Montalegre | Candidatura - '7 Maravilhas Doces de Portugal' (Até domingo)

17 Março 2019

Tal como sucedeu em outras frentes, o município de Montalegre volta a avançar como nova candidatura para o projeto nacional 7 Maravilhas. Desta vez, concorre às 7 Maravilhas da doçaria portuguesa na categoria Doces de Inovação. Recentemente o chef Leonel Fernandes apresentou várias sugestões para que possa ser selecionada a que reúne o consenso dos paladares mais exigentes. Os produtos locais são a base do doce que vai representar o concelho. Os restaurantes aderentes ao processo de certificação terão, também, a oportunidade de incluir esta doçaria nas suas ementas. Nesta edição, o projeto vai focar-se na doçaria do país com uma perspetiva inovadora, o que passa, também, por promover a criação de novos doces, no uso de produtos endógenos e no incentivo ao empreendedorismo local. As candidaturas foram prolongadas até domingo.

Devido ao elevado número de candidaturas de todo o país, que estão neste momento a ser submetidas na plataforma online, para a eleição das 7 Maravilhas Doces de Portugal®, o prazo acaba de ser prolongado até 17 de março, à meia noite, no site oficial em www.7maravilhas.pt. Pela primeira vez é possível incluir 7 candidatos numa só proposta de candidatura. As categorias a concurso são: Doces de Território, Bolo de Pastelaria, Doce de Colher e Doce à Fatia, Biscoitos e Bolos Secos, Doces Festivos, Doces de Fruta e Mel e Doces de Inovação. A grande aposta deste ano é na inovação à base de produtos endógenos, incentivando ao empreendedorismo local. A tradição, a importância económica, social e cultural dos doces são também critérios preponderantes.
A oitava edição das 7 Maravilhas em Portugal volta a reinventar-se e este ano os candidatos são votados por cada um dos 18 distritos e duas regiões autónomas, com 20 programas de daytime em direto a realizar nos meses de julho e agosto. Haverá nesta fase 7 candidatos por distrito e regiões autónomas, num total de 140 doces candidatos, sendo que de cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais. Uma novidade desta edição é a existência de um Grande Júri, órgão de deliberação constituído por 7 figuras do espaço mediático, que será responsável pela da repescagem de 8 candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas.
Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de agosto, dois programas em direto na RTP1, transmitidos em horário nobre. Em cada semifinal são apurados os 7 doces, aqueles que tenham mais votos contabilizados. Nesta fase os 7 elementos do Grande Júri assumem grande preponderância, comentando e provando os Doces. A Gala Finalíssima decorre a 7 de setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal.

MEMÓRIA

7 Maravilhas de Portugal (Património Histórico) | 2007