Passar para o Conteúdo Principal Top
Montalegre
Logótipo de Município de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Cogumelos

cogumelo

Sabor Silvestre

No outono, num dia de chuva, ou bastante húmido, no seu habitat natural junto a zonas muito arborizadas, com muitas folhas e ramos no chão, vegetação quanto baste, e hei-los, por aqui e por ali em grande quantidade!

A região do Barroso, possui determinadas características físicas, uma considerável variação do gradiente altitudinal - 300 a 1500 m - que condicionam uma zonação bem marcada da vegetação. Estas particularidades proporcionam uma diversidade de habitats, que por sua vez favorecem o aparecimento de uma grande variedade de cogumelos.

A qualidade e o apreciado sabor de algumas espécies existente nesta região faz com que a sua procura seja elevada.

Sabendo que a colheita de cogumelos silvestres nem sempre é efectuada de forma correcta, é fundamental  seguir um "Código de Conduta" para esta actividade, por forma a salvaguardar e conservar as florestas associadas a estes recursos micológicos:

  1. Contactar sempre o proprietário ou administrador do terreno para obter a sua autorização, explicando o objectivo da visita.
  2. Não apanhar cogumelos jovens, que ainda não complementaram o desenvolvimento, por forma a garantir um período para a dispersão dos esporos.
  3. Recolher apenas cogumelos em bom estado. O consumo de exemplares muito maduros ou deteriorados por larvas ou por outros fungos é perigoso.
  4. Colher os cogumelos tendo cuidado para não causar estragos no micélio e no sistema radicular das árvores (não remover a camada superficial do solo).
  5. Não destruir cogumelos de qualquer espécie, pois todos cumprem uma função ecológica importante.
  6. Deixar alguns cogumelos no terreno para permitir a dispersão de esporos e favorecer a reprodução dos fungos.
  7. Não colher cogumelos para comer que suscitem quaisquer dúvidas na sua identificação. Existem muitas espécies similares, susceptíveis de confusão, algumas das quais tóxicas ou mesmo mortais.
  8. Transportar os cogumelos em cestas de vime, palha ou outros recipientes que, pela sua estrutura possibilitem a dispersão dos esporos e ao mesmo tempo o arejamento do material transportado. Não utilizar recipientes estanques como sacos ou contentores de plástico que provocam a deterioração mais rápida dos fungos.
  9. Não colher cogumelos na proximidade de zonas industriais (poluentes), bermas de estradas e terrenos com agricultura intensiva, na medida em que os fungos têm a capacidade de acumular metais pesados e outros produtos tóxicos.