Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Horta Alegre | Agricultura biológica

06 Fevereiro 2021
Montalegre   cabazes hortalegre  4  1 1024 2500

No concelho de Montalegre há uma empresa de produção e distribuição de hortícolas e produtos biológicos. Chama-se Horta Alegre, com locais de produção em Salto (estufas) e Lama da Missa (ar livre e estufas). Para 2021 conta ter o apoio da população para escoar os produtos. Em troca, retribui com formações, workshops e ofertas surpresa. Nesse sentido, a empresa desafia os barrosões a consumir produtos biológicos a partir de um simples modelo: a cada cinco cabazes encomendados na zona de Montalegre através de uma pessoa, esta tem direito a um cabaz gratuito. Caso consiga mais pessoas, soma outras ofertas (cursos, descontos em produtos transformados, apoio técnico na sua horta, etc.). Este exemplo de empreendedorismo conta com o apoio do município de Montalegre.


A HortaAlegre é uma empresa de produção de produtos biológicos com sementes 100% portuguesas, constituída por jovens agricultores, produtores, distribuidores e marketeers dos 20 aos 30 anos, oriundos de vários pontos do país. Tem como objetivo promover uma alimentação saudável, nutritiva e sem qualquer químico adicionado. Os produtos «são de qualidade certificada biológica, cultivada com muito amor e dedicação nas nossas estufas». A empresa defende ainda: «na HortaAlegre fazemos a relação de três aspetos fundamentais do solo (físicos, químicos e biológicos), dando vida a triliões de organismos que reciclam nutrientes e sustentam a vida. Não só utilizamos tecnologia moderna e novos métodos, como também utilizamos técnicas ancestrais e consorciação de culturas, que permitem a otimização das nossas plantações sem prejudicar os ciclos naturais e ecossistemas». Neste sentido, «procuramos dinamizar, otimizar e "pensar diferente" em todas as áreas do projeto. Conectar-nos com pessoas alinhadas com os nossos valores e estilo de vida saudável e sustentável é o caminho. Desde a alimentação a toda a produção, métodos e relação com o público. Queremos mudar e reeducar o que colocamos no nosso prato, pois a nossa saúde provém daquilo que comemos».


TEM A PALAVRA

Mathieu Bonnefille | Horta Alegre
«Criámos a Hortalegre em 2018 com o objetivo de produzir hortícolas biológicas nesta zona reconhecida como Património Agrícola Mundial. Já temos uma boa rede de distribuição. O nosso cabaz é um dos ex-libris da nossa empresa. O cliente pode personalizá-lo diretamente no nosso website ou encomendar a sugestão da Hortalegre. Tencionamos chegar a mais pessoas do Barroso para que possam provar os nossos produtos. O objetivo desta parceria com o município de Montalegre é uma ajuda na divulgação de um projeto local e biológico. Em troca, vamos oferecer à autarquia, semanalmente, um cabaz, médio ou grande, consoante o volume de vendas no concelho».

David Teixeira | Vice-presidente da Câmara de Montalegre
«O município está presente e ajuda na divulgação de todas as formas de valorização do território e da nossa identidade. Temos dois projetos biológicos no concelho. A Hortalegre tem já dimensão, com capacidade para fazer a distribuição de produtos. Estamos a sentir que são áreas que também sentem constrangimentos com o fecho dos restaurantes e com o isolamento. Nesta senda, o município presta o apoio de divulgação para que a Hortalegre possa continuar a produzir com a mínima rentabilidade garantida para que este projeto tenha viabilidade. O cabaz demonstrativo dos produtos será encaminhado pela área social para famílias carenciadas e que possam degustar esses produtos. É uma boa forma de divulgar esta dimensão dos produtos biológicos cada vez mais procurados em todo o país».


CONTACTOS

[email protected]
+351 910 716 999
Rua do Castelo, n.º1, 5470-524 Parafita, Montalegre
Nota: entregas ao domicílio gratuitas (Segunda, Quarta e Sexta)

montalegre___cabazes_hortalegre__1_
montalegre___cabazes_hortalegre__2_
montalegre___cabazes_hortalegre__3_
montalegre___cabazes_hortalegre__5_
montalegre___cabazes_hortalegre__6_