Dia Mundial da Alimentação

16 Outubro 2020

No Dia Mundial da Alimentação, o presidente da Câmara de Montalegre faz um conjunto de reflexões não só sobre a efeméride como também sobre o facto do território barrosão ser Património Agrícola Mundial. Uma distinção que acarreta orgulho e responsabilidade. Orlando Alves sublinha que o galardão «é uma vénia ao trabalho dos antepassados». O concelho, acrescenta o autarca, é sinónimo de riqueza patrimonial que obriga a todos a um constante respeito pela mãe natureza. Por curiosidade, referia-se que este ano a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) assinala 75 anos de existência.

Comemorado desde 1981, o Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, é alusivo à data de criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945. Este marco traz uma importante reflexão sobre a necessidade de uma alimentação saudável, acessível e de qualidade, chamada de "Segurança Alimentar e Nutricional". O objetivo desta comemoração é dar consciência e potenciar uma ação global para aqueles que sofrem com a fome e a necessidade de garantir a segurança alimentar e dietas nutritivas para todos. Segundo dados do relatório "O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo 2020" (State of Food Security and Nutrition - SOFI)", pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e por outros fundos, cerca de 750 milhões pessoas foram expostas a níveis graves de insegurança alimentar em 2019.

TEMÁTICA ANUAL

Desde a primeira comemoração, o Dia Mundial da Alimentação aborda temas diferentes a cada ano no intuito de potencializar, descentralizar investimentos e viabilizar o acesso de todos à alimentação saudável. Ao longo dos anos já foram abordados temas como "A comida vem primeiro", 1981; "Alimentação e meio ambiente", 1989; "A luta contra a fome e a desnutrição", 1996; "Lutar contra a fome para reduzir a pobreza", 2001; "Sistemas alimentares saudáveis", 2013; "Mudar o futuro da migração: investir em segurança alimentar e no desenvolvimento rural", 2017, e "Nossas ações são nosso futuro: um mundo #fomezero para 2030 é possível", 2018.
Este ano, o tema é "Cresça, alimente, sustente. Juntos", onde lança um apelo à solidariedade global, dentro do cenário de pandemia de Covid-19, para ajudar as pessoas mais vulneráveis a recuperar e tornar os sistemas alimentares mais sustentáveis, fortes e resilientes.

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO | 2020

Informações adicionais - AQUI