Projeto 'Fumeiro e Presunto de Montalegre'

30 Setembro 2021

Ao longo desta manhã, numa das salas do Pavilhão Multiusos de Montalegre, foi apresentado publicamente o projeto "Fumeiro e Presunto de Montalegre - Qualificar, Diferenciar e Posicionar” que junta cerca de 70 produtores e que dá continuidade a um primeiro projeto que deixou raízes importantes para os agentes da fileira. A ação, promovida pela Associação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã (APFTFB), contou com a presença do vice-presidente do município de Montalegre, David Teixeira. Dizer ainda que estamos perante um projeto, previsto até fevereiro de 2023, com um investimento a rondar os 250 mil euros.

O projeto junta a tradição à especialização e aos altos padrões de qualidade, incentivando os produtores a uma maior especialização técnica, qualificação e a uma aposta na comercialização e comunicação. O projeto divide-se em três ações centrais. Primeiro serão dinamizadas um conjunto de ações de capacitação individuais aos produtores que visam sensibilizar e qualificar os produtores para as vantagens e oportunidades da implementação da certificação IGP. A segunda ação tem como objetivo a valorização do fumeiro e presunto de Montalegre. Para efeito, serão realizadas ações de capacitação conjuntas para sensibilização e informação dos produtores. Fatores de produção animal e transformação, embalagem, acondicionamento e marketing do produto, tendências tecnológicas adaptáveis à produção tradicional de presunto e fumeiro, posicionamento dos produtos no mercado serão algum dos temas abordados, por forma a capacitar o tecido empresarial em várias temáticas determinantes para o sucesso da atividade. Prevêem-se, ainda, várias visitas técnicas a entidades e empresas de referência que permitirão aos produtores ver in loco um conjunto de boas práticas e tecnologias que os ajudem a melhorar e inovar nos seus processos e produtos.
A promoção e divulgação do fumeiro e presunto de Montalegre também não será descurada. Assim, na terceira ação estão previstas uma série de iniciativas para reforçar o posicionamento destes produtos de excelência no país, nomeadamente, a presença em feiras nacionais e um reforço na promoção digital. Outra das novidades é a campanha "Fumeiro e Presunto sobre Rodas" que irá decorrer nos locais turísticos e emblemáticos da cidade do Porto, com o objetivo de dar a conhecer a singularidade dos produtos e do seu processo de fabrico tradicional junto de potenciais consumidores urbanos.

PROJETO CONTINUADOR

Este projeto dá continuidade ao "Fumeiro de Montalegre – Cooperar para Competir e Desenvolver" que decorreu entre fevereiro de 2017 e julho de 2019 onde, recorde-se, teve como grandes pilares a capacitação e a promoção. Neste âmbito, os agentes do fumeiro de Montalegre receberam apoio relativamente à adoção de boas práticas através da capacitação e dinamização da fileira. Foi elaborado um plano estratégico que resultou da auscultação e caraterização da fileira; foram realizados vários encontros, visitas de estudo e ações de capacitação e criado um manual de boas práticas. Paralelamente, foi promovida a marca "Fumeiro de Montalegre" que procurou destacar a singularidade e autenticidade destes produtos. Este novo projeto vai prolongar-se até fevereiro de 2023 e tem um investimento previsto a rondar os 245 mil euros.

TEM A PALAVRA

David Teixeira | Vice-presidente da Câmara de Montalegre
«Estamos perante um projeto que vem acrescentar uma marca e uma denominação de origem protegida que abre o caminho para que se possa valorizar, economicamente, o produto e trazer uma maior rentabilidade aos produtores. Dá, também, uma maior confiança técnica aos consumidores. É importante que as gerações mais novas vejam neste produto local uma oportunidade de desenvolver novas empresas. O fumeiro e a transformação agroalimentar ainda têm espaço para mais criatividade. Recordo que já existiu uma candidatura de meio milhão de euros, feita pelo município e pela Associação de Produtores de Fumeiro, para que todos os produtores, durante um período de tempo, fossem acompanhados, fossem feitas análises aos produtos no sentido de haver um rastreio total daquilo que é gordura, quantidade de sal e outros ingredientes que influenciam a imagem e qualidade final do produto. Acreditamos que em janeiro iremos ter a feira física. Feira do Fumeiro irá haver sem dúvida nenhuma. Os moldes ainda é cedo para serem definidos.»

Boaventura Moura | Presidente da Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã
«Se formos sinceros, a pandemia mexeu com a Feira do Fumeiro. E mexeu no sentido positivo porque apareceu a plataforma digital que possibilitou outras vendas. Vendemos praticamente para todo o Mundo. Daqui para a frente, nunca mais será igual. Vai sempre ser melhor. Vamos fazer as matanças dos suínos mais intercaladamente. Vamos começar mais cedo e acabar mais tarde, no sentido de haver fumeiro para a feira física e para as vendas online. O ano passado vendia-se mais, caso tivéssemos feito mais fumeiro. Com este projeto, queremos obter a certificação do presunto a partir das raças autóctones. Têm que ser porcos que tenham aptidão para presunto e para enchidos. Não podem ser abatidos com menos de oito meses de idade.»

Projeto "Fumeiro e Presunto de Montalegre" (APRESENTAÇÃO)

Projeto "Fumeiro e Presunto de Montalegre" (FOLHETO)

DAVID TEIXEIRA | PROJETO - "FUMEIRO E PRESUNTO DE MONTALEGRE

Projeto (Fumeiro e Presunto de Montalegre - setembro 2021) (03)