Arquivo Municipal pronto no Verão

13 Novembro 2019

Promete ser uma obra cultural de referência. Uma aposta que irá perpetuar a memória do concelho. Falamos do Arquivo Municipal que ficará instalado no já esventrado edifício de dois pisos da garagem municipal, situado na Avenida D. Nuno Álvares Pereira, anexo à biblioteca municipal. As obras, avaliadas em perto de um milhão de euros e iniciadas em setembro, estão concluídas no final do Verão. O presidente do município, Orlando Alves, quis saber do andamento dos trabalhos. Observou, gostou e garantiu que vamos ter «uma obra emblemática» que irá encher de «orgulho» todos os barrosões. Referir que a empreitada é financiada pelo Portugal 2020, através do PONorte, e pela União Europeia, através do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Com um prazo de execução de um ano e cofinanciada pelo programa comunitário Portugal 2020, a empreitada do futuro Arquivo Municipal de Montalegre pode ser dividida em duas partes. No Piso 0 (cerca de 600 m2), irá albergar área de depósito-arquivo, garagens e central térmica e no Piso 1 (cerca de 600 m2), terá área de foyer e gabinetes de trabalho e gestão; área de consulta e investigação com duas salas de leitura; Centro de Estudos de Barroso (repositório do espólio dos nossos escritores que se decidam e de que alguns, nomeadamente Barroso da Fonte, circunstancialmente anunciaram) e uma área de receção/encaminhamento comum ao Arquivo Municipal e Biblioteca Municipal. Os trabalhos têm um valor de adjudicação de 781.872,00 €, com financiamento comunitário de 664.591,20 €.

«MUITO SATISFEITO»

O presidente da Câmara de Montalegre foi ao local para apalpar o pulso ao ritmo da obra. Orlando Alves percorreu todo o perímetro onde estão a decorrer os trabalhos. Fez questões e no final não escondeu a satisfação pelo que viu: «as obras estão a correr bem. Estou muito satisfeito. Vejo que há um andamento bem orientado e há evolução continuada nos trabalhos. Pelo que me reporta o responsável pela fiscalização, os trabalhos estão a correr bem e é sinal de que vamos cumprir prazos».

QUALIDADE ARQUITETÓNICA

A recuperação do espaço no centro nevrálgico da vila é uma das muitas mais valias deste investimento. O autarca faz questão de sublinhar que a conclusão da obra «vai engalanar, dar carater e nobreza» não só ao espaço como encher de «orgulho» o ego dos barrosões «que vão, naturalmente, rever-se na magnitude da nova praça». Orlando Alves diz ainda que a qualidade arquitetónica e a forma como os trabalhos vão ser concluídos «vão desempenhar um papel fulcral na identidade cultural do concelho» na qual «a população vai gostar de se rever».

NORTE2020_FEDER

Arquivo Municipal (Obras) (11)
Arquivo Municipal (Obras) (15)
Arquivo Municipal (Obras) (17)