Obras | Requalificação da 'Casa do Capitão' (Salto)

28 Abril 2022

Reaberto por estes dias, o polo Ecomuseu de Barroso - Casa do Capitão foi alvo de um conjunto de obras que revitalizaram um espaço nobre da vila de Salto, concelho de Montalegre. A requalificação incidiu, entre outras vertentes, na envolvente opaca exterior/interior e envidraçada, de forma a melhorar o seu comportamento térmico; substituição integral dos sistemas de iluminação nos vários pisos e espaços com novas luminárias, integrando lâmpadas de Led´s e criação de um sistema de ventilação mecânica no Auditório para melhorar as condições de conforto higrométrico bem como reduzir o risco de condensações. A matriz de casa de lavoura tradicional foi mantida, sendo possível ao público descobrir o modo de vida barrosão através dos artefactos de uso quotidiano em exibição. A par do Museu, reabriram os serviços de Biblioteca e o Espaço Wi-Fi. A obra, avaliada em cerca de 200 mil euros, foi financiada pelo Portugal 2020, através do PONorte, e pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

NORTE2020_FEDER

ecomuseu__casa_do_capitao__novas_obras__1_