Censos 2021 | Recrutamento

15 Fevereiro 2021

No próximo mês de abril, o Instituto Nacional de Estatística – INE vai realizar o XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação (CENSOS 2021). Os interessados em participar nesta mega operação nacional devem formalizar a respetiva candidatura até 15 de fevereiro, através do preenchimento online do formulário disponível em recrutamento.ine.pt. Para estar elegível a concurso, o candidato deve estar coletado nas Finanças e inscrito na Segurança Social como trabalhador independente (ou estar isento no caso da Segurança Social), não possuir dívidas às Finanças e à Segurança Social e mostrar disponibilidade para participar em sessão informativa referente à atividade a desenvolver. Excecionalmente, nos termos do DL 54/2019, de 18 de abril, podem candidatar-se os trabalhadores que exercem funções públicas, podendo acumular essas funções com o exercício de funções públicas remuneradas, os aposentados, reformados, reservistas fora da efetividade e equiparados. O contrato de prestação de serviços terá a duração de dois meses. Para mais informação sobre esta oportunidade de emprego aceda ao portal do INE.

Apesar da crise epidémica que atravessa o país, o Instituto Nacional de Estatística (INE) decidiu avançar com os Censos 2021, com maior uso de tecnologias e um plano de contingência, permitindo o recrutamento temporário de milhares de recenseadores. A equipa terá mais de 10 mil pessoas, menos de metade daquela que realizou a operação em 2011. Uma operação gigantesca que irá contabilizar todos os cidadãos e famílias residentes no território nacional, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação. A recolha de dados será feita preferencialmente através do autopreenchimento de questionários pela Internet.

FUNÇÕES
- Distribuir cartas com códigos para acesso a resposta por internet;
- Assegurar a totalidade das respostas;
- Prestar todos os esclarecimentos necessários às famílias sobre a resposta aos CENSOS;
- Recolher/confirmar a informação de edifício;
- Recolher e registar as respostas em alojamentos que não respondem pela internet;
- Proceder à validação da informação recolhida, de acordo com as orientações recebidas.

PERFIL
- Habilitações académicas ao nível do 12º Ano (preferencialmente);
- Competências ao nível da microinformática e da utilização de TIC;
- Smartphone [Android 5.0 ou IOS 12 ou superior] (com ecrã de 5 polegadas ou superior) com ligação à internet ou Tablet com ligação à internet;
- Capacidade para estabelecer contactos interpessoais, ser cordial, agradável, metódico/a e rigoroso/a;
- Conhecer bem a zona geográfica para a qual se candidata;
- Disponibilidade aos fins-de semana e durante a semana a tempo parcial;
- Disponibilidade de transporte próprio (preferencialmente).

REQUISITOS PARA CONTRATAÇÃO
(Efetuada em regime de prestação de serviços)
- Estar coletado/a nas Finanças como trabalhador/a independente ou a possibilidade de recorrer ao Ato Isolado;
- Estar inscrita/o na Segurança Social como Trabalhador/a Independente ou estar Isento/a;
- Não possuir dívidas às Finanças e à Segurança Social;
- Disponibilidade para participar em sessão informativa referente à atividade a desenvolver.

Excecionalmente nos termos do DL 54/2019 de 18 de abril podem candidatar-se:
- As/Os trabalhadoras/es que exercem funções públicas podendo acumular essas funções com o exercício de funções públicas remuneradas;
- As/Os aposentadas/os, reformadas/os, reservistas fora da efetividade e equiparados.

CONDIÇÕES
- Contrato de Prestação de Serviços com a duração de cerca de 2 meses (entre abril e junho de 2021);
- O pagamento pelos serviços prestados varia em função dos resultados apresentados (um recenseador com 600 alojamentos atribuídos e que termine o seu trabalho em 6 semanas receberá em média 1.500€).

CANDIDATURAS
As candidaturas são obrigatoriamente formalizadas, até 15-02-2021, através do preenchimento online do formulário disponível em recrutamento.ine.pt Serão pré-selecionadas/os e convocadas/os para entrevistas de seleção apenas as/os candidatas/os que melhor se enquadrem nos requisitos definidos, de acordo com as necessidades a que se candidatarem e a calendarização da seleção prevista (previsivelmente entre fevereiro e março de 2021).

CENSOS 2021 | Documento Informativo para Recrutamento de Recenseadores

Outras informações em: Instituto Nacional de Estatística