Padre Fontes lança dois livros no dia que festeja 82 anos

22 Fevereiro 2022

O conhecido padre Fontes lançou no Ecomuseu de Barroso mais dois livros - "Etnografia Transmontana Volume III" e "Memórias do Barroso" - que se juntam à sua vasta obra literária. Uma jornada marcada pelo seu aniversário (82 anos) e pelo anúncio do presidente da autarquia, Orlando Alves, ao referir que os CTT vão projetar um selo com a figura do pároco inserido na secção de "Vultos da nossa História, Arte e Ciência". Ficou ainda a saber-se que está para breve outra obra deste embaixador do concelho. Irá chamar-se "O diário do padre Fontes".

Montalegre (Padre Fontes) - Apresentação de livros - CONVITE

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Este é um momento de muitas celebrações. Celebrar a amizade, o aniversário, o amigo, o homem de cultura e também a entrada nesta "nova vida" pois tivemos que a interromper em consequência da pandemia. Há aqui uma espécie de conjugação astral. 82 anos é um marco importante na vida dele e também dos amigos que ele tem. Desejamos que tenha muita saúde e ter o conforto de ter os seus amigos. Uma das últimas coisas que aprendi com o padre Fontes é esta capacidade que tem para perceber e aceitar as limitações que a idade impõe. Assume-as e vive tudo isto com muita exaltação e fé.»

Padre Fontes | Autor
«Estou muito satisfeito. Não podia estar melhor. Estou rodeado de amigos. De longe e de perto. São dois livros que falam por mim e falam por nós todos. São memórias que já se perderam. Gostei muito de estar aqui. Um dia que também é de Bento da Cruz. Gostei muito do que aconteceu no auditório municipal. A Filandorra cantou-me os parabéns. Estou feliz da vida.»

António Batista Lopes | Âncora Editora
«Foi uma sessão com muito interesse. Temos muita honra de acompanhar o trabalho do padre Fontes. Há já algum tempo que o livro "Etnografia Transmontana - Volume III" estava publicado. No entanto, devido à pandemia, só agora foi possível a sua apresentação. Fez-se agora em conjunto com as "Memórias do Barroso", uma seleção de textos que o padre foi publicando no "Notícias de Barroso". Temos um compromisso já assumido em editar o "Diário do padre Fontes". Vamos ver se ainda este ano ou no próximo sai o primeiro volume.»

Adalberto Costa | Presidente do Clube UNESCO da Maia
«Estamos perante uma recolha do espólio que o padre Fontes foi publicando ao longo da vida. Apesar dos livros terem sido coligidos de modo diferente, o cariz é semelhante. A ideia foi separar os textos por temas, fazendo uma pequena introdução ou comentário a esses mesmos textos. No entanto, aquilo que escreveu não se resume a estes trabalhos. É muito mais abrangente. Isto é património do Barroso.»

Pedro Araújo | Ecomuseu de Barroso
«É uma sensação de dever cumprido. É uma etapa que agora termina. A apresentação do livro "Memórias do Barroso" vem na sequência da exposição Alma Mater de 2020. Agora o trabalho continua. Vamos continuar a trabalhar, com o padre Fontes, no resto do arquivo. Pessoalmente, é uma honra enorme trabalhar com ele todos os dias. Tem um espólio valiosíssimo. Esta exposição é um exemplo. O padre está sempre aberto a quem queira aprender. É só nos ouvirmos. Ele encaminha e leva-nos onde nós quisermos. O próximo passo é um projeto que passa pela publicação de parte das suas memórias de juventude. É um projeto que ainda está na editora mas que será apresentado brevemente. É um período de vida do padre muito rico (finais dos anos 60/princípios de 70) e, provavelmente, dos que mais moldou a sua personalidade.»

padre_fontes__82_anos___5_
padre_fontes__82_anos___3_