Homenagem | João Calvão da Silva

12 Outubro 2019

A Associação Solveira VIVA, apoiada pelo município de Montalegre e pela junta de freguesia de Solveira, promoveu uma homenagem a João Calvão da Silva, um "filho da terra" recentemente desaparecido. Uma sessão, carregada de emoção, iniciada com uma missa solene, à qual se seguiu a inauguração de uma rua e um busto e, por fim, um almoço convívio que juntou centenas de amigos em volta desta figura proeminente barrosã. A cerimónia ficou também marcada pela entrega da Medalha de Mérito Municipal por parte do município a este saudoso barrosão.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Foi um barrosão ilustre. Um homem académico e professor com mérito reconhecido. Prestigiou a família, a terra e a academia a que pertencia. Foi um político que também deixa obra. Um homem que merece ser lembrado para sempre e foi esse contributo que a Câmara de Montalegre também quis dar».

João Nuno Calvão | Filho
«No final deste reconhecimento guardo um sentimento de profunda alegria e profunda comoção. Vim cá muitas vezes ao longo da vida do meu pai. Não compartilhei tanto como gostaria dos amigos e dos momentos da vinda à terra natal do meu pai. Assistir a uma homenagem de toda a aldeia, de todo o município e receber os abraços das pessoas que conheceram o meu pai é algo que nunca esquecerei. Estou muito grato a toda a organização e ao presidente do município que colocou de lado a parte política e mesmo não conhecendo o meu pai entendeu que devia homenageá-lo. Esse calor, numa terra fria, é algo que é inesquecível para mim. Ande eu por onde andar, nunca deixarei de ser um dos de Solveira».

Fernando Nogueira | Ex-presidente do Partido Social Democrata (PSD)
«O João Calvão da Silva foi um exemplo de dedicação à vida, à família, à sua comunidade, às instituições onde trabalhou. Era pessoa brilhante, jovial, alegre e um bom homem. Devem existir mais homenagens à vida. Hoje em dia valoriza-se muito pouco o percurso de vida das pessoas porque vivemos na tirania do efémero».

Fernando Queiroga | Presidente da Câmara de Boticas
«O município de Boticas também se associou a esta homenagem. Era um barrosão vizinho e uma pessoa com quem tinha muita afinidade e que ainda hoje mantenho com o seu filho. Foi um homem simples, mas com uma capacidade enorme. Um agradecimento às gentes de Solveira e ao município de Montalegre por este gesto merecido a um ilustre barrosão e transmontano».

Carlos Antunes | Presidente da Associação Solveira VIVA
«Estou muito orgulhoso por terem estado presentes nesta homenagem mais de 200 pessoas. Também estou orgulhoso pela qualidade dos intervenientes. Foi um momento intimista onde reunimos amigos e colegas do João Maria Calvão da Silva. Trouxemos a aldeia de Solveira connosco. Estou cansado, mas muito satisfeito».

JOÃO CALVÃO DA SILVA

João Calvão da Silva nasceu na aldeia de Solveira, concelho de Montalegre, em Fevereiro de 1952. Aos 12 anos bateu à porta do Mosteiro de Singeverga, em Santo Tirso, com o objetivo de seguir a via monástica. Quatro anos depois foi para Lamego, onde fez o liceu, no Colégio da Ordem Beneditina, ingressando a seguir na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, terminando a licenciatura em 1975. O professor catedrático da Faculdade de Direito cresceu entre a escola claustral do Mosteiro de Singeverga, o Colégio de Lamego e a Universidade de Coimbra. É, de resto, na cidade universitária que Calvão da Silva se encontra com o PSD. O também professor de Direito de Coimbra Carlos Mota Pinto, então vice-primeiro-ministro do governo de Bloco Central (PS-PSD), vai buscá-lo em 1983 para seu secretário de Estado Adjunto, cargo que ocupa até 1985. Calvão da Silva atravessa o cavaquismo como presidente da Comissão de Fiscalização da TAP e membro do Conselho Superior do Ministério Público, tendo também integrado o Conselho Superior da Magistratura, até 2009. Na década de 90 chega a deputado pelo PSD nas legislativas de 1995, integrando a Comissão de Assuntos Constitucionais até 1999. Com Passos Coelho na liderança do PSD, em 2010, o professor de Direito de Coimbra é convidado para vice-presidente do partido. «Por um imperativo ético» aceita o convite de Passos para ministro da Administração Interna do XX Governo Constitucional, cargo que ocupou entre 30 de Outubro e 26 de Novembro de 2015.

HOMENAGEM (Solveira - João Calvão da Silva) (1)
HOMENAGEM (Solveira - João Calvão da Silva) (29)
HOMENAGEM (Solveira - João Calvão da Silva) (52)
HOMENAGEM (Solveira - João Calvão da Silva) (26)