Concelho | Combate à Vespa velutina 2021 (Asiática)

29 Abril 2021
Vosad  5  1 1024 2500

Com a identificação de apenas um ninho de Vespa velutina, durante o ano de 2020, o concelho de Montalegre consegue, em dois anos, uma redução de 97% de ninhos desta espécie invasora e predadora da abelha melífera. Lembramos que em 2018 foram identificados 40 ninhos e em 2019 não chegou à dezena (apenas nove). Para o ano corrente, já está implementada, em todas as localidades do concelho, a "Rede de Armadilhas de Combate Vespa velutina - 2021". Pode acompanhar todas as monitorizações, tal como no ano anterior, neste mapa interativo. Referir que estamos a falar de uma aposta da autarquia através do Gabinete Técnico Florestal (GTF), cujo Plano Municipal de Combate à Vespa velutina é liderado pelo técnico José Luís Tavares.

José Luís Tavares | Técnico - Plano Municipal de Combate à Vespa velutina
«A presença da Vespa velutina diminuiu consideravelmente em todo o território do concelho de Montalegre, confirmado com a reduzida ou nula predação sobre os apiários. Com isso, não só os apicultores ficam bastante contentes como todo o ecossistema do Alto Barroso fica mais rico. Estes excelentes resultados, que superaram as melhores expetativas iniciais, são fruto de um planeamento metódico e um trabalho persistente, encarado com seriedade pelo município de Montalegre. Para este ano já está no terreno, por todo o concelho, a "Rede de Armadilhas de Combate Vespa velutina - 2021", para que se possa dar continuidade ao trabalho que se iniciou há dois anos na captura das vespas fundadoras (futuras rainhas) procurando, desta forma, interromper precocemente o seu ciclo de vida. Um mapa interativo será novamente disponibilizado, com atualizações periódicas a cada monitorização, com os dados das capturas realizadas, para que qualquer pessoa possa acompanhar o desenvolvimento desta campanha. De felicitar o comportamento cívico que a população apresenta na receção e zelo das armadilhas».

2021. Até ao momento foram realizadas cinco monitorizações.

MEMÓRIA
2020. Combate à Vespa velutina (Asiática)
2019. Combate à Vespa velutina (Asiática)

MONTALEGRE - REDE DE ARMADILHAS DE COMBATE À VESPA VELUTINA 2021 (Monitorizações realizadas)