'Olhares pela Maternidade' | Preparativos

26 Dezembro 2019

Destapamos um pouco do véu do projeto "Olhares pela Maternidade" que decorre no âmbito de uma parceria entre o Centro de Saúde de Montalegre e a autarquia. Com este trabalho em rede, procurou-se transmitir «uma visão holística e integrada da maternidade por Terras de Barroso». O projeto tem três grandes objetivos: o olhar pela demografia e natalidade, a promoção turística do concelho e a conceção de uma ferramenta de consulta sobre a vigilância da gravidez de baixo risco em cuidados de saúde primários. Mais pormenores serão anunciados brevemente.

Integrado nas incrementais atribuições municipais na área da saúde, procurou-se promover o concelho de Montalegre nos seus atrativos turísticos, envolvendo artistas e artesãos locais, recorrendo às mais belas telas: as grávidas e os recém-nascidos. Paralelamente, este é, ainda, um olhar para tendência estacionária da demografia e para a desertificação do interior que têm vindo a deixar pegadas em Montalegre. Junto ao Castelo de Montalegre, no Ecomuseu de Barroso, foi concretizado todo este projeto único e inovador a nível nacional, que será uma surpresa para os barrosões que o poderão ver no despertar de 2020.

TEM A PALAVRA

Fátima Fernandes | Vereadora da educação da Câmara de Montalegre
«Foi uma iniciativa que nos surpreendeu mas que apadrinhamos desde o primeiro momento. Pela novidade e por ser promovida pela doutora Sandra Alves que fez questão de se integrar na nossa comunidade, partilhar e entregar-se tão generosamente ao nosso território. Um agradecimento a todas as mães que aderiram ao convite. Ficam com uma recordação para a vida. É uma memória de família. A nossa artista residente, Amélia Santos, também está sempre muito disponível para colaborar e brindar-nos com obras tão importantes e singulares. Vamos deixar a surpresa a pairar porque o projeto não vai ficar por aqui. Tem um desenvolvimento futuro com outro momento de maior alegria».

Sandra Alves | Médica
«Esta iniciativa é o resultado de uma parceria entre o Centro de Saúde e o município de Montalegre. Sabemos que temos uma baixa natalidade no concelho e temos vindo a resistir à desertificação do Interior. É preciso olhar para o Interior com outros olhos e devemos fazê-lo de forma cultural. Queremos mimar as nossas grávidas. A aposta nos cuidados materno-infantis é fundamental e faz parte dos cuidados de saúde primários. Somos todos parceiros e trabalhamos para o mesmo. Estes momentos de felicidade também são culturais. Se o município nos continuar a dar a mão queremos continuar. Queremos que o calendário retrate os nove meses de gravidez e três meses de integração do recém-nascido na família».

Programa de incentivo à natalidade "Olhares pela Maternidade" - REQUERIMENTO

Programa de incentivo à natalidade "Olhares pela Maternidade" - REGULAMENTO