Coronavírus (COVID-19) | Sessão de esclarecimento

06 Março 2020

Foi muito participada a sessão de esclarecimento acerca do COVID-19 promovida pelo município de Montalegre. O salão nobre dos Paços do Concelho rebentou pelas costuras para ouvir informações sobre o ponto de situação do Coronavírus (COVID-19) em Portugal. Sob esta matéria, foram relembradas as medidas de prevenção e higiene que devem ser tomadas durante a organização de eventos públicos. A sessão - aberta a toda a comunidade - teve foco nos funcionários da Câmara Municipal de Montalegre e responsáveis da área da restauração que colaboram na organização da "Sexta 13", evento que, poucos horas depois, foi anunciado o seu cancelamento.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Vivemos um período muito conturbado no que tem a ver com saúde pública, atividade económica, proteção e defesa dos cidadãos, tudo centrado no Covid-19, vulgarmente conhecido por Coronavírus. Esta circunstância e a proximidade da data do evento "Sexta 13" e o que este representa em termos de concentração populacional, e posterior propagação do vírus, entendemos que fazia todo o sentido auscultarmos a unidade de saúde local do ACES do Ato Tâmega e Barroso. Convidamos a população e os agentes económicos de Montalegre que, surpreendentemente, encheram o salão nobre dos Paços do Concelho. Felicito-os por isso. Foi uma jornada a falar do Coronavírus, de riscos e incidências negativas. Estava em causa a saúde pública e a contaminação dos nossos concidadãos».

Agostinho Moreira de Sousa | Médico ACES Alto Tâmega e Barroso
«Esta sessão insere-se num conjunto de atividades de promoção da saúde e prevenção da doença da unidade de saúde pública dedicadas ao tema do Coronavírus, Covid-19. De forma a informar a população sobre um conjunto de medidas que podem tomar no seu dia-a-dia no sentido de prevenir a evolução da doença, o que pode acontecer e a situação atual. Fazemos uma avaliação sobre o risco da evolução da doença segundo recomendações nacionais e internacionais. Há três conselhos importantes: lavar as mãos durante 20 segundos, proteger a boca sempre que precisamos de tossir ou espirrar com o apoio do braço e manter sempre mais de um metro de distância de pessoas doentes».

Oradores da Unidade de Saúde Pública do ACES Alto Tâmega e Barroso
- Agostinho Moreira de Sousa – Médico