CTT | Selos 'Património Agrícola Mundial' (Apresentação)

25 Junho 2021

Decorreu no auditório municipal de Montalegre a apresentação pública da emissão filatélica dos CTT sobre as regiões do Barroso, Património Agrícola Mundial. A tiragem é composta por dois selos com o valor facial de 0,68€ e 0,70€. A tiragem é de 100.000 exemplares cada. Há, ainda, um bloco filatélico com um selo no valor de 2,50€ distribuído em 35.000 exemplares cada.

CARATERÍSTICAS

O primeiro selo mostra uma vaca barrosã, um rebanho em sistema de vezeira e o sacudir da palha após a malha, enquanto o segundo selo exibe um espigueiro em Sirvozelo, no concelho de Montalegre, o sacudir da palha após a malha, e o forno do Povo de Tourém, em Montalegre. O bloco filatélico, por sua vez, revela uma fotografia de Alturas do Barroso, concelho de Boticas, e de Currais (Reigoso), aldeia do concelho de Montalegre.

TEM A PALAVRA

Orlando Fernandes Alves | Presidente da Câmara Municipal de Montalegre
«Através desta emissão filatélica, Portugal e o Mundo vão ter olhos para tão impactante ruralidade e perceber-se-á melhor os porquês da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) nos haver distinguido como a única região de Portugal considerada como Património Agrícola Mundial. A distinção da FAO, plasmada agora em inserção filatélica, é a melhor homenagem dos muitos que nesta causa se empenharam, podem prestar aos homens e mulheres que, através dos tempos, fizeram este exemplar casamento do barrosão com a Natureza, deixando em todos nós a responsabilidade de preservá-lo e dá-lo a conhecer como exemplo a ser replicado noutras paragens».

Raul Moreira | Diretor de Filatelia dos CTT
«Esta emissão trata-se de uma das mais conseguidas interpretações gráficas de valores postais e filatélicos deste ano, tendo sido possível dar a conhecer a Portugal e ao Mundo este património muito estimável e que urge preservar».

CTT | Selos - Património Agrícola Mundial

Selos CTT (Património Agrícola Mundial) (2)
Selos CTT (Património Agrícola Mundial) (1)
Selos CTT (Património Agrícola Mundial) (3)