisfeito com o que vi. No final deste ano, já se pode ver muita coisa. Montalegre terá mais um elemento de atratividade. Espero que as pessoas saibam perceber o grande esforço que está a ser feito pela autarquia».

NORTE2020_FEDER
Obras no castelo de montalegre  visita   presidente cmm   2  1 1024 2500