Covid-19 | Aberto Centro de Diagnóstico

03 Abril 2020

Na qualidade de presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Tâmega, Orlando Alves, fala da abertura, em Chaves, do Centro de Diagnóstico à COVID-19, com a capacidade de realização diária de 50 exames (09h00 às 17h00). Um esforço conjunto dos seis municípios (Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar) que irão suportar os custos dos testes à população de risco ao mesmo tempo que oferecem mais de 500 equipamentos de proteção aos Centros de Saúde.

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Tâmega vai suportar os custos dos testes à população de risco da região e oferecer 530 equipamentos de proteção de individual aos profissionais dos Centros de Saúde. A explicação é dada pelo presidente Orlando Alves: «os municípios poderão entrar em ação, individualmente, para suportar os encargos decorrentes das despistagens de grupos de risco, por exemplo dos bombeiros, que venham a ser indicados pelos municípios e que não tenham prescrição médica».

CRIADO CENTRO DE DIAGNÓSTICO

Já de porta aberta, o Centro de Diagnóstico à covid-19, situado em Chaves, resulta de uma parceria entre os seis municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Tâmega e uma empresa de laboratórios privada: «este protocolo serve para atender a população do Alto Tâmega, sendo que esse laboratório trabalhará de forma articulada ou concertada com cada um dos Centros de Saúde que estão espalhados em cada um dos concelhos. O também presidente da Câmara de Montalegre esclarece que, além de poderem ser encaminhados para o centro de diagnóstico os casos suspeitos via Saúde 24, este também estará disponível para todos os cidadãos que não possuam receita médica e que sejam encaminhados pelos municípios: «cada município suportará os encargos recorrentes do respetivo teste e analise, a um preço que já está fixado em 100 euros por cada teste». Neste sentido, acrescentou o autarca, «fica à consideração de cada município selecionar a população que esteja na linha da frente e que seja oportuno fazer a despistagem». Orlando Alves fala que estamos perante mais uma medida de prevenção: «vamos tentar pôr-nos à frente do "animal", para que ele não faça muitos estragos nos nossos territórios».

PRESIDENTE | COVID-19 | ABERTO CENTRO DE DIAGNÓSTICO