XXXIII Congresso de Vilar de Perdizes | Abertura

30 Agosto 2019

Está aberta a idade de Cristo do Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes. Coube ao vice-presidente da Câmara de Montalegre, David Teixeira, abrir a sessão de trabalhos de um evento que continua a gravitar em torno da figura do padre Fontes. O dia inaugural ficou marcado pelo desafio de avançar uma candidatura - da Medicina Popular - ao inventário nacional do Património Cultural Imaterial da UNESCO. Entretanto, até domingo, há muito para ouvir e ver nesta pitoresca aldeia do concelho.

Aberto pelas palavras do vice-presidente da Câmara de Montalegre, David Teixeira, o arranque do ano 33 do Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes contou com apontamentos dignos de louvor por parte do leque de palestrantes. A começar pelo antropólogo galego Manuel Mandianes Castro que esteve no congresso nas duas primeiras edições. Natural da província de Ourense, o orador revelou profundo conhecimento do modo como a mente e o físico se cruzam. Doutorado em Etnografia e Antropologia, em Ciências Sociais, Sociologia e Teologia, Manuel Castro abordou o tema "Há volta dos Mencinheiros", isto é, o mundo que gira em torno dos curandeiros.

MEDICINA POPULAR - CANDIDATURA
Seguiu-se Luis Marques que apresentou o livro "Património Cultural Imaterial. O Olhar Antropológico", indispensável para quem age ou se interessa pelo Património Cultural e, em especial, para quem pretenda compreender melhor a sua própria cultura e o Património Cultural Imaterial Português. A dado momento, o palestrante lançou o desafio da Medicina Popular avançar para uma candidatura ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial da UNESCO.

PADRE FONTES EM DOCUMENTÁRIO
A fechar, a apresentação do documentário "Padre Fontes". Como o próprio nome indica, retrata, de uma forma sintética, a vida do padre Fontes.  No documentário podemos ver algumas filmagens do filme "Terra de Abril" (1977) de Philippe Costantini e Anna Glogowski; filmagens de um outro documentário, intitulado "Sapos e Bruxas", e outras do arquivo pessoal do padre Fontes.

TEM A PALAVRA

David Teixeira | Vice-presidente da Câmara de Montalegre
«O Ecomuseu tem desejado fazer algo especial que toque o padre Fontes. Todos os trabalhos que possamos fazer sobre esta personalidade barrosã serão sempre poucos em relação ao valor que aportou a este concelho. Nesta trigésima terceira edição, vale a pena redirecioná-lo para dentro e para trás, no sentido de percebermos o caminho que foi feito e trazer a parte humana para o evento. Ficamos com o desafio de apresentar a sabedoria popular numa candidatura a Património Mundial da Unesco por sugestão do Luís Marques. Esperamos poder fazer esse reconhecimento nesse caminho».

Padre Fontes | Mentor
«É muito bom estar no XXXIII Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes. Acredito na vontade de muita gente e será mais uma edição que vai decorrer com toda a normalidade, com muitas apresentações e muita informação importante. Gostava de ver mais população da terra envolvida e a participar».

Vilar de Perdizes | 33.º Congresso de Medicina Popular - PROGRAMA

MEMÓRIA
2018. Congresso de Vilar de Perdizes (32)
2017. Congresso de Vilar de Perdizes (31)