Pitões das Júnias | V Magusto Celta

10 Novembro 2018

Em Pitões das Júnias, aldeia do concelho de Montalegre, realizou-se a quinta edição do "Magusto Celta". A iniciativa envolveu centenas de visitantes em atividades culturais como o batismo celta, o pregão do magusto e a despedida do Verão. Uma jornada recheada de tradição que deixou os forasteiros maravilhados. O forno do povo foi local de passagem obrigatório e onde não faltou o típico pão centeio e outros produtos locais.

David Teixeira, vice-presidente da Câmara de Montalegre, refere que Pitões das Júnias «habituou-nos a uma imagem mais rústica e antiga das nossas tradições porque as pessoas são diferentes e a junta de freguesia alimenta essa raiz». Neste seguimento, o autarca lembra que o São Martinho é uma festa popular que se celebra nas várias aldeias do concelho, onde «em cada uma delas há uma identidade única». Pitões das Júnias, sublinha o vice-presidente do município, «é marcada pela cultura celta» sendo um atrativo constante ao turismo.

PROCURA CONSTANTE

Para Lúcia Jorge, presidente da junta de freguesia de Pitões das Júnias, esta atividade tradicional já ganhou participantes fiéis que «reservam alojamento com um ano de antecedência e a adesão faz com que as reservas se estendam até à sede do concelho». A «interação com a cultura e a população local» continua a ser o objetivo de uma jornada marcada por «muita alegria, festa e convívio», rematou.

pitoes_das_junias___v_magusto_celta__2_
pitoes_das_junias___v_magusto_celta__4_