Inaugurada exposição 'Alma Mater' (Padre Fontes)

22 Fevereiro 2020

O Ecomuseu de Barroso assinalou os 80 anos do padre Fontes com a abertura da exposição permanente Alma Mater. Trata-se de uma visão biográfica que acompanha o trajeto de vida do mais importante e estimado barrosão do nosso tempo. O projeto tem como objetivo dar a conhecer a figura ímpar de António Lourenço Fontes. A vertente humana e religiosa, a veia jornalística e literária, bem como o seu trabalho antropológico e etnográfico entrecruza-se de forma subtil, desvendado um homem que é, essencialmente, um provocador e um agitador de consciências. A sessão teve a bênção do bispo da diocese, António Augusto Azevedo, e a participação de muitos barrosões que não perderam a ocasião para o parabenizar.

Alma Mater procura desconstruir a imagem esotérica, muitas vezes relacionada com o padre Fontes, revelando, no discurso expositivo, aspetos da sua vida até hoje praticamente desconhecidos e/ou desvalorizados pelo público em geral. Partindo deste pressuposto, a exposição pretende demonstrar a amplitude e, não raras vezes, a originalidade e o vanguardismo quer do seu pensamento, quer das suas ações. Com efeito, a natureza profética de muitas das suas ideias encontra, nos dias de hoje, uma ressonância inegável. Mais do que propor uma exposição ilustrativa, Alma Mater pretende transmitir às novas gerações de Barroso o valor intrínseco do seu território, uma espécie de contaminação identitária que perpetue o Amor, o Respeito e o sentido de Pertença pela cultura galaico-barrosã.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«É surpreendente que, em tão pouco tempo, se tenha trabalhado uma exposição com a categoria que esta expressa. Tudo foi trabalhado com os recursos do município e do Ecomuseu. Será uma exposição permanente. Conseguimos que o padre Fontes abrisse o coração e nos mostrasse alguns dos seus segredos. Foi um dia em que as honras foram para o homenageado. Estiveram presentes todos os que sempre conhecemos o padre Fontes como ele sempre foi e realmente é. Neste dia, também é um momento para tentarmos perceber o que significa o dito popular de "esta vida são dois dias". Há todo um percurso a fazer para salvaguardar todo o valor imaterial que importa salvaguardar. Ficaria muito grato e honrado que o padre Fontes ofertasse à comunidade o seu espólio. Será a única forma de preservar a memoria de um homem brilhante, simples, de alma grande. Tudo faremos para nunca o esquecer mas gostaríamos de tocar as suas coisas. O seu legado deve ser trabalhado, protegido e até incluído no Arquivo Municipal ou na Biblioteca Municipal. Espero, também, ser bem-sucedido no desafio que lancei à Presidência da República para a condecoração desta figura impar do Barroso. Aqui há paisagem mas, também, há pessoas e pessoas de muito valor».

Padre Fontes | Homenageado
«Foi tudo muito bonito e bem feito. Mas não foi só para mim, também é para ajudar a promover a região. Deram a conhecer aspetos não conhecidos da minha vida. A exposição mostra pormenores que ajudam a que Barroso seja uma região mais conhecida. É uma riqueza para a terra. O Ecomuseu está mais recheado. Pode perdurar e trazer efeitos positivos ao longo da história».

António Augusto Azevedo | Bispo de Vila Real
«Foi com um enorme gosto que estive presente na celebração do 80.º aniversário do padre Fontes. É uma figura incontornável desta região. É alguém muito especial e irreverente. Apresenta um longo historial e nunca esqueceu as suas origens demonstrando uma grande ligação ao seu concelho que traz sempre no coração».

EXPOSIÇÃO | "ALMA MATER" - INAUGURAÇÃO

Alma Mater (Padre Fontes - 80 Anos) (1)
Alma Mater (Padre Fontes - 80 Anos) (6)
Alma Mater (Padre Fontes - 80 Anos) (9)