Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora

29 Janeiro 2020

O município de Montalegre está empenhado em atrair, apoiar e facilitar o micro e pequeno investimento, com origem nas comunidades portuguesas e luso-descendentes e, ainda, acompanhar projetos em curso ou, em perspetiva, estimular e orientar as iniciativas de internacionalização de empresas de base regional sediadas em Barroso. Nesse sentido, será assinado um protocolo, em data a designar, onde irá contar com a presença da Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes.

Para cumprir os objetivos, o Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE) de Montalegre será objeto de introdução de novas valências, estimulando a vocação para a abordagem empresarial e económica. Este Gabinete de Apoio ao Emigrante, designado de 2ª geração, atuará em estreita articulação com o Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID). Esta estrutura funciona em coordenação com a rede diplomática e consular, assumindo a qualidade de eixo funcional e interativo entre os agentes económicos e representativos do associativismo empresarial da Diáspora, o tecido empresarial nacional e as entidades e os organismos do Estado que, em função da matéria e tutelas, se integram neste ciclo de intervenção. No mesmo sentido, opera em rede com um número crescente de municípios nas vertentes do empreendedorismo e da promoção das potencialidades económicas locais e do desenvolvimento regional. A assinatura deste protocolo está agendada para o mês de fevereiro e contará com a presença da Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes.

Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID)