Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

29.ª Feira do Fumeiro | Inauguração

23 Janeiro 2020
Xxix feira do fumeiro  abertura   61  1 1024 2500

Está aberta mais uma edição da feira do fumeiro de Montalegre. Até domingo, há muito por onde correr o olhar. Um mundo de sabores que inquieta o mais exigente. A capital do Barroso está engalanada para receber milhares de amantes do bem comer. O dia inaugural foi apadrinhado pelo Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho.


Está inaugurada a 29.ª Feira do Fumeiro. Até domingo, Montalegre é local de culto para os amantes do bem comer. Quatro dias de degustação do melhor fumeiro do país. Um cardápio imperdível que homenageia o mundo rural.

60 TONELADAS DE FUMEIRO

São quase 100 produtores. Ao todo, vão estar à venda cerca de 60 toneladas de fumeiro. A somar a este número, estão outros produtos locais como pão, bolos, folares, mel, compotas e licores. Quatro dias onde a venda e degustação do fumeiro são pretexto para festa popular, showcookings, vários concertos e ainda momentos como o lançamento da nova identidade da Rede de Tabernas do Alto Tâmega. Para muitos apreciadores, mais do que um local de venda, a "rainha do fumeiro" é a celebração do modo de vida e do caráter do Barroso.

GOVERNO PRESENTE

Evento de excelência, a Feira do Fumeiro de Montalegre é atração para milhares de pessoas. Não estranha, ano após ano, a presença significativa de membros do Governo. Este ano, a inauguração esteve a cargo de Jorge Botelho, responsável pela pasta da Descentralização e da Administração Local. No dia seguinte, é a vez da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, marcar presença. Há ainda a confirmação, no dia posterior, de Isabel Ferreira, Secretária de Estado da Valorização do Interior.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Estamos a assistir a uma renovação dos produtores. Temos gente licenciada no certame. Gente que coloca as mãos na carne e sabe os temperos do sucesso. O tecido social está em renovação. As quantidades estão a crescer. Há sustentabilidade. Vamos continuar a fazer de Montalegre a montra do mundo rural porque é bom para a terra e é um aconchego espiritual para os estômagos».

Jorge Botelho | Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local
«Toda uma comunidade desta região do Barroso está a trabalhar num produto de altíssima qualidade. Hoje o mercado quer produtos autênticos e certificados. É importante para os padrões europeus. É um desafio enorme dá-los a conhecer nos circuitos turísticos dos mercados de valor acrescentado. É uma forma muito mais interessante e valiosa de escoar estes produtos fundamentais. Isso é, também, um incentivo a que mais empresários possam fazê-lo, sendo importantíssimo para a economia local e nacional».

David Teixeira | Vice-presidente da Câmara de Montalegre
«Penso que vai ser uma das melhores feiras. O trabalho de casa foi feito. A Associação dos Produtores de Fumeiro acompanhou, como era sua obrigação, toda esta produção. O município tem lançado a expetativa de sermos capazes de perpetuar o investimento da feira por mais dias. O presunto tem capacidade para catapultar Montalegre como maior destino de presunto fumado do país. É a isso que temos de nos agarrar. Estes produtores têm de ter a capacidade de se juntarem e criarem uma pequena indústria que consiga levar esta produção até ao mês de maio».

Boaventura Moura | Presidente da Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã
«Tenho a certeza que vai ser mais um grande sucesso. Há mais quantidade. No meu caso pessoal, enquanto produtor, no primeiro dia já esgotei completamente o produto, apesar de ter reforçado a produção. O mesmo acontecerá a outros. Será mais um grande certame».

Jorge Nunes | Vogal da Comissão Diretiva do Norte 2020
«É um certame com excelentes referências, quer sob o ponto de vista da economia, quer sob o ponto de vista das ligações das pessoas à terra, das perspetivas de manutenção das atividades tradicionais, da identidade e da cultura de um povo que tem que ser preservadas. Temos aqui pessoas que trazem atrás de si as tradições, o saber fazer e a qualidade que se vai afirmando nos mercados, dentro e fora da região.

António Ponte | Diretor Regional de Cultura do Norte
«A cultura é composta por um conjunto de manifestações que identificam as comunidades. A gastronomia, as suas expressões e este certame identificam esta comunidade do Barroso. Temos desde a gastronomia tradicional feita com uma nova forma de tratar e apresentar os produtos que pode conferir uma nova dinâmica ao território».

