Torneio de Chegas de Bois 2019 | Entrega de prémios

09 Outubro 2019

Decorreu numa unidade hoteleira da vila de Montalegre, a tradicional cerimónia de entrega de prémios do campeonato de chegas de bois de raça barrosã, evento organizado pela Associação Etnográfica "O Boi do Povo". O momento lembrou a memória do barrosão Fernando Moura, fundador da coletividade, precisamente no dia em que se assinalaram seis anos desde a sua partida.

TEM A PALAVRA

David Teixeira | Vice-presidente da Câmara de Montalegre
«Foi, também, uma boa forma de celebrar a memória de Fernando Moura. Fica a sugestão de que este convívio aconteça sempre neste dia. Falar em chegas de bois é recordar, sem dúvida, Fernando Moura com o seu museu, com a sua vida e com o relato das chegas de bois a que todos ouvíamos com grande interesse e carinho. Ele vivia para a preservação e divulgação da raça barrosã e das chegas de bois como ponto alto da nossa cultura. Foi mais um momento de reconhecimento desta iniciativa, dos participantes, dos vencedores e dos resistentes que fazem do seu dia-a-dia a razão de ser desta preservação de uma identidade. Neste encontro anual deves valorizar, também, o trabalho dos membros desta associação que, de forma gratuita, motivam os produtores. Durante muitos anos, a chega de bois foi a garantia de apuramento dos melhores exemplares. Era uma espécie de sacralização do animal porque toda a gente contribuía para a alimentação, para o apoio no momento da chega e até na tradição que havia de no dia anterior andar à volta da igreja para que todo o mal fosse esconjurado. São atos que fazem parte da nossa cultura em relação ao animal que garantia a riqueza e a continuidade da geração. É uma obrigação para município continuar a apoiar. Continuamos a dar sinais de valorização da raça e, por isso, duplicamos o apoio a cada nascimento, agora com 100 euros por cabeça. Queremos que os produtores tenham razões para continuar a guardar e alimentar estes animais num concelho onde existem os melhores exemplares».

Nuno Duarte | Presidente da Associação Etnográfica "O Boi do Povo"
«O balanço da edição deste ano é muito positivo. Tivemos grandes chegas e a final foi uma chega de luxo. Os animais é que mandam e nada está estabelecido. Isso é que é interessante nas chegas de bois. Aproveitamos para solicitar ao município a instalação de bancadas no campo de chegas do Senhor da Piedade. O público tem vindo a revindicar isso. A inclinação e a forma do terreno não permitem uma assistência nas melhores condições, sobretudo para quem tem mais idade. Gostávamos de poder melhorar isso para o conforto de quem assiste a esta tradição. Temos grandes expetativas para a próxima edição. Já vi algumas aquisições novas. São animais com um bom porte e com muita categoria para disputarem grandes chegas. Estão a investir bem e, por isso, vamos ter mais um bom torneio».

MONTALEGRE | Campeonato de Chegas de Bois de Raça Barrosã 2019 (RESULTADOS FINAIS)

torneio_chegas_de_bois_2019__entrega_de_premios___2_
torneio_chegas_de_bois_2019__entrega_de_premios___6_