Musgo | Estreia em Vila do Conde (Dia 20)

20 Julho 2021

Rodado maioritariamente no município de Montalegre, "Musgo", filme de Alexandra Guimarães e Gonçalo L. Almeida, integra a seleção oficial do 29.º Festival Internacional Curtas Vila do Conde, um dos mais importantes festivais de cinema em Portugal e de maior projeção internacional. Trata-se de uma docuficção inspirada no livro Etnografia Transmontana, de Padre Fontes, que explora expressões culturais e afetivas de herança pagã em Trás-os-Montes. Entre etnografia e fantasia, são exploradas tradições, geografias e rituais, desde o enigmático batismo na Misarela aos inquietantes rituais iniciáticos dos caretos. O filme é interpretado por vários residentes do município, desde crianças aos mais idosos e o próprio Padre Fontes, cujos escritos foram ponto de partida para este projeto, intervém no filme. A estreia acontece no próximo dia 20, pelas 16h30, no Teatro Municipal de Vila do Conde. O filme contou com o apoio da Câmara Municipal de Montalegre e do Ecomuseu de Barroso.

MUSGO (Filme) - Imagens (4)
MUSGO (Filme) - Imagens (1)
MUSGO (Filme) - Imagens (2)
MUSGO (Filme) - Imagens (5)