'Sexta 13' | Promoção - Torres Novas

30 Agosto 2020

Chegou ao fim a participação do evento "Sexta 13" - Noite das Bruxas, único representante do distrito, no concurso nacional 7 Maravilhas da Cultura Popular. Uma aposta do município de Montalegre que envolveu toda a região do Alto Tâmega e Barroso. Em Torres Novas, nas meias-finais do concurso, apesar do apuramento para a final não ter sido obtido, a presença foi digna e serviu para reforçar a imagem da marca Montalegre em todo o Mundo. A autarquia aproveita para agradecer a todos aqueles que se associaram a este movimento de promoção do território.

Depois da vitória no distrito, em gala realizada na vila de Montalegre, a "Sexta 13 - Noite das Bruxas" assumiu confiança para as Meias-Finais. O programa, feito no município de Torres Novas, foi transmitido para todo o Mundo, em direto, na RTP 1, RTP Açores e RTP Internacional. De Montalegre viajaram três representantes: promotor da candidatura (vice-presidente, David Teixeira); Padrinho (Tiago Aldeia) e um elemento do figurante do património (Otelo Rodrigues).

TEM A PALAVRA

David Teixeira | Vice-presidente da Câmara de Montalegre
«É o dia de reconhecer o esforço de quem organizou, de forma exemplar, esta nossa participação. A todos aqueles que deram a cara e acreditaram. Estamos a falar de um evento que promove a região. A ideia é ancorar um projeto de desenvolvimento e de riqueza nos empresários. Uma palavra ao padre Fontes que foi o grande mentor. A partir do Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes soube dar esta grandeza à "Sexta 13". Também uma palavra ao Tiago Aldeia (padrinho) que passou a ser barrosão. O desafio é continuar a fazer mais e melhor. Uma palavra final aos nossos vizinhos, a toda a CIM do Alto Tâmega».

Tiago Aldeia | Padrinho - "Sexta 13"
«Não conseguimos o nosso objetivo que era a final, mas a "Sexta 13" vai continuar e vai continuar a melhorar e a ter mais pessoas. Fez-se aqui um excelente trabalho de promoção. A luta vai continuar e esperamos todos, com ansiedade, a próxima "Sexta 13"».

LISTA DOS PRÉ-FINALISTAS

Aveiro - ROMARIA DE SÃO PAIO DA TORREIRA - Murtosa
Braga - FILIGRANA DA PÓVOA DE LANHOSO - Póvoa de Lanhoso
Bragança - A ARTE DA SEDA DE FREIXO DE ESPADA À CINTA - Freixo de Espada à Cinta - FINALISTA
Bragança - FESTA DE CHAROLO DE OUTEIRO - Outeiro
Castelo Branco - FEIRA DE S. TIAGO - Covilhã - FINALISTA
Coimbra - FADO DE COIMBRA - Coimbra
Guarda - FESTA DA AMENDOEIRA EM FLOR E DOS PATRIMÓNIOS MUNDIAIS - Vila Nova de Foz Côa
Leiria - MUROS DE PEDRA SECA - Porto de Mós - FINALISTA
Porto - OS SANTEIROS DE SÃO MAMEDE DO CORONADO - Trofa - FINALISTA
Santarém - FESTA DA BÊNÇÃO DO GADO - Riachos - FINALISTA
Santarém - PICARETO - Mação
Viana do Castelo - ROMARIA DE S. BARTOLOMEU - Ponte da Barca - FINALISTA
Vila Real - SEXTA 13 - NOITE DAS BRUXAS - Montalegre - 760 207 748
Viseu - FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS - Lamego - FINALISTA

SEXTA 13 - NOITE DAS BRUXAS (Apelo ao Voto) 760 207 748 - Cartaz (Vertical)

SEXTA 13 - NOITE DAS BRUXAS (Apelo ao Voto) 760 207 748 - Cartaz (Horizontal)

SEXTA 13 - NOITE DAS BRUXAS (Montalegre) - História

7 MARAVILHAS

«Desde 2007 que divulgamos e comunicamos os valores positivos de uma Identidade Nacional forte. Através desta experiência sabemos que as pessoas gostam de participar ativamente nas votações. Querem fazer as suas escolhas através do voto -são causas nacionais reconhecidas, temas que as pessoas amam. A eleição das 7 Maravilhas permite a criação de roteiros turísticos que exploram o melhor que um país tem para oferecer, tanto para os turistas nacionais como para os internacionais. A primeira eleição decorreu em 2007 e catapultou o Património Histórico nacional para a ribalta global. Em 2009 foi eleito o Património de Origem Portuguesa no Mundo, que partiu de uma base única no mundo – património classificado como Património da Humanidade em 3 continentes distintos, América do Sul, África e Ásia. A partir de 2010 foram eleitas as Maravilhas Naturais, a Gastronomia, as Praias, as Aldeias, as Mesas e os Patrimónios, projetos que constituíram um grandioso sucesso, que levou ao conhecimento do público, lugares e a interioridade de Portugal, numa busca pelas origens e pela autenticidade, onde participaram centenas de milhares de portugueses. A distinção de ser uma das 7 Maravilhas é hoje um poderoso ícone de marketing e comunicação dentro e fora de Portugal. A eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular é a nona edição realizada desde 2007, com concursos que têm por tema os grandes valores da Identidade Nacional».

7 Maravilhas de Portugal (Património Histórico) | 2007
7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo (Património Histórico) | 2009
7 Maravilhas Naturais de Portugal | 2010
7 Maravilhas da Gastronomia | 2011