Passar para o Conteúdo Principal Top
Montalegre
Logótipo de Município de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Símbolos do município

Ordenação heráldica do brasão e bandeira

Publicada no Diário da República, I Série de 02/02/1984


Armas

1Escudo de vermelho, castelo de prata lavrado e iluminado de azul de três torres quadradas, tendo a meio três balcões ou varandas na parte superior, uma ao centro e duas nos cunhais. O castelo acompanhado em chefe de duas cabeças de boi de raça barrosã, de ouro ornados de prata. Coroa mural de quatro torres de prata. Listel branco com a legenda de negro : " MONTALEGRE ".

 

 

Bandeira

Esquartelada de branco e azul, cordões e borlas de prata e azul. Haste e lança de ouro.

  • 2
    Bandeira para hastear em edifícios(2x3)
  • 3
    Estandarte para cerimónias e cortejos(1x1)

 

 

Logo/marca do Município

4Aprovado em Reunião de Câmara de 4/11/2013.

A imagem corporativa do Município de Montalegre está intimamente ligada ao património natural diversificado que existe no Concelho. A escolha deste logo/marca teve presente essa diversidade, inspirando-se na forma do M de Montalegre para construir uma montanha, elemento de relevo mais imponente de Barroso. Associado à montanha está outro elemento natural, dos mais puros desta região: a água. Esta, em conjunto com a montanha e o espaço entre ambos, representa os largos horizontes do planalto barrosão, bem como os seus vales. O azul característico faz com que o céu límpido que se pode observar neste território, também nos apareça subliminarmente representado.

 

 

Hino/Marcha de Montalegre

A Marcha de Montalegre, da autoria do Padre Ângelo do Carmo Minhava, autor de muitos dos hinos das cidades e vilas de Trás-os-Montes, é uma verdadeira obra prima e sagrada relíquia do património cultural barrosão. É motivo de grande vaidade e orgulho das gentes de Montalegre e é cantada ou tocada em momentos solenes. Pode descarregar em anexo as várias versões gravadas bem como a letra e pauta.