XX Feira do Livro | Abel Neves - 'O espírito das vacas'

05 Junho 2019

Um dos livros vencedores da primeira edição do prémio literário Bento da Cruz foi apresentado publicamente na sessão que encerrou a vigésima feira do livro de Montalegre. "O espírito das vacas", da autoria do barrosão Abel Neves, foi a "chave de ouro" de um cartaz que se estendeu ao longo de quase uma semana de cultura intensa.

TEM A PALAVRA

Fátima Fernandes | Vereadora da educação da Câmara de Montalegre
«A feira do livro não podia encerrar de melhor maneira. Com Abel Neves, um autor da terra, conceituado e de elevado nível. Foi um certame com dias muito intensos e onde esteve sempre presente a partilha e a aquisição de conhecimentos. Sempre com muita alegria, diversão e reflexão. A nossa feira tem todas as vertentes e todos os anos tem inovação e criatividade. É o momento de fazer os agradecimentos, a todos os funcionários do município e das várias equipas envolvidas, que dão tudo de si. Toda a comunidade aderiu. Houve um envolvimento de todas as associações. Estamos muito gratos por isso. Temos a garantia das pessoas que se entregam genuinamente. Fica já o convite para o próximo ano. Bem hajam!».

Gorete Afonso | Responsável - Biblioteca Municipal de Montalegre
«É um evento de todos. Cumprimos com o programa em todos os momentos. O concelho pode orgulhar-se de todas as atividades, com destaque para dois autores: Sophia de Mello Breyner Andresen e José Afonso. Em maior evidência esteve a Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alto Tâmega (RIBAT). Um agradecimento especial a quem nos visitou e a todas as associações que estiveram presentes. Este pavilhão espelhou o que somos no âmbito da cultura. Temos gente para as diferentes atividades. Foi uma semana de muito negócio e muitas vendas. Uma nota de agrado a todas as instituições culturais. Bem-haja a todos os que contribuíram para este balanço positivo. Bem-haja ao município de Montalegre pelo investimento e por acreditar no desenvolvimento deste tipo de atividades. Um agradecimento sentido a todos os funcionários que desempenharam as suas funções de forma exemplar e com muita disponibilidade».

Abel Neves | Autor - "O espírito das vacas"
«O melhor sentimento é saber que este livro esteve presente na vigésima feira do livro de Montalegre. Isso deixa-me muito satisfeito. A obra fica disponível para a população local, para que possam ler esta aventura no Barroso. É a história de uma família que vem passar um fim-de-semana a uma aldeia do Barroso. A partir deste momento tão simples, somos confrontados com muitas questões ambientais, a relação com os bichos e com os pequenos fenómenos da natureza. A obra traz um conjunto de prodígios que nos farão pensar um pouco na “vidinha” que todos andamos a levar, tendo em conta muitas dificuldades que estamos a viver com as questões ambientais. Mas o melhor é poderem ler este "O espírito das vacas"».

abel_neves__o_espirito_das_vacas___1_
abel_neves__o_espirito_das_vacas___5_