Pedalar pela APSA em Montalegre | 13 julho

13 Julho 2021
Mapa apsa 2021 1 1024 2500

A iniciativa "Pedalar pela APSA" passa por Montalegre no próximo 13 de julho. Falamos de uma viagem solidária cujo fim é contribuir para a notoriedade da mesma e para a sensibilização do que é a Síndrome de Asperger. A organização, liderada por Filipe Gaivão, irá percorrer o país de norte a sul de bicicleta enquanto se organizam encontros e debates em diversos pontos da viagem.

Esta iniciativa pretende, para além da festa à passagem pelas principais vilas e cidades, respeitando as regras de segurança, juntar as pessoas em algumas delas para sessões de sensibilização sobre a Síndrome de Asperger, principalmente os pais e professores. A jornada em bicicleta inicia na Universidade do Minho e durante o percurso irá passar por Montalegre, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Faro e Setúbal antes de terminar em Lisboa após um percurso de 12 dias com uma extensão de 1.300 km.
A Síndrome de Asperger é uma perturbação neuro-comportamental de base genética. Pode ser definida como uma perturbação do desenvolvimento que se manifesta por alterações na iteração social, na comunicação e no comportamento. Embora seja uma disfunção com origem num funcionamento cerebral particular, não existe marcador biológico, pelo que o diagnóstico se baseia num conjunto de critérios comportamentais.

Filipe Gaivão | Organização - "Pedalar pela APSA"
«Depois de prevista para 2020 e ter sido adiada, em 2021 na companhia de alguns amigos irei "Pedalar pela APSA" (Sociedade Portuguesa de Síndrome de Asperger) percorrendo o país de norte a sul tentando levar às pessoas o conhecimento desta doença do espectro do autismo e que afeta tantas pessoas e que muitas vezes se deparam com o desconhecimento de como lidar com eles. Queremos ser muitos a pedalar por esta causa, modificar consciências e não deixar esquecer uma causa. Assim, agradecemos que também possam dar a conhecer esta iniciativa de modo que grupos locais de ciclistas se possam juntar a nós em uma, em parte ou em várias etapas».

ETAPAS

13 de julho - Braga - Montalegre
14 de julho - Montalegre - Vila Real
15 de julho - Vila Real - Viseu