Executivo reuniu com nova direção do INORDE

24 Março 2021

Decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho, uma reunião entre o executivo municipal e a nova direção do INORDE - Instituto para o Desenvolvimento Económico de Ourense, liderado por Emma González. O encontro contou, também, com elementos da Coopbarroso, com o fim de traçar novos projetos para reforçar a parceria com vista à comercialização e apoio na produção da batata de semente.

A Câmara Municipal de Montalegre e o INORDE reuniram nas instalações da autarquia onde, para além da informal apresentação do novo rosto que gere este organismo galego, serviu para a promoção de um projeto-piloto sobre a batata de semente de Montalegre. O encontro contou com as presenças do presidente da autarquia, Orlando Alves, do vice-presidente do município, David Teixeira e da delegação do INORDE composta pela gerente Emma González e pelo técnico do Centro de Desenvolvimento Agrário, Servando Alvarez. A reunião teve ainda a participação de elementos da Cooperativa Agrícola do Barroso (Coopbarroso).

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Não deixa de ser uma honra e uma surpresa muito grande. Estamos perante um instituto de desenvolvimento de grande dimensão como é o caso do INORDE que faz a gestão do sistema agropecuário em toda a Galiza e que apoia, no terreno, a produção no setor primário. Tem uma dimensão internacional. É muito positivo ver o interesse e a importância que dão à nossa batata de semente no sentido de desenvolver projetos. Deixo o desafio aos nossos produtores para que agarrem o desígnio da batata de semente de Montalegre. Suportamos os custos com as inspeções, damos apoio técnico e garantimos a venda. Só podemos ser grandes se quisermos e, para isso, não podemos cruzar os braços».

Emma González | INORDE - Gerente
«Mantemos uma parceria muito próximo na matéria de desenvolvimento agrícola. A nossa organização tem um centro especializado na investigação de determinadas culturas, nomeadamente na produção de batata. Queremos incentivar os produtores dos dois lados da fronteira. Temos, também, o turismo desportivo, onde também há uma enorme cooperação. Somos territórios do Interior, mantemos recursos muito similares e temos que continuar a cooperar. É totalmente justificada esta minha primeira visita oficial fora da província de Ourense».

montalegre___reniao_com_a_nova_direcao_do_inorde__5_
montalegre___reniao_com_a_nova_direcao_do_inorde__8_