Presidente vai a Bruxelas falar do Património Agrícola Mundial

15 Abril 2024

A presidente da Câmara de Montalegre, Fátima Fernandes, vai a Bruxelas sensibilizar os eurodeputados portugueses para o Património Agrícola Mundial ao mesmo tempo que irá pedir uma majoração dos apoios concedidos ao Barroso para a valorização do território e das comunidades. A autarca acrescenta que também já foi solicitada uma audiência com o novo ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, a quem pretende pedir um «olhar atento» para a região.

Fátima Fernandes está determinada em levar o Património Agrícola Mundial à mesa de negociações da Comissão Europeia de modo a injetar-lhe outro protagonismo não só em Portugal como no resto da Europa. A edil esclarece: «queremos mais e, por isso mesmo, solicitámos uma reunião em Bruxelas para levarmos em mão este dossier do Património Agrícola Mundial». A ideia é «que se perceba que é preciso majorar ainda mais estes subsídios, porque temos, em primeiro lugar, que respeitar esta distinção que tanto nos honra e que é única no país», enfatiza a presidente da Câmara de Montalegre. O pedido de audiência foi dirigido aos eurodeputados que representam Portugal na União Europeia e a autarca reforçou que é preciso chamar a atenção para o Barroso, que se estende por Montalegre e Boticas e foi classificado como Património Agrícola Mundial há seis anos, e para a majoração desses subsídios específicos que foram criados para este território.

PRESIDENTE | ENTREVISTA - PORTO CANAL