Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Revitalização do Castelo de Montalegre

09 Junho 2018
Requalificacao do castelo de montalegre  1 a pedra   13  1 1024 2500

As comemorações do feriado municipal iniciaram, pela manhã, com o lançamento da primeira pedra de uma obra que promete conferir valor acrescentado à cultura do concelho. Falamos da requalificação do Castelo. A cerimónia contou com a presença, entre outras individualidades, de Dom Duarte Pio de Bragança.

A obra - cujo prazo de execução é de 12 meses - nasce no âmbito de um protocolo celebrado entre a DCRNorte - Direção Regional de Cultura do Norte, o Município de Miranda do Douro e o Município de Montalegre, datado de 23 de março de 2016, que permitiu a apresentação de uma candidatura a financiamento ao programa Portugal 2020, integrando a intervenção agora referida.
A candidatura, entretanto aprovada, garantiu financiamento por fundos comunitários no montante de 85% do custo dos trabalhos, incluindo o valor do IVA à taxa legal em vigor de 6%.
 
INTERVENÇÕES
  • Requalificação nas Torres do Castelo e da Praça de Armas;
  • Consolidação da muralha abaluartada e rede de drenagem de águas pluviais e águas freáticas;
  • Beneficiação dos arruamentos e largos envolventes (substituição do pavimento existente).
TEM A PALAVRA
 
Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Esta obra é muito significativa para o executivo municipal. Foram quatro anos a trabalhar esta ideia que resultou numa grande candidatura submetida aos fundos comunitários e que abrange outros castelos na zona Norte. Esta candidatura é uma iniciativa do município de Montalegre e temos muita vaidade nisso. Vamos intervir num espaço que não é nosso. Isto é património nacional. Há 30 anos que estou na autarquia e esta casa está sempre fechada. Espero que as obras não sejam prolongadas e estou convencido que dentro de pouco tempo temos a "sala de visitas de Montalegre" ao serviço dos barrosões e do turismo que é uma alavanca importantíssima no nosso desenvolvimento».
 
Dom Duarte Pio de Bragança | Chefe da Casa Real Portuguesa
«É com muita satisfação e alegria que vejo avançar a restauração do Castelo de Montalegre. Mas gostava de lembrar que alguns arquitetos e artistas fizeram estragos noutras construções. Há uma série de castelos desfigurados por especialistas que não respeitam e querem mostrar a sua originalidade aproveitando-se do monumento. É muito perigoso. De repente temos uma construção chocante que não se integra nas construções. É preciso bom senso porque estraga totalmente o prazer dos visitantes. Fico muito feliz porque tenho a certeza que isso não vai acontecer aqui».
 
António Ponte | Diretor Regional de Cultura do Norte
«Entendemos que o património é cada vez mais um elemento de diferenciação e de autenticidade. Estamos a promover um conjunto de intervenções que visam restituir as estruturas patrimoniais ao público e às comunidades. Daqui a um ano vamos ter um castelo que se vai comunicar. Quando salvaguardamos património temos que construí-lo para o futuro com a evolução das gerações. Com o apoio inequívoco da Câmara de Montalegre, promovemos um investimento de cerca de um milhão e quatrocentos mil euros, no período de um ano, e que se articula com um investimento de dois milhões e meio de euros que se articula com o castelo de Monforte em Chaves, o de Mogadouro e Miranda do Douro».
 
José Manuel Alvares Pereira | Técnico da Câmara de Montalegre
«Estamos a falar da revitalização do espaço. A intervenção passa pela beneficiação das torres - que já estão mais ou menos repostas - e pela requalificação da praça de armas com uma entrada mais digna. Temos, também, a estabilização da muralha nascente que será toda reconstruída porque uma parte já caiu. Haverá, ainda, a melhoria das infraestruturas envolventes, nomeadamente a repavimentação das áreas de acesso».
 
NORTE2020_FEDER
Requalificacao do castelo de montalegre  1 a pedra   13  1 1024 2500
Requalificacao do castelo de montalegre  1 a pedra   3  1 1024 2500
Requalificacao do castelo de montalegre  1 a pedra   4  1 1024 2500
Requalificacao do castelo de montalegre  1 a pedra   6  1 1024 2500
Requalificacao do castelo de montalegre  1 a pedra   9  1 1024 2500
Requalificacao do castelo de montalegre  1 a pedra   15  1 1024 2500
Requalificacao do castelo de montalegre  1 a pedra   16  1 1024 2500
Requalificacao do castelo de montalegre  1 a pedra   20  1 1024 2500
Requalificacao do castelo de montalegre  1 a pedra   22  1 1024 2500
Requalificacao do castelo de montalegre  1 a pedra   23  1 1024 2500