Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Arquivo Municipal pronto no Verão

13 Novembro 2019
Arquivo municipal  obras   9  1 1024 2500

Promete ser uma obra cultural de referência. Uma aposta que irá perpetuar a memória do concelho. Falamos do Arquivo Municipal que ficará instalado no já esventrado edifício de dois pisos da garagem municipal, situado na Avenida D. Nuno Álvares Pereira, anexo à biblioteca municipal. As obras, avaliadas em perto de um milhão de euros e iniciadas em setembro, estão concluídas no final do Verão. O presidente do município, Orlando Alves, quis saber do andamento dos trabalhos. Observou, gostou e garantiu que vamos ter «uma obra emblemática» que irá encher de «orgulho» todos os barrosões. Referir que a empreitada é financiada pelo Portugal 2020, através do PONorte, e pela União Europeia, através do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.


Com um prazo de execução de um ano e cofinanciada pelo programa comunitário Portugal 2020, a empreitada do futuro Arquivo Municipal de Montalegre pode ser dividida em duas partes. No Piso 0 (cerca de 600 m2), irá albergar área de depósito-arquivo, garagens e central térmica e no Piso 1 (cerca de 600 m2), terá área de foyer e gabinetes de trabalho e gestão; área de consulta e investigação com duas salas de leitura; Centro de Estudos de Barroso (repositório do espólio dos nossos escritores que se decidam e de que alguns, nomeadamente Barroso da Fonte, circunstancialmente anunciaram) e uma área de receção/encaminhamento comum ao Arquivo Municipal e Biblioteca Municipal. Os trabalhos têm um valor de adjudicação de 781.872,00 €, com financiamento comunitário de 664.591,20 €.

«MUITO SATISFEITO»

O presidente da Câmara de Montalegre foi ao local para apalpar o pulso ao ritmo da obra. Orlando Alves percorreu todo o perímetro onde estão a decorrer os trabalhos. Fez questões e no final não escondeu a satisfação pelo que viu: «as obras estão a correr bem. Estou muito satisfeito. Vejo que há um andamento bem orientado e há evolução continuada nos trabalhos. Pelo que me reporta o responsável pela fiscalização, os trabalhos estão a correr bem e é sinal de que vamos cumprir prazos».

QUALIDADE ARQUITETÓNICA

A recuperação do espaço no centro nevrálgico da vila é uma das muitas mais valias deste investimento. O autarca faz questão de sublinhar que a conclusão da obra «vai engalanar, dar carater e nobreza» não só ao espaço como encher de «orgulho» o ego dos barrosões «que vão, naturalmente, rever-se na magnitude da nova praça». Orlando Alves diz ainda que a qualidade arquitetónica e a forma como os trabalhos vão ser concluídos «vão desempenhar um papel fulcral na identidade cultural do concelho» na qual «a população vai gostar de se rever».

NORTE2020_FEDER

Arquivo Municipal (Obras) (11)
Arquivo Municipal (Obras) (15)
Arquivo Municipal (Obras) (17)
Arquivo Municipal (Obras) (14)
Arquivo Municipal (Obras) (19)
Arquivo Municipal (Obras) (16)
Arquivo Municipal (Obras) (18)
Arquivo Municipal (Obras) (20)
Arquivo Municipal (Obras) (1)
Arquivo Municipal (Obras) (22)
Arquivo Municipal (Obras) (2)
Arquivo Municipal (Obras) (24)
Arquivo Municipal (Obras) (4)
Arquivo Municipal (Obras) (23)
Arquivo Municipal (Obras) (6)
Arquivo Municipal (Obras) (21)
Arquivo Municipal (Obras) (3)
Arquivo Municipal (Obras) (27)
Arquivo Municipal (Obras) (7)
Arquivo Municipal (Obras) (25)
Arquivo Municipal (Obras) (5)
Arquivo Municipal (Obras) (26)
Arquivo Municipal (Obras) (9)
Arquivo Municipal (Obras) (28)
Arquivo Municipal (Obras) (8)
Arquivo Municipal (Obras) (12)
Arquivo Municipal (Obras) (10)