Vilar de Perdizes | Rota dos Lagares Rupestres

13 Novembro 2021

Tendo o município de Montalegre como entidade promotora, foi inaugurada, em Vilar de Perdizes, a "Rota dos Lagares Rupestres". Estamos perante uma Pequena Rota Circular - constituída por cerca de 40 lagares sinalizados e identificados em menos de dois quilómetros quadrados - com alguns desvios que permitem a visita a lagares escavados na rocha entre outros pontos de interesse. Tem início e término junto à capela de Santa Marinha e desenvolve-se ao longo de cerca de 5,5 km por caminhos agrícolas, por vezes ladeados por muros de "pedra seca" e com a montanha como paisagem de fundo. Esta ação contou com a presença do presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves.

LAGARES RUPESTRES

Em Vilar de Perdizes encontra-se um considerável número de lagares escavados na rocha, conferindo a esta freguesia uma caraterística peculiar que a diferencia do restante concelho. Para a plantação de vinha e a produção do vinho é necessário reunir algumas particularidades, sendo o tipo de solo uma das mais importantes, a par das condições climáticas. Mas não são apenas os vestígios de lagares que documentam a produção de vinho neste pedaço do concelho. Merece igualmente destaque a existência de um podão (instrumento em forma de faca semicircular) gravado num afloramento da calçada de Santa Marinha, que representa a faca de vindima que o vindimador usava para auxiliar no corte dos cachos, a falcata vineatica. Embora o cultivo da vinha e a produção de vinho tenham tido um papel marcante nesta zona geográfica, o que dela resta são apenas resquícios vivos de memórias.
Estes lagares são estruturas constituídas por uma área de pisa da uva pelo pé humano, ou calcatorium, onde se forma o mosto proveniente da uva que escorre através de uma bica ou orifício, sendo recolhido por vasilhame ou depositado na lagareta ou lacus, quando existente. A lagareta é localizada a uma cota inferior e no caso de ser escavada no afloramento é comum existir uma concavidade para escoamento total da mesma. O lagar escavado na rocha distingue-se perfeitamente dos lagares tradicionais das nossas adegas, são estruturas com particularidades únicas, e o que normalmente as diferencia é a sua pouca profundidade e ligeira inclinação.
Nas laterais do calcatorium encontram-se as stipite, cavidades de formato variável, (quadrangular, retangular ou mesmo circular), as quais se destinavam à colocação da prensa, em madeira. Os elementos de prensagem do vinho, construídos geralmente em madeira, são encaixados no afloramento, já talhado para o efeito, e posteriormente arrumados para a reutilização no ano seguinte.

FICHA TÉCNICA

Nome do percurso: Rota dos Lagares Rupestres
Localização: Concelho de Montalegre
Freguesia: Vilar de Perdizes
Tipo de percurso: Circular
Âmbito do percurso: Paisagístico e Cultural
Ponto de Partida e Chegada: Capela de Santa Marinha
Distância do percurso: 5,5 km
Duração aproximada: 2 horas
Grau de dificuldade: Baixo
Fonte: Carta Militar de Portugal, folha n.º 20 1/25000, IGeoE, 1997
O PR10 MTR é um percurso pedestre de pequena rota, marcado nos dois sentidos segundo as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente - Câmara Municipal de Montalegre
«É uma terra que se afirma pelo saber. Aproveita o leque variadíssimo de tradições e mística que possui. Assistimos à observação de vários lagares rupestres. Tudo aliado à produção vinícola que existiu e ao património rupestre que já vem desde o período da romanização. Vilar de Perdizes é uma terra riquíssima em património e que beneficiou pelo facto de ter aqui um homem de elevada estatura cultural como é o padre Fontes. É uma figura ímpar que divulgou a terra pelo país fora e pelo Mundo fora. Com este mapeamento dos lagares, o concelho fica mais rico.»

Umbelina Moura | Presidente - Associação de Defesa do Património de Vilar de Perdizes
«Estamos numa zona riquíssima de Vilar de Perdizes em matéria de património. Temos ainda alguns lagares que não estão limpos, identificados e sinalizados. A Associação de Defesa do Património de Vilar de Perdizes quer continuar este trabalho dado que temos aqui uma riqueza incalculável. Dizer que todos estes lagares são particulares. Para já, estão identificados 40, mas acreditamos que há muito mais. Queremos que as pessoas os visitem porque todos são diferentes apesar da função ser a mesma.»

Carla Cascais | Arqueóloga
«Estamos perante uma rota com cinco quilómetros e meio. Ao longo do percurso vamos encontrar cerca de 40 lagares rupestres identificados, situados em menos de dois quilómetros quadrados. Os lagares são de diferentes tipologias. Alguns são totalmente escavados na rocha, outros foram readaptados em fase posterior. É uma rota onde podem ser observados alguns resquícios de vinha e outras estruturas que podem estar associadas aos lagares. Junto ao caminho de Santa Marinha, existe uma gravura rupestre bastante interessante que, a meu ver, poderá estar associada à cultura da vinha, à poda e a estes lagares. É uma faca de vindima que era usada para fazer a poda.»

VILAR DE PERDIZES | ROTA DOS LAGARES RUPESTRES - RTP

vilar_de_perdizes__rota_dos_lagares_rupestres___2_