Autarquia entrega 50 mil euros (exploração de pequenos ruminantes)

19 Outubro 2020

Na sequência do que vem sendo feito, a autarquia de Montalegre, em articulação com a Cooperativa Agrícola do Barroso (Coopbarroso), volta a incentivar a produção pecuária do concelho. Desta feita, foram atribuídos cerca de 50 mil euros à exploração de pequenos ruminantes. Foi ainda anunciado que o aparecimento de nova exploração recebe 4.000 euros. A cerimónia - informal devido à crise epidémica da covid-19 - foi feita esta manhã no interior do Pavilhão Multiusos.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Este subsídio aparece na linha de continuidade daquilo que temos vindo a fazer. Recordo que já distribuímos o apoio ao nascimento de espécies de raça autóctone barrosã; apoiamos a Cooperativa na produção de batata de semente e nas restantes atividades que promove e desenvolve ao longo do ano; temos um alto investimento na Feira do Fumeiro. É um apoio a uma atividade bonita, muito interessante, também muito cansativa e punitiva, sobretudo nos dias de Inverno. É uma atividade rentável que podia ser aproveitada pela generalidade dos residentes no concelho de Montalegre. Na área dos pequenos ruminantes, ninguém tem a nossa capacidade. Estamos convencidos que este é o caminho, isto é, apostarmos naquilo que nós somos. Somos agricultura de qualidade, pecuária de excelentíssima qualidade e somos floresta. Apostar nestes três vetores é reforçar a nossa identidade. Aproveito para felicitar os produtores pecuários que se dedicam a esta atividade. Expresso aqui o reconhecimento do município. Também uma palavra à Coopbarroso que tem feito um trabalho notável».

Nuno Sousa | Cooperativa Agrícola do Barroso (Coopbarroso) - Presidente
«O subsídio é fundamental para a sobrevivência destas explorações familiares. Foram distribuídos 50 mil euros para 42 explorações agrícolas de pequenos ruminantes. A ideia do subsídio é manter os efetivos. Foi dado um valor de 4.000 euros por exploração nova. Este ano houve em Cabril, Sabuzedo e em Montalegre. Mal esteja entregue o processo na Cooperativa, o dinheiro entra na conta dos agricultores».

PRESIDENTE | AUTARQUIA ENTREGA 50 MIL EUROS (EXPLORAÇÃO DE PEQUENOS RUMINANTES)

NUNO SOUSA | PRESIDENTE - COOPBARROSO

cmm_pequenos_ruminantes_2020___4_