Montalegre é o município com maior equilíbrio orçamental do distrito

12 Outubro 2018

A Câmara Municipal de Montalegre é a autarquia que apresenta o maior equilíbrio orçamental do distrito (17.º lugar a nível nacional). As contas estão explanadas no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses relativo a 2017. Um feito notável que reforça a imagem de disciplina financeira que tem sido uma imagem de marca deste executivo ao longo dos últimos anos. Neste documento, destacamos, também, o 17.º posto nos municípios que pagam a tempo e horas, a 29.ª posição nos municípios com melhor índice de dívida total e o 36.º no ranking global dos municípios de pequena dimensão integrados na lista dos 100 melhor classificados globalmente.

Na sequência do bom registo em anos anteriores, a 14.ª edição do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, relativo ao ano de 2017, volta a trazer boas notícias para o município de Montalegre. O documento, da autoria dos professores João Carvalho, Maria José Fernandes e Pedro Camões, e que conta com o apoio do Tribunal de Contas, da Ordem dos Contabilistas Certificados e do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade, indica que a Câmara Municipal de Montalegre atinge, entre outros bons indicadores, o maior equilíbrio orçamental do distrito.

A RETER – 308 Municípios | 2017
1.º lugar | Equilíbrio orçamental (distrito)
17.º lugar | Equilíbrio orçamental (nacional)
17.º lugar | Municípios que pagam a tempo e horas
22.º lugar | Municípios com menos volume de juros e encargos
29.º lugar | Municípios com melhor índice de dívida total
30.º lugar | Municípios com menos peso das despesas com pessoal nas despesas totais
36.º lugar | Conjunto dos 100 municípios de pequena dimensão
56.º lugar | Municípios com melhor eficiência financeira
74.º lugar | Conjunto dos 100 municípios de média dimensão
82.º lugar | Municípios com menos volume de dívidas contraídas ao abrigo do Programa de Regularização Extraordinária de Dívidas

TEM A PALAVRA
Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«A prestação do município é excelente. Ocupar os lugares cimeiros neste prestigiado documento é muito honroso. A conclusão que podemos tirar é que a gestão da Câmara de Montalegre - ao longo do ano 2017 - primou pela racionalidade, eficácia e rigor. A nível distrital, somos em todos os índices - em aspeto globalizado - o mais bem posicionado. A nível nacional, ocupamos posições honrosas em vários aspetos. Destaco o 17.º lugar, a nível nacional, como o município que apresenta o maior equilíbrio financeiro. Somos o primeiro no distrito. Mas há mais. Pagamos a "tempo e horas". Somos o 17 a nível nacional. São apenas exemplos que atestam a qualidade do nosso trabalho e o rigor que colocamos na nossa gestão. É uma gestão criteriosa, contida, sem luxos nem vaidades, assertiva e rigorosa. Iremos continuar sempre neste registo. Vai de encontro àquilo que os nossos munícipes exigem de nós.

ANUÁRIO FINANCEIRO DOS MUNICÍPIOS PORTUGUESES 2017

anuario2017_195