Natureza | Sapadores Florestais da Venda Nova

16 Janeiro 2022

Está criada a nona equipa de sapadores florestais do concelho de Montalegre. Desta feita, aconteceu na União das Freguesias da Venda Nova e Pondras (47/118) que irá abraçar um consórcio que junta, também, as freguesias de Covelo do Gerês, Ferral e Reigoso. São mais cinco postos de trabalho. Ao todo, o ICNF comparticipa 60% (45 mil euros). Os restantes 40% são repartidos pelas quatro freguesias (6 mil euros cada).

TEM A PALAVRA

David Teixeira | Vice-presidente da Câmara de Montalegre
«É essencial que estas equipas de sapadores florestais apareçam. Somos um concelho com mais de 800km2, com uma extensa área florestal, daí ser importante que estas equipas sejam responsáveis, nesta vertente, pelo que se passa no nosso território. São mais cinco postos de trabalho no nosso concelho, ancorados em quatro juntas de freguesia. Queria dar o meu reconhecimento a estes quatro presidentes de junta, pela coragem e capacidade de unir esforços para que estes projetos sejam viáveis e possam reverter a favor da comunidade. Uma palavra, também, para o nosso GTF e ICNF porque estão sempre disponíveis para dar a retaguarda a estas equipas. Já temos várias equipas no concelho que interagem e planeiam a organização da nossa paisagem durante todo o ano. Quanto mais equipas houver, menos incêndios teremos.»

Eduardo Carvalho | ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas)
«Estamos perante uma jornada importante a vários níveis. A nível social porque passamos a ter mais cinco postos de trabalho e a nível da proteção da floresta. Quero destacar o empenhamento do município de Montalegre para que isto acontecesse, bem como das outras entidades envolvidas. O concelho passa a ter nove equipas de sapadores, mais duas CNAF (Corpo Nacional de Agentes Florestais). Face ao grande volume de incêndios que, por norma, é registado no concelho, houve esta necessidade de criarmos esta equipa numa zona que estava um pouco desprotegida. Vamos ter a floresta mais bem cuidada. O ICNF tem feito um grande esforço financeiro. Não só aqui como em todo o Alto Tâmega onde já existem 37 equipas florestais.»

António Reis | U. F. de Venda Nova e Pondras - Presidente
«Como é a primeira vez que estamos envolvidos neste tipo de projeto, estamos um pouco apreensivos. No entanto, espero que as coisas corram pelo melhor. Passamos a ter cinco postos de trabalho. Estou certo que nos irão dar uma grande ajuda. As aldeias vão ficar muito melhor servidas.»

Alberto Dias | Covelo do Gerês - Presidente
«Esta equipa é muito importante. Eram serviços que tínhamos que contratar a alguém. Temos sempre necessidades de limpeza na nossa floresta. Para além disso criamos cinco postos de trabalho. É muito bom».

Aníbal Ferreira | Ferral - Presidente
«Para mim esta união tem um grande simbolismo. É muito importante que, num território tão disperso e com índices demográficos tão baixos, possamos estar unidos para defender o nosso património. A floresta é um bem essencial e é nosso dever salvaguardá-la. Estas equipas são essenciais para a conservação e manutenção dos espaços florestais. Diariamente temos que estar atentos a zonas com necessidade de serem desmatadas e elaborar faixas de segurança. Desta forma apostamos na prevenção».

Adriano Costa | Reigoso - Presidente
«É sempre bom. Há sempre muitos trabalhos de limpeza da floresta e dos caminhos públicos da aldeia. Até ao momento contratávamos à equipa de sapadores de Salto. Agora vai ser melhor. Em conjunto é mais fácil».

CONCELHO | EQUIPAS DE SAPADORES FLORESTAIS (9)

- Cabril
- Covelães