



- Munícipe
- Município
- Balcão Online
- Ordenamento do Território
- Cultura
- Área Social
- Recursos Humanos
- Desporto
- Gabinete de Apoio ao Emigrante
- Imprensa
- Newsletters
- Eleições
- BUPi - Balcão Único do Prédio
- Defesa do Consumidor
- Livro de Reclamações Eletrónico
- Informações Úteis
- Consultas Públicas
- Transportes
- Programa de Cumprimento Normativo
- Contactos do Município
- Empreendedor
- Turista
- Autarquia
Cogumelos
Sabor Silvestre
No outono, num dia de chuva, ou bastante húmido, no seu habitat natural junto a zonas muito arborizadas, com muitas folhas e ramos no chão, vegetação quanto baste, e hei-los, por aqui e por ali em grande quantidade!
A região do Barroso, possui determinadas características físicas, uma considerável variação do gradiente altitudinal - 300 a 1500 m - que condicionam uma zonação bem marcada da vegetação. Estas particularidades proporcionam uma diversidade de habitats, que por sua vez favorecem o aparecimento de uma grande variedade de cogumelos.
A qualidade e o apreciado sabor de algumas espécies existente nesta região faz com que a sua procura seja elevada.
Sabendo que a colheita de cogumelos silvestres nem sempre é efectuada de forma correcta, é fundamental seguir um "Código de Conduta" para esta actividade, por forma a salvaguardar e conservar as florestas associadas a estes recursos micológicos:
- Contactar sempre o proprietário ou administrador do terreno para obter a sua autorização, explicando o objectivo da visita.
- Não apanhar cogumelos jovens, que ainda não complementaram o desenvolvimento, por forma a garantir um período para a dispersão dos esporos.
- Recolher apenas cogumelos em bom estado. O consumo de exemplares muito maduros ou deteriorados por larvas ou por outros fungos é perigoso.
- Colher os cogumelos tendo cuidado para não causar estragos no micélio e no sistema radicular das árvores (não remover a camada superficial do solo).
- Não destruir cogumelos de qualquer espécie, pois todos cumprem uma função ecológica importante.
- Deixar alguns cogumelos no terreno para permitir a dispersão de esporos e favorecer a reprodução dos fungos.
- Não colher cogumelos para comer que suscitem quaisquer dúvidas na sua identificação. Existem muitas espécies similares, susceptíveis de confusão, algumas das quais tóxicas ou mesmo mortais.
- Transportar os cogumelos em cestas de vime, palha ou outros recipientes que, pela sua estrutura possibilitem a dispersão dos esporos e ao mesmo tempo o arejamento do material transportado. Não utilizar recipientes estanques como sacos ou contentores de plástico que provocam a deterioração mais rápida dos fungos.
- Não colher cogumelos na proximidade de zonas industriais (poluentes), bermas de estradas e terrenos com agricultura intensiva, na medida em que os fungos têm a capacidade de acumular metais pesados e outros produtos tóxicos.