Campanha Floresta Segura 2021 | Ações no Concelho

02 Março 2021

Inicia hoje, no concelho de Montalegre, um conjunto de ações de sensibilização no âmbito da "Campanha Floresta Segura 2021". Uma iniciativa levada a cabo pelo Comando Territorial de Vila Real, através do Núcleo de Proteção Ambiental, com o apoio da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da Guarda Nacional Republicana (GNR). Os objetivos passam por aconselhar as populações acerca dos critérios de gestão de combustível junto das habitações e aglomerados populacionais, bem como as normas e procedimentos para a realização de queimas e queimadas.

Estas ações vão contribuir para a limpeza adequada das faixas de gestão combustível, evitando-se situações de risco em caso de incêndio bem como prevenir outro tipo de comportamentos que coloque em causa a defesa da floresta e a salvaguarda e proteção de pessoas e bens. Nesse sentido, informa-se a população que os militares da GNR vão percorrer o concelho de Montalegre, de 2 a 19 de março, para esclarecer os munícipes e também identificar áreas suscetíveis de intervenção.

LIMPEZA DE TERRENOS | ATÉ 15 MARÇO

Recorde-se que os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos confinantes a edificações têm até dia 15 de março para proceder à limpeza das suas propriedades, no âmbito do regime excecional das redes de faixas de gestão de combustível preconizado no Orçamento de Estado para 2021, sendo que o incumprimento da lei implica um processo de contraordenação, punível com multas que vão até 10.000 euros, no caso de pessoa singular, e até 120.000 euros, no caso de pessoas coletivas.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Gabinete Técnico Florestal
Eng. José Bento Caselas
Email[email protected] ou 276 510 200 (extensão 311)