Pedalar pela APSA em Montalegre

13 Julho 2021

Vinda de Braga, a iniciativa "Pedalar pela APSA" chegou a Montalegre tendo sido recebida pelo executivo municipal e pelo Clube de Ciclismo de Montalegre. Falamos de uma viagem solidária cujo fim é contribuir para a notoriedade da mesma e para a sensibilização do que é a Síndrome de Asperger. A organização, liderada por Filipe Gaivão, irá percorrer o país de norte a sul de bicicleta enquanto se organizam encontros e debates em diversos pontos da viagem.

Esta iniciativa pretende, para além da festa à passagem pelas principais vilas e cidades, respeitando as regras de segurança, juntar as pessoas em algumas delas para sessões de sensibilização sobre a Síndrome de Asperger, principalmente os pais e professores. A jornada em bicicleta inicia na Universidade do Minho e durante o percurso irá passar por Montalegre, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Faro e Setúbal antes de terminar em Lisboa após um percurso de 12 dias com uma extensão de 1.300 km.
A Síndrome de Asperger é uma perturbação neuro-comportamental de base genética. Pode ser definida como uma perturbação do desenvolvimento que se manifesta por alterações na iteração social, na comunicação e no comportamento. Embora seja uma disfunção com origem num funcionamento cerebral particular, não existe marcador biológico, pelo que o diagnóstico se baseia num conjunto de critérios comportamentais.

TEM A PALAVRA

David Teixeira | Vice-presidente da Câmara de Montalegre
«O município de Montalegre sempre mostrou disponibilidade para apoiar estas causas sociais. Queremos que estas mesmas causas tenham uma maior dimensão e sensibilização. Felizmente, no concelho esta doença (Síndrome de Asperger) não tem grande expressão. Contudo, isto não nos impede de motivar, por exemplo, o próprio Clube de Ciclismo de Montalegre em envolver-se nesta atividade. Acima de tudo, temos que deixar um reconhecimento a estes homens que chegam aqui com grande esforço físico, onde dão o seu tempo, para que a sensibilização seja uma realidade. É uma marca que ficará nesta caminhada».

Filipe Gaivão | Organização - "Pedalar pela APSA"
«Eu pedalo por causas humanitárias ou sociais. Foi-me proposto, por uma psicóloga, pedalar por esta causa. Foi fácil porque tenho dois sobrinhos com Síndrome de Asperger. É uma doença com diagnóstico muito difícil. Há crianças que são "abandonadas" pelos pais, em cantos de casa, num mundo virtual. Por causa disto, por vezes, passam a ter problemas mentais. É urgente divulgar esta causa e dizer que existe uma solução, ajuda e caminhos. Não é uma solução definitiva porque a doença não tem cura, mas há alternativas para as crianças serem incluídas na sociedade. Dizer que estamos perante uma doença que é a forma mais leve de autismo. Há dificuldade em comunicarem com os adultos. Dificuldade em fazer amigos. São sinais que revelam um comportamento diferente. Devem pedir ajuda. Começar pelo médico de família. Esta viagem vai ter 1.300 quilómetros. Vamos ao Algarve e depois até Lisboa, sede da associação e onde são coordenadas todas as ajudas a nível nacional».

Albino Rebelo | Clube de Ciclismo de Montalegre
«Estamos aqui através do convite feito pelo município de Montalegre. Ficamos logo recetivos. Gostamos de contribuir para este tipo de causas. São nobres. A nossa ideia era acompanhá-los nesta viagem, desde o limite do concelho de Vieira do Minho até Montalegre. Infelizmente, não foi possível».

ETAPAS

13 de julho - Braga - Montalegre
11h00 - Partida da Universidade do Minho
17h30 – Chegada à Câmara Municipal de Montalegre