Fernando Queiroga | Presidente da Câmara de Boticas
«Estou presente por solidariedade e para demonstrar a união deste território, o Barroso, que é Património Agrícola Mundial. Dar os parabéns a esta organização pela tenacidade e energia que tem tido para lutar por este território. Desejo que a feira corra bem porque é sinal de que há economia e receita para estes produtores para que as pessoas continuem a viver neste território porque é um dos nossos grandes desafios».

Francisco Melo | Vice-presidente da Câmara de Chaves
«A nossa população sabe fazer muito bem estes produtos e nós temos muito orgulho nisso. Os certames que acontecem por esta altura na região são uma mais-valia e complementam-se. Que tenham todos muito sucesso».

João Noronha | Presidente da Câmara de Ribeira de Pena
«Os recursos endógenos de Montalegre têm uma evolução que projetou o concelho de Montalegre. Esta feira é uma mais-valia para os produtores porque veem o seu trabalho compensado. É muito importante que este trabalho seja reconhecido. São produtos genuínos e únicos».

Humberto Cerqueira | Vogal da Comissão Diretiva do NORTE 2020
«A Feira do Fumeiro de Montalegre tem uma elevada dimensão nacional. Tem uma grande visibilidade e milhares de visitantes. Encerra, também, uma componente social e cultural muito forte e marcante neste território. Está visível aqui tudo isso».

Pimenta Garcia | Presidente da Câmara de São Domingos (Cabo Verde)
«Gosto muito deste evento. Vejo muitas semelhanças com a minha região por ser essencialmente agrícola. Estamos a reforçar os laços de amizade muito forte e marcante nestas terras do Barroso».

MONTALEGRE - XXIX FEIRA DO FUMEIRO (23 a 26 janeiro) - CARTAZ

MONTALEGRE - XXIX FEIRA DO FUMEIRO (23 a 26 janeiro) - PROGRAMA

MONTALEGRE - XXIX FEIRA DO FUMEIRO (23 a 26 janeiro) - PREÇOS

MONTALEGRE | FEIRA DO FUMEIRO - HISTÓRIA

MEMÓRIA
2019. Feira do Fumeiro
2018. Feira do Fumeiro
2017. Feira do Fumeiro
2016. Feira do Fumeiro

MONTALEGRE | 29.ª FEIRA DO FUMEIRO - INAUGURAÇÃO


MONTALEGRE | FEIRA DO FUMEIRO | PROMOÇÃO


29.ª FEIRA DO FUMEIRO | PROMO - Tiago Aldeia (Ator)


XXIX Feira do Fumeiro (Abertura) (2)
XXIX Feira do Fumeiro (Abertura) (3)
XXIX Feira do Fumeiro (Abertura) (4)
XXIX Feira do Fumeiro (Abertura) (8)
XXIX Feira do Fumeiro (Abertura) (9)
XXIX Feira do Fumeiro (Abertura) (12)
XXIX Feira do Fumeiro (Abertura) (14)
XXIX Feira do Fumeiro (Abertura) (18)
XXIX Feira do Fumeiro (Abertura) (16)
XXIX Feira do Fumeiro (Abertura) (17)
XXIX Feira do Fumeiro (Abertura) (20)
XXIX Feira do Fumeiro (Abertura) (21)
XXIX Feira do Fumeiro (Abertura) (22)
XXIX Feira do Fumeiro (Abertura) (24)
XXIX Feira do Fumeiro (Abertura) (28)
XXIX Feira do Fumeiro (Abertura) (26)
XXIX Feira do Fumeiro (Abertura) (27)
XXIX Feira do Fumeiro (Abertura) (29)
XXIX Feira do Fumeiro (Abertura) (39)
XXIX Feira do Fumeiro (Abertura) (38)
XXIX Feira do Fumeiro (Abertura) (37)
XXIX Feira do Fumeiro (Abertura) (41)
XXIX Feira do Fumeiro (Abertura) (42)
XXIX Feira do Fumeiro (Abertura) (40)
XXIX Feira do Fumeiro (Abertura) (43)
XXIX Feira do Fumeiro (Abertura) (44)
XXIX Feira do Fumeiro (Abertura) (45)
XXIX Feira do Fumeiro (Abertura) (47)
XXIX Feira do Fumeiro (Abertura) (46)
XXIX Feira do Fumeiro (Abertura) (48)
XXIX Feira do Fumeiro (Abertura) (55)
XXIX Feira do Fumeiro (Abertura) (54)
XXIX Feira do Fumeiro (Abertura) (53)
XXIX Feira do Fumeiro (Abertura) (52)