Feira do Fumeiro com produtos certificados IGP

24 Janeiro 2022

Foi uma das novidades da XXXI Feira do Fumeiro de Montalegre. Pela primeira vez, a "rainha do fumeiro" contou com produto certificado. Um trunfo de relevo para a valorização, preservação e proteção do Fumeiro de Montalegre, com a Identificação Geográfica Protegida - IGP a renascer. O trabalho desenvolvido é fruto do projeto "Fumeiro e Presunto de Montalegre – Qualificar, Diferenciar e Posicionar", promovido pela Associação dos Produtores de Fumeiro e Terra Fria Barrosã (APFTFB), em estreita colaboração com o município de Montalegre, com o apoio técnico da Ruris e sob o controlo e certificação da Kiwa Sativa, no âmbito do qual se desenvolveu com os produtores todo este processo de qualificação.

Ao todo são cinco produtos que passam a deter a chancela de excelência e que entram na rota da comercialização com a assinatura de produtores de Fumeiro de Montalegre. A saber: Alheira de Barroso-Montalegre IGP; Chouriça de Carne de Barroso-Montalegre IGP; Chouriço de Abóbora de Barroso-Montalegre IGP; Salpicão de Barroso-Montalegre IGP e Sangueira de Barroso-Montalegre IGP. O objetivo passa por continuar a sensibilizar os produtores para a importância da certificação, por forma a que o número de produtos certificados possa continuar a crescer. A chancela de qualidade IGP que estes produtos passam a exibir garante não só a origem da matéria-prima, os ingrediente e condimentos que são utilizados, mas também, o saber fazer tão caraterístico deste território.

PROCESSO REAVIVADO

Convém lembrar que há vários anos que os enchidos e o presunto de Montalegre detêm a Indicação Geográfica Protegida (IGP), apesar de não haver produtores a certificar. O processo foi, contudo, reavivado, quando em 2018 a Associação dos Produtores de Fumeiro e Terra Fria Barrosã (APFTFB) assumiu a gestão desta IGP, pela Secretaria de Estado do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.
Desta forma, o objetivo passa por continuar a qualificar, um dos eixos do projeto "Fumeiro e Presunto de Montalegre - Qualificar, Diferenciar e Posicionar" que dá seguimento ao projeto que decorreu entre 2017 e 2019, que teve como prioridade a capacitação dos agentes da fileira e a promoção dos produtos e do território.
Em nota de rodapé, referir que o projeto "Fumeiro e Presunto de Montalegre - Qualificar, Diferenciar e Posicionar" junta cerca de 70 produtores, está em execução até 2023 e decorre de uma candidatura aprovada ao Sistema de Incentivos às Ações Coletivas, cofinanciados pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Para além da capacitação e sensibilização para a qualificação aos produtores, o projeto prevê ainda um conjunto de ações de promoção para o posicionamento destes produtos de excelência no mercado nacional.

PRODUTOS CERTIFICADOS

Alheira de Barroso-Montalegre IGP