XXXI Feira do Fumeiro inaugurada

20 Janeiro 2022

Depois de um ano confinada - a ver a luz do dia em formato online - a "rainha do fumeiro" está de novo na rua. Formosa e galante embora amputada pela animação. Os produtores sorriem e agradecem. Voltam a fazer contas com a calculadora por perto. São os protagonistas da mais bela história económica, gastronómica e turística que alguma vez foi contada na capital do Barroso. Até domingo, há mesa farta garantida. Os 31 anos do maior certame do concelho de Montalegre podem ser vistos até domingo. Estão todos convidados para apagar as velas e brindar à rainha.

Está "cortada a fita" a mais uma edição da Feira do Fumeiro de Montalegre. Até domingo há muito para ver e saborear em torno dos aromas da "rainha do fumeiro", o cartaz de maior visibilidade no município de Montalegre. Apesar do contexto pandémico, o evento continua a primar pela inovação. A organização estruturou a oferta e foi intransigente em matéria de segurança. Na cerimónia de abertura - feita no auditório municipal - o presidente da autarquia, Orlando Alves, agradeceu o empenho dos produtores ao mesmo tempo que destacou o «sentimento de responsabilidade» em avançar para o formato presencial. O autarca faz fé que tudo vai «correr bem», invocando o auge da pandemia onde o concelho foi «pioneiro» em muitas medidas que adotou.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«É um sentimento de responsabilidade por sabermos enveredar por este formato para venda de fumeiro presencialmente. Temos que perceber os sinais que a comunidade nos dá. Tentamos superar constrangimentos e reunimos várias vezes para trabalhar este conceito de realização com a Direção Geral de Saúde (DGS). Temos que ser coerentes e fazer cumprir as normas. Durante a pandemia fomos pioneiros em muitas coisas e estivemos ao lado da nossa população. Voltamos a estar ao lado de quem quer continuar a trabalhar e a dinamizar o território de forma a fazerem algum encaixe financeiro. Não tenho dúvidas que vai correr bem. Mais uma vez Montalegre e os seus autarcas souberam estar ao nível do que as circunstâncias quotidianas nos exigem.»

António Cunha | Presidente da Comissão de Coordenação Regional do Norte (CCDR-N)
«Tendo em conta que ainda estamos numa fase especial é algo muito positivo. Desde logo pela determinação que os produtores e a organização tiveram para garantir esta organização. Há uma evolução no embalamento e cuidado na produção. Isto só pode contribuir para ainda engrandecer e prestigiar a imagem de qualidade que a marca Montalegre tem.»

Carla Alves | Diretora Regional da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN)
«Montalegre está de parabéns! Fizeram muito bem esta retoma com as devidas regras. A organização tem todo o cuidado no cumprimento dessas regras. Tal como o centro comercial também funciona, porque não a realização deste certame? Toda a gente cumpre as regras. O município está a ajudar a região e o concelho. Estão reunidas as condições para que tudo aconteça da melhor forma. É de enaltecer esta iniciativa da Câmara de Montalegre.»

Boaventura Moura | Presidente da Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã
«Para nós é uma vitória esta realização. Produtores, organização e visitantes têm os devidos cuidados. Cuidamos uns dos outros. As expectativas são boas e há sempre alguma venda. É mais uma edição realizada. É a nossa Feira do Fumeiro!»

Lidy Alves | Miss Portuguesa 2021
«Para mim é um grande orgulho estar cá. Estou muito orgulhosa por ver que os produtores continuaram a lutar e quiseram estar cá para a realização da "Rainha do Fumeiro". O meu produto favorito é o presunto, mas todo o fumeiro é espetacular.»

Nuno Vaz | Presidente da Câmara de Chaves
«Toda a comunidade está ansiosa por poder regressar à convivência com normalidade. Este certame é o primeiro ensaio. Felicito a Câmara de Montalegre pelo trabalho desenvolvido e desejo que seja um sucesso nas várias vertentes. Esperamos que, no próximo ano, possamos voltar ao afeto e à animação que fazem parte da identidade destas feiras e que tanta falta nos fazem.»

MONTALEGRE | XXXI FEIRA DO FUMEIRO - PROGRAMA

MONTALEGRE | XXXI FEIRA DO FUMEIRO - PREÇOS