II Prémio literário Bento da Cruz

09 Junho 2019

O júri do prémio literário Bento da Cruz, constituído por Fernando Pinto do Amaral, na qualidade de presidente, Manuel Frias Martins e Maria Carlos Loureiro deliberou, por unanimidade, atribuir o referido prémio à obra Custa a verdade abdicar dos bifes, apresentada a concurso sob o pseudónimo de Quinto Sertório, que se revelou ser o autor J. B. César, residente em Chaves. A cerimónia pública aconteceu na sessão solene comemorativa do feriado municipal.

O júri considerou que "Custa a verdade abdicar dos bifes" é «um romance com uma estrutura narrativa original que evolui num quadro estilístico caraterizado por um assinalável apuro linguístico. Cruzando os códigos do género documental com os da efabulação propriamente literária, este romance cativa pela ironia e inventividade por que o narrador/autor vai descrevendo cenas do Barroso a partir dos registos de múltiplas instituições portuguesas que, direta ou indiretamente, se ligaram ou ligam à história da região».

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«É no feriado municipal que atribuímos o prémio literário Bento e da Cruz e faz todo o sentido que assim seja. Estou curioso por ler o livro. Iremos trabalhar para a sua edição. Conheço o autor e sei a suas capacidades. É um apaixonado pelo Barroso e, por isso, o resultado só pode ser muito bom».

Joaquim Borges César (J.B. César) | Vencedor II Prémio Literário Bento da Cruz
«Receber esta vitória foi uma agradável surpresa. É uma boa iniciativa do município. Rende homenagem a um grande escritor e a todos os homens das artes. É uma forma de perpetuar os valores e as gentes desta região. Conheço muito bem todas as aldeias deste concelho. Foi uma sucessão de acasos que resultaram neste livro que foi já foi muito elogiado e apreciado, para meu contentamento».

Fernando Pinto do Amaral | Presidente do Júri
«Este prémio tem sido uma maneira de cativar autores para basearem a sua escrita na região e que rende homenagem ao conceituado escritor Bento da Cruz. O grande critério de seleção é a qualidade literária e a respetiva inserção na região. Nos dois anos deste prémio os resultados foram muito bons. Deixo a nota de que é importante reeditar a obra de Bento da Cruz. Penso que deve ser uma prioridade».

MEMÓRIA

2018. I Prémio Literário Bento da Cruz