Município | Cerca de 1 milhão de euros na promoção do sucesso escolar

02 Novembro 2018

No âmbito do plano de combate ao abandono e insucesso escolares - noticiado oportunamente - foram assinados os contratos para a equipa multidisciplinar composta por três técnicos nas áreas de Serviço Social, Psicologia e Terapia da Fala para acompanhamento permanente aos alunos, nomeadamente aqueles que revelem maiores dificuldades de aprendizagem, risco de abandono escolar e comportamentos de risco. A equipa multidisciplinar tem como principal finalidade a intervenção e articulação de respostas diferenciadas e ajustadas às necessidades concretas das crianças e jovens, assente numa lógica de parceria com os estabelecimentos de ensino e com os diferentes agentes locais com responsabilidades nestas matérias.

TEM A PALAVRA

Fátima Fernandes | Vereadora da Educação e Ação Social da Câmara de Montalegre
«A equipa multidisciplinar, no âmbito do plano de combate ao insucesso e abandono escolares, assinou os contratos e inicia agora funções. Na próxima segunda-feira, está já prevista uma reunião com a diretora do Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz para se definirem os métodos de trabalho. Esta equipa vai trabalhar em articulação com o que já existe na escola de forma a reforçar esse trabalho e em consonância com as necessidades dos alunos e suas famílias. Vão fazer o diagnóstico das necessidades dos alunos, que sejam impeditivas de obterem o sucesso. Trata-se de um projeto que tem a duração de três anos e no final penso que estaremos em condições de aferir o grau de execução e a percentagem de sucesso que possa ser alcançada. Trabalhamos no sentido de criarmos as melhores condições para os alunos. A partir de hoje, os nossos alunos têm mais uma oportunidade de conseguirem os seus objetivos. Aquilo que nos move, Agrupamento de Escolas, Câmara Municipal, associações e a sociedade civil, é proporcionar aos nossos jovens as melhores oportunidades».

PROJETO

Crescer Juntos - Equipa Multidisciplinar
(Investimento total elegível | 340.037,11€)
- Financiado pelo Portugal 2020, através do PO Norte, e pela União Europeia, através do FEDER
Esta ação pretende criar uma equipa multidisciplinar composta por três técnicos nas áreas de Serviço Social e Psicologia e Terapia da Fala para acompanhamento permanente aos alunos, nomeadamente aqueles que revelem maiores dificuldades de aprendizagem, risco de abandono escolar e comportamentos de risco. A equipa multidisciplinar tem como principal finalidade a intervenção e articulação de respostas diferenciadas e ajustadas às necessidades concretas das crianças e jovens, assente numa lógica de parceria com os estabelecimentos de ensino e com os diferentes agentes locais com responsabilidades nestas matérias.

NORTE 2020 - FSE (Fundo Social Europeu)

montalegre__combate_ao_insucesso_escolar___1_
montalegre__combate_ao_insucesso_escolar___2_