Concelho | 7 Maravilhas da Cultura Popular - Nomeados

09 Maio 2020
Concelho de montalegre  7 maravilhas da cultura popular 2020    nomeados   oficial 1 1024 2500

O concelho de Montalegre tem oito trunfos nomeados às 7 Maravilhas da Cultura Popular: Auto da Paixão (Vilar de Perdizes - Categoria: Rituais e Costumes); Burel (Montalegre - Categoria: Artefactos); Carrejadas (Cabril - Categoria: Rituais e Costumes); Feira do Fumeiro (Montalegre - Categoria: Festas e Feiras); Noite das Bruxas (Montalegre - Categoria: Festas e Feiras); Ponte da Misarela (Sidrós - Categoria: Lendas e Mitos); São João da Fraga (Pitões das Júnias - Categoria: Procissões e Romarias) e Vezeira da Rês (Fafião - Categoria: Rituais e Costumes). Seis apostas são promovidas pelo município de Montalegre. O "Auto da Paixão" aparece sob a chancela da Associação de Defesa do Património de Vilar de Perdizes e as "Carrejadas" com o selo do Conselho Diretivo dos Baldios de Cabril. Uma forte aposta, sob vários ângulos, que promete reforçar a visibilidade de um território exuberante na beleza paisagística, portentoso no património cultural e turístico e sedutor em riqueza gastronómica.

O tema do concurso 7 Maravilhas de Portugal2020 é a Cultura Popular. Dentro do tema, as categorias a concurso são: artesanato, lendas e mitos, festas e feiras, músicas e danças, rituais e costumes, procissões e romarias, e artefactos.
Nesta 9.ª edição das Maravilhas de Portugal, os candidatos vão ser votados por cada um dos 18 distritos e das duas regiões autónomas, numa fase em que haverá sete candidatos por cada distrito e região autónoma. Em cada programa na RTP, num total de 20 programas a realizar nos meses de julho e agosto, será apurado um pré-finalista que passa às semifinais. Na fase seguinte haverá um programa de repescagem, no qual os 20 segundos classificados das eliminatórias distritais/regionais serão submetidos a uma nova votação, com o objetivo de eleger os oito patrimónios mais votados. Estes irão juntar-se aos outros 20 pré-finalistas já apurados. Os 28 pré-finalistas vão ser divididos por sorteio pelas duas semifinais e em cada uma delas vão ser apurados as sete candidaturas que tenham mais votos contabilizados. Na gala final, a decorrer no dia 5 de setembro, vão ser eleitas as 7 Maravilhas da Cultura Popular. Por último, refira-se que o concurso 7 Maravilhas é realizado desde 2007 e já teve como temas as Maravilhas Naturais (2010), a Gastronomia (2011), as Praias (2012), as Aldeias (2017), as Mesas (2018) e os Doces (2019).

CONCELHO -NOMEADOS | 7 Maravilhas da Cultura Popular

1. Auto da Paixão | Vilar de Perdizes - Categoria: Rituais e Costumes
2. Burel | Montalegre - Categoria: Artesanato
3. Carrejadas | Cabril - Categoria: Rituais e Costumes